Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A compensação da greve e o constrangimento aplicado pelo Serpro aos trabalhadores em plena Campanha Salarial

Com um acordo feito há mais de cinco meses, de uma greve que aconteceu há quase dois anos, onde o conjunto dos trabalhadores de todo o país conseguiram compensar menos de metade dos minutos, empresa e federação resolvem renovar o sofrimento e o constrangimento que vai perdurar por boa parte da  campanha salarial. Isso não é gratuito.

Lembramos que esse acordo bastante desvantajoso aos trabalhadores previa compensação até 30 de abril, e nenhuma outra penalidade estava prevista para quem não conseguiu pagar os mais de 10 mil minutos. Por esse motivo mais do que nunca era possível cessar essa penalidade. Nenhuma categoria das estatais que fez greve em 2009 teve o mesmo tratamento dado pela direção do Serpro. Nem os 15 min. que haviam sido denunciados no MPT pelo Sindados/MG foram aceitos pela direção do Serpro.


O que explica esse acordo

Só tem uma explicação para manter uma punição desnecessária que busca desmoralizar os trabalhadores, e vergonhosa para uma direção de empresa que diz respeitar os trabalhadores: Foi o único mecanismo que acharam para calar os colegas que estão indignados com o que vem acontecendo no Serpro e tentar evitar uma resposta para tanto desrespeito.

Em 2010 os trabalhadores organizados pelo “G5” fizeram abaixo assinado, adesivos, cartazes, faixas e assembléias de mobilização para abonar esses dias de greve que foi resultado da intransigência e falsas expectativas criadas pela direção da empresa, agora a mesma acabou jogando toda a responsabilidade sobre as costas dos trabalhadores com a concordância da Fenadados.
 
Colega, não se esqueça de assinar AQUI 
petição on line em protesto contra a interferência do Serpro na nossa organização sindical. Deixe tua assinatura! Participe!

Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática - FNI

Serpro com “S”

Texto enviado ao blog da FNI por uma colega do Serpro do Rio de Janeiro.

Já aconteceu com muitos, ou melhor, com todos nós funcionários do SERPRO, de ter que  responder ‘Qual a Empresa que trabalha’.

Na grande maioria das vezes, sentimos um certo constrangimento em ouvir de quem nos pergunta: “SER-PRO ???? Com 'S' ????”.

QUEM É O SERPRO ?
O primeiro resultado ao se digitar SERPRO no google: o site oficial.  E veja só que está por lá:

                "O Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda. ...

 A Empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores Organizações do setor, na América Latina.

                O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. ....

                Ao longo de seus 45 anos, o Serpro consolidou-se como uma referência, aprimorando e desenvolvendo tecnologias utilizadas por órgãos do setor público brasileiro, as quais foram incorporadas à vida dos cidadãos.
               ....
               
Atualmente, o Serpro conta com um corpo técnico, com mais de 10 mil empregados, especializado tanto no segmento de TI quanto nas demais áreas de suporte ao negócio da Empresa. A empresa investe na formação, capacitação e atualização de suas equipes com uma política de gestão de pessoas que se pauta pelas tendências tecnológicas, pela orientação ao compartilhamento do conhecimento e a cooperação técnica. E acredita que assim estará preparada para enfrentar os desafios de atender as expectativas, cada vez mais complexas e diversificadas, de clientes igualmente preparados e exigentes com os níveis de serviços desejados. O acesso aos quadros da Empresa acontece via concurso público conforme prevê a Constituição Federal de 1.988, o que garante igualdade de oportunidades.
...
                Com sua ampla base operacional, a Empresa presta serviços em rede que abrange todo o território nacional. Com sistemas popularizados por siglas ou expressões como Rais, Renavam e Siafi, o volume de transações on-line é de ordem superior a um bilhão."

 Atendimento
Telefone Serviços / Clientes atendidos
08009782342    e-CAR - Portfólio de Projeto
08007282324    Serviços Renavam, Renach, Renainf, Simrav e Renajud
08007282326    Rais – Relação Anual de Informações Sociais
08009782327    Cliente – Ministério do Planejamento/SISPAC
08009782328    SIAPE/SIAPENET – Sistema Integrado Adm. Rec. Humanos e Ouvidoria do Servidor
08009782329    COMPRASNET e SIASG - Portal de Compras do Gov. Federal e Sist. Integrado de Adm. Serv. Gerais
08009782330    Cliente DNIT – Depto Nacional de Infraestrutura de Transportes
08009782331    Serviços do Comércio Exterior
08009782332    Cliente Ministério da Fazenda
08009782333    Sistema Mercante
08009782334    Cliente PGFN - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
08009782344    Departamento de Policia Federal - Ministério da Justiça 08009782338    SPED/Nota Fiscal Eletronica - NFe e demais Módulos
08009782339    SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - Ministério do Planejamento
08009782340    Portal dos Convênios
08009782341    Porto sem Papel
08007282323    Demais Serviços e Clientes.”
Esta empresa é mesmo impressionante, não acha ?

Como alguém pode não conhecer o SERPRO com ‘S’ ???
Nossa! E quem faz tudo isso acontecer?

Quem está por trás de todos estes bastidores?
SOMOS NÓS !!!!!

E não é que estamos passando por poucas e boas?

