Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Trabalhadores do Serpro fazem o “Fevereiro da Virada”. Agora só faltam as regionais de SP, MG e PA darem sua resposta!

Já são cinco regionais que não autorizam a Fenadados a negociar: DF, BA, PR, SC e RS. O Estado do RJ não autorizou  a plenária da federação a consolidar a pauta de reivindicações do seu estado. Os trabalhadores do RJ, com certeza, não deliberaram por dar procuração para a Fenadados, esse tema nem sequer apareceu no edital da assembleia. Teremos assembleias também em escritórios. Procuração só com assembleia.

Esse resultado parcial mostra que os trabalhadores não aceitam mais as traições de sindicalistas chapa branca. A cada assembleia fica mais claro para todo o país que os trabalhadores estavam esperando o momento certo para dar o troco a esses anos de ataques da empresa aos seus direitos com a irrisória PPLR, a compensação da greve, a redução das FCTs, e por outro lado a postura de compadrio da direção da Fenadados, que nada fez para mudar esse quadro. Para completar o quadro, a federação se utiliza do Pacto Federativo para derrotar os trabalhadores.


Ainda faltam as assembleias nas regionais de SP, MG e PA, e também alguns escritórios, mas tudo indica que os trabalhadores continuarão dando sua resposta.

A ironia da história. Federação pode ficar em minoria


A ironia fica por conta do fato de que a federação poderá estar em minoria na representação nacional, pois até agora somente duas regionais deliberaram por repassar a procuração. Temos ainda que computar o resultado dos escritórios, mas em número de trabalhadores os fatos reforçam a nossa afirmação.

Frente Nacional dos trabalhadores (FNI) começa a se afirmar entre os trabalhadores

É o início da virada e a FNI é parte deste processo. Mas queremos que os trabalhadores façam parte dessa construção. Os trabalhadores de Brasília em assembleia também aprovaram estar no apoio das atividades da FNI.

Sindpd/RJ pode sofrer um dia de fúria se der procuração para a Fenadados sem debater com a categoria.


Um alerta à diretoria do Sindpd/RJ: não subestimem a capacidade de reação dos trabalhadores e respeitem a vontade da categoria, pois vocês são sabedores de que se colocassem na pauta a categoria não deixaria aprovar a procuração, isso já aconteceu há poucos anos atrás. Procuração só com assembleia.


Sindicatos, OLTs e FNI

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AJUDE A ESCOLHER A CARA DA FNI! Participe da enquete!

Colega,

dispomos aqui no blog TRÊS sugestões de logotipo para ser a cara da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática).

Para isso, queremos a tua opinião! Nos ajude a escolher qual logotipo representa a proposta da FNI, de ser uma organização feita pelos trabalhadores para defender os seus interesses; uma organização independente das empresas e do governo e livre dos desmandos da Fenadados!

Veja a seguir, as três sugestões de logotipo. Depois, deixe a tua opinião na ENQUETE ali ao lado, na coluna da direita, onde está a pergunta: "
Qual é o logotipo que é a cara da FNI?"
. A votação vai até o final de Fevereiro.


LOGO 01


LOGO_FNI_01




LOGO 02

LOGO_FNI_02





LOGO 03


LOGO_FNI_03



Nos ajude a construir a cara da FNI! Participe da enquete!

Assembleia no Serpro Curitiba diz “não” à procuração para a Fenadados

A assembleia dos trabalhadores do Serpro Curitiba aconteceu no dia 18/02 e contou com a presença de 150 colegas no auditório da empresa. Os trabalhadores estranharam tantas presenças: vários diretores do Sindpd/PR; Valmir, do Sindpd/CE; Andre Guedes, do Sindpd/RJ; Djalma, do Sindpd/DF; e o advogado da Fenadados, Sávio. Também estavam presentes diretores da CUT/PR.

