Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Greve na Embrapa, paralisações no setor elétrico. O Serpro e a Dataprev querem pagar menos do que o IPCA

Categorias de estatais federais que também têm a data-base em Maio, como o Serpro e a Dataprev, não estão dando folga para as direções das empresas e governo/DEST (Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais). Na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os trabalhadores entraram em greve nesta terça-feira (28) em todo o país. Já no setor elétrico, os trabalhadores realizam paralisações constantemente para pressionar as empresas públicas a negociar e aguardam nova negociação.

Nas duas categorias e na Infraero o DEST, órgão responsável pelo controle das contas das empresas estatais, autorizou junto com as direções das respectivas empresas apresentar reajuste do IPCA integral. No entanto as direções do Serpro e da Dataprev, também empresas federais, propuseram na "negociação com a Fenadados", sem nenhuma vergonha, pagar reajuste parcelado, que na prática significa menos que o IPCA do período, pois com o pagamento da 2ª parcela somente em novembro, haverá uma perda significativa.

Por que essa diferença no tratamento para com os trabalhadores, se todas são empresas estatais federais - ou seja, negociam sob o comando do DEST? Por que Serpro e Dataprev querem pagar menos do que o IPCA? Seria o velho jogo de começar bem rebaixado para depois chegar ao IPCA integral ou tem alguma outra razão? Lembremos que nossa categoria foi uma das poucas que teve, em 2009, acordo de dois anos e compensação total da greve.

Os trabalhadores da Embrapa e do setor elétrico estão em luta para avançar nas conquistas; assim como no Serpro e na Dataprev, os trabalhadores querem aumento real de salário e avanços nos benefícios. Somente a inflação (IPCA) é muito pouco para categorias que, ano após ano, sofrem com a desvalorização do salário. Na Embrapa, os trabalhadores lutam ainda contra o assédio moral e as recentes demissões, estas últimas também enfrentadas pelos trabalhadores da Dataprev.

A organização e a mobilização dessas duas categorias por melhores salários e condições de trabalho mostram a nós, do Serpro e da Dataprev, que a luta não será fácil. Também precisaremos pressionar e lutar por nossos direitos: melhores salários e condições de trabalho!

Serpro e Dataprev continuam a negar a negociação com os sindicatos do RS, BA, SE e SC

As direções das empresas, que não cansam de manifestar sua preferência em negociar com a federação, continuam a negar o direito legítimo de negociação com os sindicatos que se organizam na FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). Já prevíamos dificuldades, mas as empresas estão se superando e os trabalhadores têm dado a resposta a essa forma de atuação das empresas.

Fato Histórico, várias reuniões da federação com as empresas sem nenhuma consulta à categoria

A federação e os sindicatos aliados conseguiram mais uma proeza: não realizaram nenhuma assembleia deliberativa sobre a campanha salarial 2011, após as ditas mesas de negociação com as empresas. Surgiu a informação, através de sindicato que participa das mesas da Fenadados e Serpro, de que estariam tratando também da incorporação da FCT/FCA. Vamos ficar atentos, pois não aceitaremos mais "acordos" sem a participação dos  trabalhadores.

FNI, sindicatos e OLTs

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FNI e sindicatos entregam abaixo-assinado exigindo abertura das negociações com o Serpro

A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), OLTs e sindicatos entregaram na quarta-feira (22) o abaixo-assinado em que reivindicam mais uma vez que o Serpro negocie a pauta de reivindicações alternativa com os sindicatos do RS, SC, BA e SE.

VEJA AQUI
o ofício enviado ao Serpro junto com as assinaturas.

O abaixo-assinado foi passado aos trabalhadores da empresa nas regionais RS, DF, RJ, BA e SC. Foram coletadas centenas de assinaturas.

A boa adesão mostra que os trabalhadores do Serpro estão cansados de enrolação da empresa. Os trabalhadores querem SIM que a empresa atenda a reivindicação de boa parte da categoria e negocie a pauta alternativa.