"Empresa reduz o salário dos trabalhadores.
... Em várias regionais do país, a empresa está reduzindo as FCT/FCA que é parcela salarial.
... O crescimento enorme dos valores das funções de chefia
... Fizemos uma breve pesquisa e chegamos a uma conclusão dramática: as funções de chefia designadas como GFCs,  tem crescido vertiginosamente na empresa, seja em números, seja em dispêndio de valores. Um total de 9874 trabalhadores tem FCT/FCA que consome 11, 85% da folha de pagamento do Serpro e 1116 chefes que consomem 6,79% dessa mesma folha. Fazendo um comparativo, em 2010 as FCT/FCA  cresceram 5% enquanto que as GFCs cresceram cerca de 20%. Outro dado significativo: a média de ganho para quem tem GFC é de R$3.386,00 e para os trabalhadores que ganham FCT/FCA é de R$667,00.

    Aumento do número de assessores que cresceram em 50% nos últimos anos. Criação de gerências de departamento, coordenações, chefias etc com polpudas GFCs.
Será que ainda sobrou alguma dúvida de que as FCT/FCA não são as responsáveis pelo aumento da folha de pagamento do Serpro."
       

AS NOSSA PERDAS AO LONGO DO TEMPO:
Plano de saúde: nosso plano de saúde possui pouca opção de médicos e hospitais. Ao longo do tempo perdemos muito. Sem contar na opção de reembolso. Já tivemos opção por reembolso em que o funcionário pagava o total de  despesas médicas/hospitalares, era reembolsado de uma parte e o SERPRO financiava o restante não reembolsado.
Plano de carreira: a atual direção da empresa conseguiu dividir os funcionários do SERPRO em dois grupos (velhos e novos) e está favorecendo o plano de carreira dos novos.
Tabela da FCT: congelamento da tabela e não mais percentual de salário. Ao longo do tempo, perde-se cada vez mais. Isto afeta absolutamente todos. Ainda por cima, a atual direção da empresa está diminuindo a FCT de funcionários a ponto dos mesmos recorrerem a tribunais judiciais.
PPLR: sumariamente extinto.
SERPROS: Diminuição da complementação da Patrocinadora para ½ em vez de 2/3.
SISCOP: Existe discriminação no tratamento dos funcionários fazendo com que uns sejam obrigados a registrar o ponto e outros não. 
Uns precisam compensar o Natal e o Reveillon, outros não.
   
O salário dos trabalhadores, de quem está nos bastidores das letras bonitas do site, está sendo reduzido.
Trabalhamos constantemente sob pressão de diminuição de FCT.
Será que é apenas a orientação de uma das diretorias? Então, existe mais de uma forma de discriminação?
Muitos funcionários entraram na justiça não por aumentar o salário, mas para evitar perda!
Enquanto isso, a mesma diretoria que reduz a FCT aprova aumento da tabela de gratificação de funções gerenciais.
Há justificativa para a redução da FCT. Mas e a justificativa para o aumento das gratificações gerenciais? É antagônico.
O SERPRO é uma empresa imprescindível.
Pode ser que alguém passe a fazer tudo o que o SERPRO faz.
Mas tudo o que o SERPRO faz terá que ser feito. E terá que ser feito pelos analistas, programadores e demais técnicos especializados.
Será que os funcionários dos bastidores do SERPRO merecem estar passando por tudo isso?

Espero que a FNI consiga fazer a atual direção enxergar que 'não'. Eles não merecem estar passando por isso.
BOA SORTE FNI !
BOA SORTE PRA NÓS, funcionários do SERPRO com 'S'.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

INFORME JURÍDICO SOBRE AUDIÊNCIA NO MPT COM A DATAPREV

Colegas, abaixo o relato da assessoria jurídica dos sindicatos do RS, SC e SE sobre a audiência no MPT em Brasília, que foi solicitada pelos sindicatos que encaminham a campanha salarial alternativa. O fato importante é que foi firmada na reunião a prorrogação do Acordo Coletivo para todos os trabalhadores assim como a data base.

Lembramos aos trabalhadores que nos próximos dias será marcada a Audiência de Conciliação para o Serpro solicitada pelos sindicatos do RS, BA, SE e SC e apoiada por várias bases que não deram procuração para a Fenadados negociar por seus estados.

INFORME SOBRE A AUDIÊNCIA NO MPT EM 19/04/2011

Sobre a audiência realizada na data de ontem em sede da Procuradoria Geral do Trabalho-MPT, em Brasília, às 14:30h, é importante, antes de tudo, salientar que foi a primeira vez, nesta campanha salarial de 2011, que a DATAPREV esteve reunida com os três sindicatos que não estão representados por nenhuma federação, o que, por si só, foi um fato  positivo.

Também foi positivo o fato de haver sido firmado na reunião que a data-base está assegurada também para os três sindicatos, assim como a prorrogação de cláusulas, sem  prejuízo para os trabalhadores representados por estas entidades.

A posição do Exmo. Procurador do Trabalho, Dr. Ricardo, que  presidiu a audiência, no sentido de que não deveria haver exclusão dos três sindicatos da negociação, assim como seus esforços para que a DATAPREV concordasse em, minimamente, receber as três entidades, foi também muito importante, refletindo um  ponto de vista democrático e, portanto, não excludente do MPT, em relação ao qual fazemos questão de elogiar.

TODAVIA,  o posicionamento da DATAPREV em somente aceitar se reunir com os três sindicatos, em separado, UM A UM, não pode ser  aceito, visto que  constitui um direito destas três entidades poderem negociar de forma conjunta, ainda que minoritários, mas respeitados os seus pontos de vistas e divergências, pelo que  consideramos muito negativo este posicionamento da DATAPREV que manteve esta posição intransigente até o final da reunião.