O coordenador da assembleia e diretor do sindicato, Pierin, que abriu a assembleia, encaminhou a necessidade de deliberar como primeiro ponto o item 4 do edital que tratava dos poderes para a Fenadados representar e negociar pelos trabalhadores do Serpro do Paraná. Colocado em votação, mais de 95% dos trabalhadores presentes rejeitaram passar os poderes para a Fenadados. A votação foi tão expressiva que o pessoal aplaudiu de pé.

Vexame: Sindicato perde votação e se retira da assembleia

Para surpresa geral, o coordenador da assembleia, numa atitude de total desrespeito com os trabalhadores, falou que após aquela votação o sindicato se retiraria e foi o que aconteceu. Saíram todos em fila, sob o olhar indignado dos trabalhadores. Este é só mais um exemplo dramático e desesperado de até que ponto podem chegar as atitudes cegas dos apoiadores da Fenadados.

Trabalhadores sabem decidir seus rumos

Mas os trabalhadores não se intimidaram e, com o apoio da OLT, retomaram a assembleia, elegeram nova mesa para coordenar a assembleia e debateram, de forma democrática e com organização exemplar, toda a pauta prevista pelo edital divulgado na categoria.

Os trabalhadores decidiram por não ir à plenária da Fenadados e elegeram uma comissão de negociação para encaminhar a campanha salarial 2011 em conjunto com os estados/sindicatos que não aprovarem a procuração para a Fenadados. Também debateram e votaram as indicações para a pauta de reivindicações. O índice econômico aprovado, em torno de 16%, foi o mesmo já deliberado pelas assembleias dos trabalhadores do Serpro na BA, SC, RS e RJ. Os trabalhadores também rejeitaram o desconto da contribuição assistencial para o Sindpd/PR.

O Sindpd/RJ noticiou em todo o país e chegou a enviar ofício acusando o Sindppd/RS de intervenção por se fazer presente na assembleia dos trabalhadores do Serpro/RJ. O que nos diz agora o Sr. André Guedes, que além de se fazer presente, chegou a pedir a palavra na assembleia de Curitiba e só não falou porque os trabalhadores solicitaram que falasse somente no final? A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, participou da assembleia histórica dos trabalhadores do Serpro/PR.

Ninguém segura a vontade dos trabalhadores

Haverá assembleias em outros estados e temos certeza de que, se não houver manobras da Fenadados e de seus aliados nos sindicatos, e os trabalhadores puderem decidir livremente, haverá outros estados decidindo contra dar procurações e autorizações à federação.


Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática (FNI)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Redução de FCT/FCA: economia só no “andar de baixo”?

Coleg@s, para pensar:

As FCT antes do PGCS significavam 19% da folha. Em janeiro/2011 estavam em 11,7% da Folha. A empresa extra-oficialmente afirma que tem que ficar no valor de 9,5% por conta do DEST. Existe uma resolução GP – 011/2009 assinada pelo DP Mazoni em 01 de julho de 2009 (disponível para consulta no SINOR) onde a partir daquela data as FCT/FCA passariam a 9,5% da folha e até hoje nunca foi posto em prática.

Por outro lado, em 2010 as GFC cresceram em torno de 20%, chegando a quase 7% da folha.
Não encontramos qualquer limitação ou preocupação com a evolução dos gastos com as GFC.
Comparando: são 7% da folha para GFC de mais de 1100 chefes, contra 9,5% para cerca de 9800 do restante dos funcionários.

Onde se encontra a suposta determinação do DEST ou de qualquer órgão de controle para a redução do percentual de FCT/FCA da folha, que motivou a resolução citada?
Quando se substituiu o sistema de percentual sobre o salário base pela tabela de níveis, já nesse momento houve economia para a empresa e grande perda para os funcionários, que têm aumentado  ao longo dos anos.

Com o advento do APA, muitos colegas aderiram e saíram da empresa. E essas FCT? Como foram aproveitadas? Resposta: mais economia para a empresa.