É direito nosso que a empresa negocie nossa pauta com os sindicatos! Não abriremos mão!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OLT Serpro/DF solicita reunião com Serpro para tratar sobre o intervalo de 15 min na compensação da greve

A OLT/ Serpro de Brasília encaminhou ofício (veja AQUI) à direção da empresa em que requere uma reunião para tratar das questões acordadas junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Os assuntos são o intervalo de 15 minutos entre a jornada normal e a prorrogação da compensação e a situação dos trabalhadores que estiveram afastados por razões legais.

Será que o Serpro vai ignorar os trabalhadores desta vez também?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Todas as Estatais apresentaram proposta de IPCA, parcelamento somente no Serpro e Dataprev. Por que será?

Os trabalhadores da Embrapa, da Infraero e do setor elétrico já tiveram a proposta de IPCA integral e se preparam para entrar em greve ou paralisações. Essas empresas negociam sob o comando do DEST. Por que será esse jogo de cena que o Serpro e a Dataprev estão fazendo de oferecer IPCA parcelado? Enquanto isso os cargos de confiança não param de crescer.

Várias categorias importantes já fecharam acordos acima do INPC ou IPCA. É o caso dos metroviários de São Paulo e os trabalhadores de informática de São Paulo que tiveram 1,5% acima do INPC após julgamento de dissídio no TRT/SP.

Serpro mantém intransigência e não vai à mediação
  
O Serpro, reforçando sua postura de intransigência, continua arranjando desculpas para continuar negando a negociação e não foi à mediação na Procuradoria Geral do Trabalho do MPT. Quem quer negociar busca todas as possibilidades, mas não é esse o caso nem do Sepro, nem da Dataprev. Mais uma vez as empresas não escondem que têm preferência por "negociar" somente com os amigos.

O procurador Rogério perguntou se o Serpro já respondeu à OLT/DF sobre  os 15min descontados na compensação, mas infelizmente até agora os trabalhadores estão esperando a resposta!

A Fenadados compareceu na mediação para fazer seu papel de auxiliar na política das empresas. Chegou a contestar nossa informação que as assembleias do Rio de Janeiro e de São Paulo não repassaram procuração para a Fenadados negociar.

A que ponto chegamos!

A Fenadados, que está em minoria entre os trabalhadores do Serpro, tenta jogar a FNI e os sindicatos contra a categoria ao mentir que entramos com  dissídio coletivo. Mentira tem perna bem curta.

Estão preparando o pacto federativo 

Os sindicatos dirigidos pela Fenadados não estão chamando assembleias deliberativas nas duas empresas. Qual seria o motivo do receio de ouvir os trabalhadores? Estão esperando para levar o pacote pronto e fazer valer o Pacto Federativo?

Sabotagem de sindicalistas da BA contra os trabalhadores do Serpro

Alguns diretores sindicais da Bahia que não são do Serpro assinaram um documento elaborado em conjunto com a Fenadados que contém mentiras graves e foi entregue pela federação ao Procurador do MPT na mediação do dia 17/06. Esse documento tinha o intuito de desautorizar as deliberações dos trabalhadores do Serpro na Bahia e criar factóides na mediação. Já não há mais limite nas ações desses sindicalistas chapa branca; para defender as empresas, são capazes de oferecer a cabeça dos trabalhadores para garantir o teatro de suas “negociatas e privilégios”. 

Precisamos reagir aos entreguistas e a proposta rebaixada da direção do Serpro e Dataprev

Empresa e Fenadados querem a rendição da categoria, que não aguenta mais as propostas rebaixadas e o governismo. Mas isso eles não terão porque os trabalhadores não são bobos. As dezenas de exemplos pelo mundo e no Brasil mostram que é possível virar o jogo e para isso precisamos reforçar mais uma vez a nossa união.

FNI , sindicatos e OLTs

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SERPRO: Relato da assessoria jurídica dos sindicatos da FNI sobre a audiência no MPT

A leitura é muito importante!