Ao final da audiência, entendeu o Exmo. Procurador que  não poderia impor que a DATAPREV  aceitasse a negociar com os três sindicatos, pelo que foi suspensa e adiada a reunião, visto que também entendeu que seria importante verificar o resultado da próxima reunião com o SERPRO, a fim de tentar buscar novamente  uma solução  para esta situação.

Da parte dos três sindicatos, SC, RS e SE,  mantemos firme o nosso propósito  de participar da negociação, sem discriminação de nossas entidades e trabalhadores por nós representados, apostando esforços no sentido de que, através desta mediação no Ministério  Público do Trabalho  venhamos a  assegurar o direito de negociação coletiva reivindicado.

Reafirmamos que não questionamos o direito de existência das federações que hoje existem na categoria, mas  exigimos que os direitos  dos sindicatos que, através da deliberação de suas bases, resolveram negociar independentemente e diretamente sejam  também respeitados pela DATAPREV e SERPRO.

O  fato de se  tratar de um ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ÚNICO, não exclui que para sua formação SEJAM OUVIDOS TODOS OS SINDICATOS E BASES, pois nenhuma federação pode ter o monopólio de representação dos trabalhadores, sobretudo quando não possuem procuração para tal.

Assessoria Jurídica
Sindppd-RS, Sindpd-SC e Sindtic/SE

terça-feira, 19 de abril de 2011

Acompanhe a audiência de mediação no MPT pelo twitter!

Colega,

acompanhe a audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília,  pelo twitter do Sindppd/RS: @sindppdrs

Audiência com Dataprev no MPT nessa terça-feira - Esperamos que empresa se disponha a negociar

Os sindicatos e OLTs que organizam a FNI esperam que a Dataprev compareça na audiência de mediação no MPT (Ministério Público do Trabalho) com disposição de negociar com a categoria. Estamos aguardando desde o dia 18/03, data do protocolo de documento de solicitação de negociação com a empresa.

Em relação ao Serpro, deveremos ter mediação marcada para após o feriado, mas aproveitamos para convocar a direção da empresa a não esperar a mediação e iniciar imediatamente as negociações da campanha salarial com as representações dos trabalhadores.

FNI

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nesta terça-feira (19), vá trabalhar com o boton da FNI!

Trabalhador da Dataprev e do Serpro, participe da mobilização. Exigimos negociação salarial já!
Nesta terça-feira (19/04), às 14h30min, os sindicatos de TI do RS, SC e do SE participarão da  audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, com a direção da Dataprev e a Fenadados. A reunião foi pedida pelos sindicatos e a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática),  que organizam a campanha salarial alternativa, porque a Dataprev está ignorando a decisão dos trabalhadores e se nega a negociar com a FNI e com os sindicatos. Dentro de poucos dias deverá ser marcada a audiência no MPT/DF para o Serpro, já que a direção da empresa também se nega a fazer a negociação.

Por isso, colega, AMANHÃ (terça-feira, 19/04), TRABALHE usando o BOTON DA FNI! Vamos fazer valer nossa vontade!

Pegue o boton com os sindicatos do RS, SC e SE ou com alguma destas OLTs:  Serpro/BA, Dataprev/SP, Serpro/RJ, Serpro/DF, Serpro e Dataprev/RS, Serpro e Dataprev/SC


COLEGA DO SERPRO: Assine o Abaixo-assinado exigindo que Serpro negocie campanha salarial alternativa
Está passando pelos estados um abaixo-assinado em que a FNI, as OLTs e sindicatos que compõem a campanha salarial alternativa exigem que a direção do Serpro negocie a pauta de reivindicações. Procure as OLTs ou os sindicatos que compõem a campanha alternativa e assine o abaixo-assinado!
FNI

OLT do Serpro de Brasília está na internet!

A OLT do Serpro do Distrito Federal criou um site na internet para se comunicar com os trabalhadores de Brasília e também de todo o país. Acesse AQUI a página.

Mantenha-se informado!

Petição on line protesta contra a interferência do Serpro na nossa organização sindical. Deixe tua assinatura! Participe!

A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), OLTs e sindicatos criaram um abaixo-assinado na internet em protesto à interferência da direção do Serpro na organização sindical dos trabalhadores. O documento é direcionado ao presidente do Serpro, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, e ao coordenador da Assessoria de Relações de Trabalho, Marcos Benjamin.

A direção da empresa está impedindo a liberação sindical do Sindppd/RS de qualquer tipo, até mesmo das reuniões trimestrais do Conselho Fiscal da entidade. Isso é muito grave, pois fere um direito fundamental garantido em nossa Constituição Federal que é a da livre organização dos trabalhadores.

Na petição on line, a FNI, OLTs e sindicatos exigem que o Serpro volte atrás e não interfira na organização e representação sindical e respeite a Constituição Federal mantendo as liberações necessárias para a execução das atividades sindicais dos diretores do Sindppd-RS.

Por isso, trabalhador, nos ajude a combater mais esta ilegalidade da empresa. Assine a petição pública AQUI! Divulgue entre os seus colegas e amigos!

Fatos novos na Campanha Salarial organizada pela FNI - Terça-feira Audiência no MPT/DF

Nesta TERÇA-FEIRA (19), vá trabalhar com o boton da Campanha Salarial feito pela FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). Vamos fazer valer nossa vontade!