Antes do PGCS,  a FCT também era usada para “melhorar” o salário dos concursados, que era baixo comparado ao do mercado. Era dado o percentual de 30% para todo novo funcionário, na tentativa de retê-los na empresa. Porém, após o PGCS, os novos concursados não têm recebido FCT, ou recebem um valor baixo. Em todos caso, fica claro que esse pagamento contínuo passou a compor o salário dos funcionários.

No Rio de Janeiro já tem sido praticada uma política de redução das FCT/FCA sem justificativa ou transparência. Há mais de 2 anos foram reduzidas as FCT/FCA mais altas, entre outras. E agora se fala de nova redução.

Foi comunicado no DERJO pelos chefes aos seus funcionários que haveria redução global das FCT/FCA para se adequar ao valor de 8,5% da folha, variando as motivações e informações de acordo com o setor.

Por que no DERJO o percentual definido foi de 8,5%, bem abaixo do teto mencionado na resolução?
Todos sabem que o sucesso de uma empresa está relacionado com o respeito e a motivação do corpo funcional, o que não tem ocorrido no SERPRO, pois apenas o “andar de baixo” fica com o ônus da economia.
* Texto retirado do blog da OLT Serpro/RJ

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RJ: Quando os trabalhadores querem, ninguém segura!

Divulgamos aqui o depoimento de uma colega do Serpro/RJ sobre a decisão dos trabalhadores, que em assembleia disseram não à Fenadados e partiram para a construção da campanha salarial alternativa.


A todos os meus amigos de luta !!!

Não estou cabendo em mim de tanta felicidade !!! Sempre acreditei que "não há bem que sempre dure e mal que nunca acabe" !!!

Os meus parabéns não são para a OLT, nem para os sindicatos companheiros, nem para a FNI. Os meus sinceros parabéns são para a base, que cansou de engolir calada tantas traições, trapaças e mentiras dessa Federação maldita e seus comparsas.

O nosso papel foi apenas de coadjuvante nesta derrota histórica que a base do Rio de Janeiro impôs ao SINDPD-RJ e à Federação !!! De nada adiantaria qualquer coisa que fizéssemos se a base não participasse como participou !!!

Pessoal, seria interessante que nós do Rio fizéssemos uma carta de agradecimento ao trabalhador bem bacana, levantando seu ego, sua auto-estima, fazendo nele despertar novamente a vontade de lutar e decidir os seus rumos. Esta carta deve demonstrar ao trabalhador a importância de sua participação, do seu poder de decisão sobre o seu destino. De que nada adianta o melhor sindicato se não existir uma base que participe, fiscalize, decida !!!

Aos colegas de outros estados, acho que seria interessante divulgar esse fato histórico nos seus blogs, sites e outros meios de comunicação, de forma a incentivar os demais estados a se organizarem nesse sentido de dar um basta nesta Federação maldita e seus sindvendidos. Que os demais estados portanto façam o mesmo !!!

Este acontecimento histórico deu a prova de que QUANDO A BASE QUER ... NINGUÉM SEGURA !!!

Parabéns a todos !!!

Abçs,
Mônica Bolsas da Rocha
OLT/SERPRO/RJ

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Trabalhadores do SERPRO/RJ dizem não à Fenadados

Os imediatistas venceram no início e se retiraram, os perseverantes venceram ao final da assembleia!!!

110208fotooltserprorj


Ocorreu no dia 07/02/2011, no SINDPD/RJ,  assembleia para tratar dos seguintes ítens :

1. Eleição de Delegados para a plenária nacional de campanha salarial
2 . Discussão e aprovação da pré-pauta de reivindicações da Fenadados do ACT 2011/2012
3. Autorizar a plenária nacional de campanha através de seus delegados
4. Desconto assistencial

A Assembleia ocorreu no  sindicato que fica longe dos prédios do Serpro em especial do prédio do Horto. O clima estava preparado para frear qualquer oposição. O sindicato/federação pagou táxi para os amigos irem à assembleia. O horário determinado foi difícil para os funcionários do Horto e foram utilizados toda a sorte de pequenos golpes para dificultar a vida dos trabalhadores.