VEJA AQUI na íntegra a ata da audiência no MPT ocorrida em 17/06/2011

Audiência no MPT
1- Os sindicatos reunidos na FNI  requereram duas mediações, através de representações dirigidas ao MPT, sendo uma em relação à DATAPREV e  outra destinada ao SERPRO.

2- A DATAPREV ainda compareceu a uma audiência, mas manteve sua intransigente posição de não negociar com os sindicatos independentes, preferindo a  Fenadados, apesar do direito legal e legítimo destas entidades terem assegurada a negociação coletiva.

3- O SERPRO  mantém a mesma intransigência e, na última audiência de mediação, na sexta-feira passada, 17/06, sequer compareceu ao MPT, alegando pasmem o fato dos sindicatos da FNI  haverem  requerido  também judicialmente a mediação, através de ação cautelar.

4- O conteúdo, portanto, do comportamento das duas empresas é o mesmo: a intolerância; a discriminação aos sindicatos em que as bases não aceitam a Fenadados; a intransigência de sempre.


5- As desculpas e pretextos, como visto, são variadas.

6- A DATAPREV alega que somente a Fenadados poderia negociar, o que é falso, seja porque esta federação não possui procuração dos sindicatos que integram a FNI, seja porque a negociação é constitucionalmente assegurada aos sindicatos de base.

7- O pretexto escolhido pelo SERPRO (a ação ajuizada pelos 4 sindicatos) é ainda pior, pois todos sabem que o fato de haver uma ação ajuizada não impede que haja a negociação coletiva, seja no MPT ou mesmo no Ministério do Trabalho. Muito pelo contrário, se houvesse a franca disposição de negociação, seria o caso de ir ao MPT e  acordar, inclusive, a retirada da ação cautelar, o que o advogado dos sindicatos da FNI, inclusive, manifestou perante ao MPT.

8- Por outro lado, NÃO SE TRATA DE DISSÍDIO, mas de apenas uma cautelar, REQUERENDO TÃO SOMENTE MEDIAÇÃO, o que os 4 sindicatos o fizeram simplesmente porque a audiência do MPT demorava muito a ser designada, o que de fato vem ocorrendo neste órgão, onde avaliamos que a tramitação de nossos pedidos está sendo muito lenta.

9- Por esta razão recorremos ao Judiciário o que, além de  ser um direito, em nada prejudica o andamento de outras mediações, como, em breve, pretendemos também ir à própria OIT (Organização Internacional do Trabalho) reclamar do comportamento antidemocrático de ambas empresas.

10- O que o SERPRO alegou para não ir a mediação é expressão do que vem fazendo desde o início da campanha salarial: RECUSANDO A NEGOCIAÇÃO COLETIVA AOS SINDICATOS INDEPENDENTES, PORQUE  FAZ UMA POLÍTICA DE PREFERÊNCIA EM RELAÇÃO A UMA DAS PARTES, A FENADADOS, PORQUE ESTA CONVÉM AOS SEUS INTERESSES NEGOCIAIS RESTRITIVOS. 

Este é o quadro que se apresenta, de mais cerceamento da negociação para os sindicatos independentes, contra o qual continuaremos recorrendo, valendo-se de todos recursos legais e legítimos.

Assessoria Jurídica da FNI

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Serpro busca desculpas para não negociar pauta alternativa

Hoje temos audiência de mediação na Procuradoria Geral do Trabalho - Ministério Público do Trabalho-MPT/DF. Será que os registros feitos na ata do dia de ontem significam a antecipação de alguma ação da empresa? Nós estaremos na audiência de mediação e esperamos que a empresa também compareça.

Os sindicatos da BA, RS, SC e SE entregaram sua pauta de reivindicações ainda em março para a empresa, antes da Fenadados. Desde lá o Serpro se nega a reconhecer a vontade dos trabalhadores destes estados e de tantos outros que não deram procuração para a Fenadados negociar em seu nome (que são a maioria dos trabalhadores do Serpro). Na verdade, federação e empresa querem fechar o acordo coletivo ao seu modo, e por isso se apressam a fazer mesas e deixar os trabalhadores de fora do processo.