Leia abaixo relato sobre as ações do jurídico da FNI na busca da negociação com as empresas Serpro e Dataprev.

Jurídico dos sindicatos e OLTs organizados pela FNI aciona MPT para Negociação Coletiva

Ref.: Audiência no MPT-Procuradoria Geral doTrabalho/Brasília em 19/04/2011 com a Empresa Dataprev

DAS REPRESENTAÇÕES CONTRA A DATAPREV E SERPRO

Tão logo se evidenciou a recusa de negociação por parte da DATAPREV, através do ofício em que remeteram a negociação para FENADADOS (que não representa este bloco de sindicatos agrupados em torno da FNI), bem como a ausência de resposta por parte do SERPRO, a assessoria jurídica entrou com duas representações perante o Ministério Público do Trabalho, em Brasília, através da Procuradoria Geral do Trabalho, denunciando tanto a DATAPREV, primeiramente, como o SERPRO, em seguida, por comportamento e postura ANTI-SINDICAL, ao recusarem negociação coletiva aos sindicatos constituídos legitimamente e na forma da lei, prejudicando assim a categoria de trabalhadores por estes representados. (Em verdade, a DATAPREV tornou explícita primeiramente a recusa de negociação e o SERPRO revelou, depois, a recusa através de sua premeditada OMISSÃO em responder ao pedido de negociação de 4 sindicatos (Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

São processos em separado, por se tratarem de empresas diferentes e negociações distintas, e o Procedimento em relação à DATAPREV está mais adiantado.

DO ANDAMENTO DAS REPRESENTAÇÕES

Em reunião com o Procurador do Trabalho responsável pelo procedimento, nos foi colocado que o procedimento seria desmembrado, por um lado, em inquérito para apuração da denúncia apresentada e, de outra parte, para mediação de negociação coletiva.

Na tarde de ontem (nota do blog: dia 13/04), foi designada pelo MPT a data de 19 de abril próximo, às 14:30h, para reunião de mediação (negociação) com entre os sindicatos do Rio Grande do Sul, Sergipe e Santa Catarina e DATAPREV, sendo também convocada a FENADADOS para estar presente. Lembramos que nosso pedido foi de convocação da DATAPREV para negociação, tendo o Exmo.Procurador entendido pela convocação também da FENADADOS, tendo em vista o relato que fizemos denunciando que esta federação está sendo preferida pela empresa, em detrimento e discriminação dos sindicatos que optaram por negociar diretamente.

Entendemos, do ponto de vista jurídico, que esta audiência constitui a abertura, através do MPT, de negociação coletiva com a DATAPREV, contra sua vontade, infelizmente, visto que foi esta a única alternativa que restou aos sindicatos que não aceitam as imposições e representação da FENADADOS.

Em relação ao SERPRO, cujo petição também se encontra protocolada, aguardamos que, em breve, seja também designada reunião de negociação, o que semente deverá ocorrer após o feriado da Semana Santa, ou então, o SERPRO resolva deixar a posição de intransigência e abra negociação coletiva, evitando assim o prosseguimento deste processo.

Importante assinalar que a abertura de negociações com a DATAPREV fortalece também nossas iniciativas em relação ao SERPRO, pois embora em processos juridicamente diversos, trata-se, contudo, da mesma luta dos trabalhadores destas empresas, independente destas formalidades.

Nossas atenções agora estão dirigidas ao dia 19 de abril.

14 de abril de 2011
Aderson Bussinger
ASSESSORIA JURÍDICA DA FNI

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ministério Público convoca Dataprev para audiência de mediação com sindicatos do RS, SC e SE que organizam campanha salarial alternativa

O Ministério Público do Trabalho (MPT/DF) realiza uma audiência, na próxima terça-feira, dia 19 de Abril às 14h30min, no sentido de garantir a participação dos sindicatos (Sindppd/RS, Sindpd/SC e Sindtic/SE) na campanha salarial 2011/2012 da Dataprev e a negociação da sua pauta de reivindicações alternativa. Além dos sindicatos interessados,  o MPT convocou para a reunião a Dataprev. A Fenadados também foi chamada para a audiência.
Esta audiência de mediação foi requerida pelo Sindppd/RS, Sindpd/SC e Sindtic/SE e é uma resposta dos sindicatos à postura da direção da Dataprev, que afirmou em ofício emitido no final março que não reconhece a campanha salarial alternativa e nem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática).

Sindicatos também protocolam pedido de mediação para o Serpro


Em relação ao Serpro, os sindicatos já solicitaram mediação do MPT, pois a empresa não se pronunciou ainda sobre a pauta de reivindicações entregue no dia 18 de Março e nem sobre a participação das entidades dos trabalhadores e da FNI nas negociações. Aguardamos que, em breve, o MPT convoque uma reunião de mediação. No entanto, o Serpro não precisa esperar pelo Ministério Público. Se quiser, a direção da empresa pode muito bem deixar de ter esta postura intransigente e abrir negociação coletiva, evitando o prosseguimento deste processo.


Acompanhe mais informações sobre a campanha salarial no Blog da FNI


Petição on line protesta contra a interferência do Serpro na nossa organização sindical. Deixe tua assinatura! Participe!


A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), OLTs e sindicatos criaram um abaixo-assinado na internet em protesto à interferência da direção do Serpro na organização sindical dos trabalhadores. O documento é direcionado ao presidente do Serpro, Marcos Vinicius Ferreira Mazoni, e ao coordenador da Assessoria de Relações de Trabalho, Marcos Benjamin.