Pasmem, vários chefes e toda a diretoria do Serpros, nosso fundo de pensão, estavam lá para votarem a favor de si mesmos.

A OLT/RJ, no sentido de diminuir as dificuldades colocadas pelo SINDPD/RJ, com o apoio da FNI, contratou um ônibus para que os funcionários do Horto pudessem ter acesso à Assembleia no SINDPD/RJ, localizado no centro da cidade.  Alguns membros da OLT/RJ foram tentar “segurar”  o horário da assembleia, junto com alguns colegas de lutas.  Da Lapa e do Ministério foram vários colegas e até alguns outros que encontravam-se em férias.

Chegamos no Sindicato e a assembleia estava começando. Guerra de nervos total. A mesa composta por Sérgio da Silva Barros (Serjão),  Andre Guedes e Telma Dantas, comandada  que utilizaram, o tempo todo, postura ditatorial. Aos poucos os trabalhadores que tiveram taxí pago e alguns chefes foram indo embora, mas os trabalhadores que queriam acabar com o pacto federativo e não querem mais dar autorização para a Fenadados ficaram.

No segundo ítem tratado na assembleia foi possível fazer a inserção da proposta de 16% de reajuste que está contido na pré-pauta da FNI e disponível para leitura no blog da OLT/RJ.  Após toda a análise da proposta de pauta da Fenadados, a Diretoria do SINDP/RJ resolveu que iria encerrar os trabalhos e que os ítens 3 e 4 não seriam votados pela assembleia presente.  Houve uma revolta muito grande e, com muito custo, os presentes conseguiram que fosse votado o ítem 3 (autorização para que a Fenadados trate a campanha salarial do Rio de Janeiro).  O não à Fenadados venceu por 53 a 15.

No ítem 4, que é o abono assistencial, o não também ganhou por maioria.

Após o término a galera vibrou e começou a gritar FNI, FNI, FNI !!!

Com esse resultado, o Serpro/RJ reafirmou o seu desejo de encaminhar a sua campanha salarial de forma independente, mas o Sindpd/ RJ está fechado com a Fenadados e contra a vontade dos trabalhadores.

Fiquemos atentos, pois eles não vão aceitar essa decisão democrática dos trabalhadores. Agora toda a atenção é pouca. Devemos divulgar esse feito para todo os trabalhadores do Serpro no país.

* Texto retirado do blog da OLT Serpro/RJ

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Trabalhadores da Dataprev/RS aprovam pauta de reivindicações da campanha 2011

Assembleia dos trabalhadores foi realizada nesta quinta-feira (03/02), em Porto Alegre.

Na assembleia (foto ao lado), os trabalhadores da Dataprev aprovaram a pauta de reivindicações alternativa da campanha salarial deste ano. Também autorizaram a consolidação e unificação desta pauta com outros sindicatos e autorizaram que o Sindppd/RS e ou o Comando Nacional de Coordenação e Negociação negociem a pauta com a direção da empresa. 

Entre os principais itens da pauta destacam-se o reajuste salarial contemplando, além das perdas com a inflação, um aumento real e a reposição das perdas antigas (desde 2003). Também estão entre as reivindicações a manutenção da cesta natalina, a inclusão da cesta básica, auxílio pós-graduação a todos os funcionários e abono de seis dias que possa ser particionado.


110203dataprevparasite
Mesa que conduziu a assembleia.


Ainda foram adicionadas reivindicações que não constam no atual Acordo Coletivo e que foram sugeridas pelos próprios trabalhadores à OLT para compor a pauta.


Trabalhadores reforçam importância da campanha alternativa
Durante a assembleia, o trabalhador Américo, que integra a direção da Fenadados, questionou a viabilidade da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e a tentativa dos sindicatos e das OLTs de fazerem uma campanha salarial alternativa sem ter a federação como sua representante para negociar com as direções do Serpro e da Dataprev. O trabalhador levantou dúvidas de como se dará a campanha com poucos sindicatos e sem a Fenadados; também questionou a bandeira do "um trabalhador, um voto"  e defendeu o instrumento Pacto Federativo usado pela federação.