Quem ajuizou Dissídio Coletivo?

As bases que construíram a campanha salarial alternativa não poderiam e não ficaram de braços cruzados esperando o barco correr. Agora aparece a Fenadados para repudiar novamente a vontade da categoria. Não queremos ajuizamento de dissídio e não fizemos isso. O que queremos é que o Serpro negocie, aliás já perderam muito tempo. Fomos ao MPT e ao Tribunal Superior do Trabalho/TST para buscar a mediação no sentido de avançar no Acordo Coletivo.

Projeto político partidário quem está levando adiante é a Fenadados e a empresa, ao fazerem uma negociação preferencial com somente uma das partes, passando por cima da decisão da maioria dos trabalhadores do Serpro. Basta de mentiras.

Queremos a verdade, só a verdade.
Negociação já!
As bases exigem que o Serpro respeite a convocação do Procurador Rogério e vá à mediação!

Sindicatos, OLTs e FNI

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalhadores da Dataprev/SP não repassam procuração ao SINDPD/SP nem à FEITTINF

Depois de não ter respeitado as deliberações da assembleia ocorrida em 24/02/2011, que não autorizou que a Fenadados representasse os trabalhadores da Dataprev/SP, o Sindpd/SP convocou uma nova assembleia para o último dia 03/06, que dentre outros pontos de pauta, constava a autorização para a diretoria do sindicato assinar acordo coletivo. Depois de um tempo enorme de "explicações", os diretores do sindicato começaram a dar informes sobre as negociações que estão acontecendo com a Fenadados e para dar corpo ao assunto, colocaram a PLR 2010 na pauta. 

Prontamente a representação da OLT esclareceu as informações equivocadas que foram passadas acerca da PLR 2010 e reafirmou que a assembleia de fevereiro não autorizou que o sindicato participasse das negociações com a Fenadados, mas sim com a comissão de negociação eleita na mesma assembleia (os membros da OLT) e que o sindicato insistia em desrespeitar a decisão dos trabalhadores.

A representação da FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática apresentou esclarecimentos a respeito do andamento das ações que exigem que a Dataprev negocie com os sindicatos e OLTs que se organizam através da FNI e lembrou mais uma vez que o Sindpd/SP foi convidado a fazer parte da campanha salarial alternativa, o que reforçaria nossas ações. Foi relatado que a iniciativa da Dataprev negociar somente com a Fenadados não tem base legal e significa uma preferência política. Por que será?

Depois que foi informado que no Serpro, o sindicato passou a procuração para a FEITTINF, que por sua vez, quarterizou os poderes para a Fenadados, o sindicato não teve outra saída que não fosse retirar o caráter deliberativo da assembleia, sendo que a autorização para as diretorias do sindicato e da FEITTINF assinarem acordo coletivo não foram aceitas nem votadas na assembleia.

Agora resta-nos aguardar os próximos passos e exigir que a Dataprev respeite as decisões dos trabalhadores, pare de negociar somente com os seus amigos e receba os sindicatos da FNI. 

E atenção: Na próxima sexta-feira, 17/06, tem audiência no MPT com o Serpro, mas com certeza os desdobramentos desta audiência repercutirão na Dataprev.

OLT Dataprev/SP e FNI

terça-feira, 14 de junho de 2011

SERPRO: SEXTA-FEIRA ÀS 15H TEM MEDIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL NO MPT EM BRASÍLIA

Depois de uma longa espera está marcada para esta sexta-feira (17/06), a audiência de mediação com a direção do Serpro no MPT (Ministério Público do Trabalho) em Brasília. Esta reunião foi pedida pelos sindicatos do RS, BA, SC e SE e OLTs que se organizam na FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) devido à intransigência da direção do Serpro em não negociar a pauta de reivindicações alternativa.