A direção da empresa está impedindo a liberação sindical do Sindppd/RS de qualquer tipo, até mesmo das reuniões trimestrais do Conselho Fiscal da entidade. Isso é muito grave, pois fere um direito fundamental garantido em nossa Constituição Federal que é a da livre organização dos trabalhadores.

Na petição on line, a FNI, OLTs e sindicatos exigem que o Serpro volte atrás e não interfira na organização e representação sindical e respeite a Constituição Federal mantendo as liberações necessárias para a execução das atividades sindicais dos diretores do Sindppd-RS.

Por isso, trabalhador, nos ajude a combater mais esta ilegalidade da empresa. Assine a petição pública AQUI! Divulgue entre os seus colegas e amigos!



COLEGA DO SERPRO: Assine o Abaixo-assinado exigindo que Serpro negocie campanha salarial alternativa

Está passando pelos estados um abaixo-assinado em que a FNI, as OLTs e sindicatos que compõem a campanha salarial alternativa exigem que a direção do Serpro negocie a pauta de reivindicações. A empresa não se pronunciou ainda sobre a pauta, que foi entregue pelos trabalhadores no dia 18 de março.

Nos estados, o abaixo-assinado pode ser acessado nas seguintes OLTs ou nos sindicatos do RS, SC e SE:
OLTs: Serpro/BA, Dataprev/SP, Serpro/RJ, Serpro/DF, Serpro e Dataprev/RS, Serpro/PR, Serpro e Dataprev/SC




Vídeo mostra alguns dos colegas que apoiam a Campanha Salarial Alternativa e a FNI


VEJA AQUI os depoimentos dos trabalhadores de OLTs e sindicatos de TI do país que apoiam a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e estão construindo a campanha salarial alternativa dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. Os depoimentos estão no you tube e  foram gravados durante a 1ª Plenária da FNI, que aconteceu nos dias 12 e 13 de março no Rio de Janeiro.


Acompanhe a campanha salarial alternativa no BLOG da FNI ou pelo twitter: @fnialternativa

FNI

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Veja quem apoia a FNI e a campanha salarial alternativa

Depoimentos dos trabalhadores de OLTs e sindicatos de TI do país que apoiam a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e estão construindo a campanha salarial alternativa dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev.

Os depoimentos foram gravados durante a 1ª Plenária da FNI, que aconteceu nos dias 12 e 13 de março no Rio de Janeiro.


OLT/RJ não pode entrar no Andaraí… mas os fraternos amigos podem!

Em matéria divulgada nesse blog a OLT/RJ tornou público o pedido de visita ao prédio do Andaraí, obtendo a negativa da empresa. Isso foi em dezembro de 2010.
Qual não foi a surpresa desta OLT/RJ quando viu matéria da empresa e do SINDPD/RJ dando conta de que houve uma visita “técnica” com representantes da Fenadados, SINDPD/RJ e até da CUT!!!

Empresa, SINDPD/RJ, Fenadados e CUT juntos outra vez...
Ora, por que então a OLT/RJ não foi convidada para essa visita “técnica”? Ah! Deve ser porque os visitantes que lá foram devem ser possuidores de notória capacidade técnica para avaliar as obras, verdadeiros engenheiros civis e arquitetos, enquanto nós da OLT/RJ não somos nada disso…
Ou seria por que somente os “cumpanheiros” podem tudo?
Essa é mais uma mostra do desrespeito que esta OLT/RJ sofre por parte da empresa e daqueles que se dizem nossos representantes.
É uma mostra também de que a empresa e esses ditos “nossos representantes” são verdadeiros e fraternais amigos.

* Texto retirado do blog da OLT Serpro/RJ

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campanha Salarial Alternativa 2011/2012: botons e boletim nacional!

Colega, participe e apoie a campanha salarial alternativa das OLTs, sindicatos e da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) do Serpro e da Dataprev.
Nesta semana, as OLTs, sindicatos e a FNI irão realizar mais atividades nos estados para divulgar a campanha salarial alternativa. Será entregue um boletim, que relata os principais momentos da 1ª Plenária Nacional da FNI (ocorrida em 12 e 13 de Março, no Rio de Janeiro) e como se deu a organização da campanha alternativa nos estados.


O material também traz os principais eixos da campanha.


VEJA a FRENTE e o VERSO 
d
o boletim nº 01 da FNI.


Outro material de divulgação da campanha alternativa é um boton, que está sendo distribuído aos colegas. Ajude-nos a divulgar a campanha! Peça o boton a algum integrante da FNI ou dos representantes dos trabalhadores do seu estado que estão com a gente nesta empreitada!


Quem aprovou a integra ou partes da pauta de revindicações da campanha salarial alternativa:
Bahia (Serpro), São Paulo (Dataprev), Rio de Janeiro (Serpro), Distrito Federal (Serpro), Rio Grande do Sul (Serpro, Dataprev), Paraná (Serpro). Santa Catarina (Serpro, Dataprev ) e Sergipe (Serpro, Dataprev)


FNI e trabalhadores da Dataprev do Rio protestam contra demissões e por negociação já da pauta alternativa


A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática)e os trabalhadores da Dataprev do Rio de Janeiro realizaram, na semana passada, a primeira atividade pública da campanhaFoi em frente ao prédio da Dataprev na Álvaro Rodrigues, no Botafogo, muitas  criticas e exigência do fim das demissões na empresa.  Os trabalhadores, representantes da OLT Serpro/RJ e do sindicatos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina também exigiram que a direção da empresas negocie a pauta de reivindicações da campanha alternativa.