Trabalhadores presentes na assembleia logo rebateram os argumentos de Américo. Colegas de base da Dataprev lembraram das campanhas salariais em que a federação não representou os interesses dos trabalhadores. "Pra mim está claro: não quero mais a Fenadados", disse uma trabalhadora. Outras colegas e a diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, ressaltaram que a construção de algo novo nunca é fácil, mas se mostraram decididas em prosseguir com este desafio. Foi lembrado também que o que decidirá quantos estados darão poderes para a federação serão as assesmbleias dos trabalhadores. É importante ressaltar que até esse momento, temos também a deliberação da assembleia da Dataparev/SC, de construir uma campanha salarial alternativa sem repassar procuração para a Fenadados.


Serpro/RS: Aprovada pauta da campanha salarial alternativa

Trabalhadores aprovaram, por unanimidade, pauta de reivindicações alternativa para a campanha salarial 2011. Assembleia aconteceu no dia 27 de Janeiro, em Porto Alegre.


110127serpro02

Veja aqui
a pauta de reivindicações.


Cerca de 75 trabalhadores da Regional Serpro Porto Alegre e PSEs aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações alternativa da campanha salarial deste ano. Também autorizaram, por unanimidade, a consolidação e unificação desta pauta com outros sindicatos e autorizaram que o Sindppd/RS e ou o Comando Nacional de Coordenação e Negociação negociem a pauta com a direção da empresa.


Entre os destaques da pauta de reivindicações, estão cláusulas que tratam da licença-paternidade de 30 dias, filhos permanecerem no plano de saúde, plano de saúde para os aposentados e reembolso aos trabalhadores do interior do RS que usam o plano Cassi. A principal novidade é referente ao parcelamento de férias, em que a cláusula traz o ajustamento de um redutor sobre a devolução do valor alcançado a título de férias. Este sistema já é usado na Procempa (empresa de TI do município de Porto Alegre) e na Procergs (empresa de TI do governo do RS).

Nas questões econômicas, os trabalhadores reivindicam um aumento de 16% (total que inclui as perdas salariais desde 2002, ganho real de 5% e inflação do período - INPC). Foi requerido ainda que o auxílio-creche/escolar seja nos mesmos moldes da Dataprev, que também é uma empresa de TI do governo federal, mas ligada à Previdência. 


CAMPANHA SALARIAL ALTERNATIVA AVANÇA NOS ESTADOS


A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, repassou um informe, aos trabalhadores do Serpro, de como está a construção da campanha salarial alternativa nos demais estados. Trabalhadores da empresa na Bahia decidiram em assembleia, na quarta-feira (26/01), que não entregarão a procuração à Fenadados, deslegitimando assim a federação a representá-los nesta campanha salarial. Na quinta-feira de manhã, foi a vez dos trabalhadores do Serpro de Santa Catarina tomarem esta decisão.


Este é mais um passo dado pelos trabalhadores baianos e catarinenses na articulação da campanha salarial alternativa e na efetivação da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) como uma alternativa para os trabalhadores de TI. Nos mostra que os trabalhadores gaúchos não estão sozinhos nesta peleia!


FCT/FCA: Direção do Serpro rebaixa valores e diz que não sabe de nada


Integrantes da OLT relataram a conversa que tiveram com a gerência da regional nesta semana para tirar dúvidas, a pedido dos colegas, sobre a situação do FCT/FCA. O diretor afirmou à OLT que os funcionários antigos não serão atingidos. No entanto, os trabalhadores novos não receberão a FCT/FCA.


Na quarta-feira (26) o Sindppd/RS enviou, juntamente com o Sindpd/SC e as OLTs do RS, RJ e BA um ofício à direção do Serpro, questionando as reduções e o não pagamento das FCT/FCA em diversos estados e pedindo uma reunião para tratar do tema. A direção da empresa em Brasília respondeu, afirmando desconhecer estas medidas. Veja mais sobre esta questão
AQUI e AQUI.