Quem decide a forma de negociar na campanha salarial são os trabalhadores e não as empresas. Ao optar por negociar somente com a Fenadados, o Serpro desrespeita a vontade da maioria dos trabalhadores em nível nacional, que não deram, em assembleia, autorização para a federação negociar em seus nomes. Com essa postura, a direção da empresa também mostra sua preferência política de negociar com a federação, o que é não é legal perante as leis e prova, mais uma vez, a relação estreita de interesses.

Por isso, colega, os sindicatos, OLTs e a FNI chamam os trabalhadores para uma mobilização em todo o país NESTA SEXTA-FEIRA (17/06), NO HORÁRIO DO ALMOÇO. Nesse dia vamos usar o bóton da FNI e fazer um apitaço em frente ao prédio do Serpro! Vamos mostrar à direção da empresa que estamos insatisfeitos com os rumos desta campanha salarial e que EXIGIMOS que a nossa pauta de reivindicações seja negociada.

Traga teu colega! Participe!

Boletim da FNI sobre campanha salarial do Serpro

110613panfletoserproaudienciampt

Os sindicatos, OLTs e a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) fizeram um boletim para atualizar a campanha salarial do Serpro.

VEJA AQUI o boletim.

O material traz informações sobre a audiência de mediação no MPT (Ministério Público do Trabalho) e demais informações.

Boa leitura!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dataprev, pare de demitir!

110609chargedemissoesdataprev

A FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), as OLTs e os sindicatos (Sindppd/RS, Sindpd/SC e Sindtic/SE) fizeram um novo boletim refutando as demissões realizadas pela direção da empresa.

VEJA AQUI o boletim.

Siga-nos no twitter: @fnialternativa

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MOÇÃO DE REPÚDIO contra a brutal agressão aos Bombeiros/RJ em luta por salário


O governador Sergio Cabral mandou prender 439 bombeiros no Rio de Janeiro, que com outros colegas ocuparam na noite de sexta-feira (03/06) o Quartel Central dos Bombeiros, com esposas e crianças, na cidade do Rio de Janeiro. Cedo da manhã do sábado (04/06), o BOPE invadiu o local usando bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo e prendeu 439 bombeiros. Uma criança de dois anos foi hospitalizada por ter inalado gás. A mobilização no quartel reuniu cerca de 2 mil trabalhadores.

Após quase um mês em greve, os bombeiros haviam suspendido a paralisação e aguardavam uma negociação com o governo por melhores condições de trabalho e reajuste salarial de R$ 950 para R$ 2.000, uma vez que recebem o piso mais baixo do país.

Todos nós trabalhadores que sabemos o significado da solidariedade devemos repudiar veementemente esse ato arbitrário e violento do governo do Rio de Janeiro. Os bombeiros prestam um serviço essencial à sociedade e de risco, por isso não podem receber salários aviltantes e trabalhar em péssimas condições.

Exigimos a imediata libertação dos presos e nenhuma punição aos bombeiros em luta; abertura de negociação, com o atendimento das reivindicações da categoria.

FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), sindicatos e OLTs

Mediação no MPT sobre a compensação da greve após denúncia da OLT Serpro/DF

Atendendo ao requerimento da OLT-SERPRO-DF feito em 19 de maio de 2010, a Procuradoria Geral do Trabalho (MPT), por meio do Subprocurador-Geral Rogério Rodrigues, promoveu no dia 02 de junho de 2011 uma Audiência de Mediação onde os requeridos SERPRO e FENADADOS se fizeram presentes. O objetivo da OLT com a mediação era o de acordar entre as partes a suspensão da compensação dos dias de greve. Após longo debate, a representação do SERPRO assumiu o compromisso de examinar a possibilidade de avançar nos seguintes pontos: 1 - contabilizar na compensação das horas da greve os 15 minutos de intervalo entre a jornada normal e a prorrogação de compensação; 2 – possibilidade de abono dos dias da greve para os trabalhadores afastados por razões legais.