Estamos fazendo política e juridicamente as medidas necessárias para interromper essa ilegalidade cometida pelas direções do Serpro e da Dataprev. Infelizmente, as empresas não respeitam os seus funcionários e insistem em negociar apenas com a Fenadados, ignorando a decisão dos trabalhadores de se organizar na campanha alternativa e de serem representados por seus sindicatos. É uma pena que ex-sindicalistas que hoje estão nas direções das duas empresas negam à categoria o que é seu legítimo: se organizar e decidir nas assembleias.


Era esperado que as empresas tentassem desconhecer esse processo, mas o fundamental é que estamos dando os primeiros passos para mudar essa realidade de traições, pacto federativo e tantas outras péssimas ações realizadas pela federação.


Veja mais informações sobre a campanha salarial alternativa AQUI no blog. Para ter informações em tempo real sobre a campanha e suas atividades, siga a FNI no twitter: @fnialternativa


FNI


quarta-feira, 6 de abril de 2011

No Rio, trabalhadores da Dataprev protestam contra demissões e exigem negociação com a FNI

Trabalhadores protestaram, na manhã desta terça-feira (05/04), em frente ao prédio da Dataprev da Álvaro Rodrigues. A atividade iniciou às 11h e seguiu até perto das 13h. Cerca de 100 pessoas estiveram no local. Representações dos sindicatos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e da OLT do Serpro/RJ participaram do ato e apoiaram a iniciativa dos colegas do Rio de Janeiro.


Os trabalhadores penduraram faixas em frente ao prédio, denunciando as demissões na empresa e exigindo a abertura, por parte da direção da Dataprev, da negociação da pauta de reivindicações da campanha salarial alternativa. Também havia uma faixa pedindo o "Fora Rodrigo" como expressão da indignação dos trabalhadores frente à postura da empresa.


Os colegas aproveitaram o ato, ainda, para iniciar a coleta de assinaturas de um abaixo-assinado, exigindo a abertura das discussões da pauta alternativa dos trabalhadores representados pelos sindicatos e comissões de negociação da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). O abaixo-assinado será passado em outros estados. Fique atento e participe!


Nesta quinta-feira (07/04), às 14h, será dado um relato sobre as mobilizações e atividades da FNI aos trabalhadores da Dataprev do prédio do Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Colega do Rio: prestigie e participe da atividade! Acompanhe e apoie a campanha salarial alternativa!


Dataprev não pode escolher com quem vai negociar



A assessoria jurídica da FNI está tomando iniciativas legais para assegurar aos trabalhadores o direito, garantido na Constituição, de serem recebidos e negociarem a pauta de reivindicações alternativa com a direção da Dataprev. A empresa não tem respaldo legal para escolher quem tem o direito de negociar e quem não tem. Com essa postura, de não aceitar os sindicatos ligados a FNI, mas somente a Fenadados, a Dataprev está passando por cima de decisão das assembleias dos trabalhadores e isso não dá para esconder. Os trabalhadores não aceitarão ser ignorados!


terça-feira, 5 de abril de 2011

No Rio, trabalhadores da Dataprev protestam contra demissões

Trabalhadores protestaram, na manhã de hoje (05/04), em frente ao prédio da Dataprev da Álvaro Rodrigues, no Botafogo, Rio de Janeiro. A atividade iniciou às 11h e seguiu até perto das 13h. Cerca de 100 pessoas estiveram no local. Teve faixas, denunciando as demissões na empresa e iniciou a passagem de um abaixo-assinado, exigindo a abertura das negociações com a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática).


Aguarde mais informações sobre o ato.

CAMPANHA SALARIAL 2011: Acompanhe as notícias da FNI e da campanha salarial alternativa do Serpro e da Dataprev pelo twitter



A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) está no twitter: @fnialternativa

Siga-nos para ter informações atualizadas sobre a luta da frente e a campanha salarial alternativa dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev de todo o país!

FNI

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nota de Repúdio e Indignação da OLT Serpro da Bahia

Colegas,


lamentamos profundamente essa situação constrangedora da presença do diretor do SINDADOS-BA, sr. Benedito Evangelista de Jesus Júnior, funcionário da DATAPREV e filiado ao Partido dos Trabalhadores(PT), fazer parte de uma grande jogada midiática que foi a entrega da pauta da Fenadados ao SERPRO, conforme comprovam estas fotos:

http://www.flickr.com/photos/fenadados/5577978450/


Entendemos ser um direito inalienável de qualquer cidadão ou cidadã, filiar-se a qualquer partido político, mas esta opção partidária e ideológica não pode passar por cima da vontade soberana e democrática de uma classe de trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO-BA, que decidiram em Assembleia de Campanha Salarial convocada através de edital pelo SINDADOS-BA, que não dariam procuração à Fenadados para representá-los nesta Campanha Salarial  e não autorizava a participação de representantes do SINDADOS-BA, em qualquer fórum da Fenadados sobre a empresa SERPRO e ainda, que fariam sua Campanha Salarial Alternativa através da FNI, Frente de trabalhadores/trabalhadoras e lideranças sindicais no Brasil, que cansaram das traições da Fenadados e do seu alinhamento político e partidário com as empresas estatais.

Temos certeza absoluta que o papel de qualquer dirigente sindical é de apenas representar a vontade dos seus associados e respeitar as suas decisões soberanas, pois somos nós que legitimamos os seus mandatos, além das manutenções políticas e  financeiras  da entidade sindical.

Assim, nós trabalhadores e trabalhadoras do Serpro no Estado da Bahia, entendemos que fomos traídos pelo diretor Benedito, que não soube ter a dignidade de ser apenas um dirigente sindical, colocando em 1º lugar sua opção política e partidária e deixando em 2º plano, a deliberação LIVRE, SOBERANA e DEMOCRÁTICA das Assembleias Deliberativas Gerais e Ordinárias do dia 26/01/2011, que aconteceram na porta da sede do SERPRO e no prédio da RECEITA FEDERAL.


Desta forma, solicitamos à direção do sindicato para pautar este assunto na próxima reunião da diretoria do SINDADOS-BA, registrando a nossa indignação e alertando o seu corpo diretivo sobre o respeito às decisões soberanas dos trabalhadores e trabalhadoras que esta entidade representa.


Saudações OLTistas,

OLT-BA

Gestão 2009/2011
"Ousando lutar, venceremos sempre."

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O show midiático da Fenadados na entrega das pautas tenta aplacar a insatisfação dos trabalhadores

Os últimos dois dias foram pródigos de “boas notícias” vindas das reuniões entre Fenadados e Serpro. Na quarta-feira quase ao anoitecer, em reunião que chamaram de  negociação de PPLR, duas notícias apareceram na ata: uma péssima e outra curiosa. A federação anunciou que levará o debate aos trabalhadores e pede para a empresa o óbvio: divulgação de metas mensal para acompanhamento. A outra notícia é que o Serpro entregou um balanço de 2010 com resultado negativo, o que significa zero de ganho. Tanto uma como a outra notícia já haviam sido pontos de denúncia dos sindicatos e bases que compõe a FNI. Depois de tantos anos de faz de conta nas chamadas conversas sobre PPLR descobriram a pólvora. Exigimos negociação de verdade! 

A entrega da pauta para as empresas e o desrespeito às decisões das assembleias dos trabalhadores
Nessa quinta-feira, com muita pirotecnia e marketing, que infelizmente não se viu na greve de 29 dias do Serpro em 2009, somados à calorosa recepção das empresas, aconteceu a entrega da pauta da Fenadados na Dataprev e no Serpro. A federação não se cansou de noticiar que tanto ela como as empresas não reconhecem a pauta alternativa entregue pelos sindicatos e bases que constroem a FNI. Como se fosse possível eles escolherem quem tem o direito de negociar e quem não tem. Na verdade, o Serpro e  seus aliados estão passando por cima de decisão das assembleias dos trabalhadores e isso não dá para esconder. Passar por cima da legalidade não vai dar certo!

Essa atuação das direções das empresas e da Fenadados é reflexo direto da insatisfação dos trabalhadores e da existência da FNI. A frente e a campanha salarial alternativa já estão gerando impacto.
Renegociação da compensação. Será que agora vão escrever que não haverá desconto em pecúnia?
Há algumas semanas atrás, a federação se negou a buscar o fim da cobrança dos 15 minutos que o Serpro desconta como intervalo na compensação da greve. No inicio de fevereiro, circulou dentro da empresa o convite de chefias para que os trabalhadores que quisessem pedir no setor de pessoal para terem desconto em pecúnia em três parcelas poderiam fazer. Nunca saiu nota oficial da empresa com essa posição, mas criou uma enorme insegurança nos colegas que temem ser descontados em uma única vez.
A empresa e federação sabem que essa punição é sem sentido, um verdadeiro trabalho morto, pois ninguém aguenta trabalhar dez horas por dia pra valer. Agora que parte dos trabalhadores estão adoecendo por LER/Dort, e com a possibilidade de ações no judiciário, eles  aparecem com essa conversa de renegociação.
Empresa se comprometeu em respeitar os trabalhadores! Que não seja 1º de abril
Apareceu nas divulgações de hoje da federação que a direção da empresa se comprometeu  em respeitar os trabalhadores. Fica explícito então que até esta data histórica, não havia respeito por parte dela, haja visto não ter nenhum programa voltado para a satisfação dos trabalhadores e trabalhadoras. Esperamos que a data marcada seja a mais breve possível para começar a valer e que a primeira medida seja o fim da compensação de greve e que as horas já compensadas virem banco de horas.

Direção do Sindpd/RJ ignora decisão de assembleia do Serpro e assume a campanha da Fenadados
Desrespeitando decisão da assembleia dos trabalhadores do RJ, a direção do Sindpd/RJ, além de estar em todas as mesas ao lado da federação, combinaram em conjunto com a empresa fazer reuniões no estado para tentar fortalecer a direção do Sindpd/RJ. A base do Rio de Janeiro saberá dar a resposta a mais essa postura arbitrária de ignorar a decisão dos trabalhadores. É importante lembrar que a assembleia no Rio, não autorizou a federação a negociar pelo Serpro/RJ.

Demissões na Dataprev continuam

Infelizmente não se viu nenhuma ação da Fenadados até esse momento sobre as demissões. Isso é muito grave, pois começar uma campanha salarial com a faca no pescoço dos trabalhadores poderá ocasionar prejuízos para a categoria.

FNI

Peça teatral: Em cartaz a PPLR do SERPRO

PPLR/2010 penúltimo ato - Balanço negativo?
Para surpresa geral de todos, a empresa oficializou para a federação que nem mesmo o ridículo acerto que fizeram em março de 2010 teve alguma validade, pois o resultado do balanço da empresa em 2010 teria sido negativo. Fala-se nos corredores que o Serpro teria feito um pequeno desconto nas faturas da Receita Federal na ordem de muitos milhões. O valor exato não sabemos, mas a verdade é que contabilmente a empresa ficou no prejuízo. Onde será que isso vai parar?
Queremos negociações de verdade sobre PPLR.

Último Ato
Inconformados” com  os acontecimentos da última campanha salarial, que resultou na homologação do ACT de 2 anos, SERPRO e FENADADOS continuaram a encenação de seus atos,  ao fecharem logo em seguida, o primeiro “acordo de gabinete”, que  homologou o irrisório valor para pagamento da PPLR, acumulada nos exercícios 2008 e  2009, cuja quantia paga por empregado foi inferior ao projetado pelos atores desse triste ato, ou seja, num primeiro momento anunciaram o valor de R$ 254,00, mas depois de aplicar o resultado das metas (não) alcançadas (metas essas que só eles sabiam quais eram), o valor da PPLR foi reduzido ainda mais para os míseros R$ 219,00 por empregado.
Agora neste último ato da peça - PPLR 2011 - eles buscavam uma nova encenação, porém foram surpreendidos com a intervenção de sindicatos ligados a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) os quais protocolaram ofício à direção da Empresa, cobrando a participação dos empregados, uma vez que a negociação feita, até o momento, com a direção da FENADADOS, não tem autorização dos trabalhadores do SERPRO, pois os mesmos não têm conhecimento do objeto da tal negociação. Após a intervenção e denúncia desses sindicatos NOTA-SE uma pequena mudança no comportamento dos dirigentes da Federação, quando colocaram no registro da última ata assinada pelos representantes do SERPRO e do SINDPD-RJ, “preocupação” em submeter a minuta do tal acordo à apreciação dos trabalhadores nas assembleias estaduais, pois sabem bem que mais de 60% dos trabalhadores do SERPRO não reconhecem a legitimidade da FENADADOS enquanto seus representantes para a negociação. Qualquer acordo nesse sentido, será por nós da FNI, combatido e denunciado aos órgãos competentes, pois vindo da Federação, com certeza, será lesivo aos trabalhadores.
 FNI

Quem ganha e quem perde com o acordo de compensação da greve feito pela Fenadados e Serpro

Passados mais de quatro meses do acordo de compensação da greve, queremos abordar algumas questões importantes.

Pelo fato de inúmeros colegas ficarem na empresa mais de dez horas diárias, incluindo horas no final de semana, somente na regional Porto Alegre apesar da falta de emissão da CAT - documento obrigatório por acordo coletivo que deve ser emitido pela empresa quando do afastamento de um trabalhador por motivo de doença do trabalho - já são vários trabalhadores afastados, por um, dois e até 14 dias do trabalho ou se queixando de dores. Esses trabalhadores tiveram que passar por exames, fisioterapia, consultas médicas e deixaram de produzir nesses dias de afastamento laboral. E o pior é que esses problemas poderão reaparecer ou acometer outros colegas que já estão reclamando de dores nos braços e coluna.

A empresa aumentou seu custo com energia elétrica, pois aumentou as horas de uso do ar condicionado em dias de semana no verão, lâmpadas e equipamentos ligados. Aumentou inclusive o gasto com a segurança do prédio por conta dessa situação de aumento de jornada nos finais de semana. Lembrar também os trabalhadores que estão tendo gasto de deslocamento para vir ao Serpro, inclusive nos finais de semana, que deveriam ser de descanso para repor as energias tão benéficas à qualidade de vida.

Quanto está custando para a empresa todo esse aumento de gastos com médicos exames, fisioterapia, energia elétrica, segurança etc?

Soma-se a tudo isso o fato de que a revolta, insatisfação e sentimento de constrangimento cresceram consideravelmente entre os colegas com essas medidas.

Três perguntas que estão na cabeça de todos nós a espera de resposta:

1 - Quem vai pagar a conta?
2 - Quem ganhou com tudo isso?
3 - A serviço de que caprichos foi feito esse acordo nocivo e punitivo aos trabalhadores?


Para os trabalhadores, para a empresa e para os contribuintes que são os mesmos trabalhadores que pagam, de verdade, imposto nesse país, não houve com certeza nenhum ganho.

É importante lembrar que, ainda em fevereiro, o Sindados/MG buscou no Ministério Público do Trabalho tratativas para acabar com o desconto de 15min entre a jornada de trabalho normal e o início da compensação, mas a Fenadados nem se dignou a comparecer a audiência, enviando uma resposta que resumidamente reafirma ter feito o melhor acordo e ponto.

O Sindppd/RS buscará por meios legais nenhum desconto em pecúnia aos trabalhadores. Aguardem novas informações.

Credenciamentos no Pas liminar

Temos recebido algumas preocupações de trabalhadores em relação aos médicos credenciados pela AMEND, Associação dos Médicos do Mãe de Deus que estariam saindo da AMEND e com isso não também saem do credenciamento do nosso Plano. Levamos a preocupação para a empresa no sentido de verificar alguma possibilidade de minimizar esse problema aos trabalhadores. A empresa informou estar verificando essa situação.

OLT/Serpro RS e Sindppd/RS