Essa mediação foi fruto da denúncia da OLT-SERPRO-DF, protocolada em 24 de novembro de 2010, na Procuradoria do Trabalho da 10ª Região. Antes de iniciar o debate com a empresa, a FENADADOS pediu ao Subprocurador uma reunião preliminar sem a presença da empresa, e para nossa surpresa a Fenadados representada pelo seu presidente e o assessor jurídico tentou, insistentemente, desmoralizar e desqualificar a atuação da OLT, alegando que a mesma não detém legitimidade e nem representatividade legal para representar os trabalhadores do SERPRO do DF. No entanto, o Subprocurador entendeu que, embora a OLT não tenha representação legal (que é do sindicato) ela é legítima, pois está no ACT e foi eleita pelos trabalhadores por votação direta. Portanto pode sim denunciar acordos e requerer mediações.

Veja a ata de mediação AQUI.
Informações da OLT Serpro DF

SINDPD/RJ vai ao DF receber afagos do Diretor Presidente do SERPRO

Lealdade canina resulta em recompensas...
Coleg@s, 

já foram três mesas de negociação sem qualquer modificação na postura do SINDPD/RJ. Eles continuam ignorando solenemente os trabalhadores, não fazendo assembleia para deliberarmos sobre as mudanças já apresentadas para o ACT. Ou seja, eles acham que podem decidir por nós e não querem nos ter por perto. 

Enquanto eles não vêm nos dar satisfações eles viajam e se encontram com vários membros do Governo. Na última viagem, foram à posse da nova diretoria do SERPRO!!!! Não bastasse isso, o Coordenador do SERPRO no SINDPD/RJ ainda recebeu elogios rasgados do Diretor Presidente, mimo esse dado também ao Presidente da Fenadados. 

Com tanta intimidade exibida descaradamente, dá para acreditar que eles vão realmente nos defender perante a Empresa? 

Pela postura mostrada até hoje, ainda é bem capaz de eles montarem uma assembleia de fachada na sede do SINDPD/RJ em um horário totalmente inapropriado para nós. Esse tem sido o seu vício demostrado, o de excluir os trabalhadores das decisões, negando a palavra e a manifestação contrária às arbitrariedades deles. 

* Retirado do BLOG da OLT/Serpro RJ

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dataprev rejeita mais uma vez negociar a pauta dos trabalhadores e continua a demitir

Apesar de dizer que a negociação está aberta com todos os sindicatos, a Dataprev e sua diretoria, na figura do senhor Sérgio Basile agora com o cargo de coordenação geral de Relações do Trabalho e Responsabilidade Socioambientais, querem definir a pauta que os trabalhadores do RS, SE, SC e SP vão negociar.

O ofício (veja AQUI) encaminhado pela empresa, em resposta ao ofício (acesse AQUI) encaminhado pelos sindicatos da FNI, é mais uma afronta à inteligência dos trabalhadores.
A empresa sabe que são os sindicatos que têm o poder de negociação, mas se nega a negociar e com isso segue descumprindo a lei. Até quando a Dataprev e seus aliados vão empurrar essa situação com a barriga? 

Enquanto isso 
Demissões em plena campanha salarial. Fazia tempo que não se via em uma empresa pública. Isso é uma vergonha, além de ser uma verdadeira intimidação aos trabalhadores. É uma tragédia essa medida vinda de um governo que se diz dos trabalhadores. Seria bom perguntar para a categoria o que ela acha de tudo isso! Até agora a Fenadados e os sindicatos não tomaram nenhuma medida concreta e nem denunciaram esse gravíssimo fato. A única entidade nacional que vem se posicionando, mais uma vez, é a Aned, que em diversas notas tomou uma posição na defesa dos trabalhadores. 

Viagens para resolver nada ou mero turismo com o dinheiro do contribuinte
Bem aos moldes do presidente "mais querido" da Dataprev em toda sua existência, que adora passar em todas as regionais principalmente no período de campanha salarial, quem sabe para treinar nos auditórios aquilo que imaginamos ser a sua real vocação, o teatro. Só na semana passada para Porto Alegre foi uma comitiva de 10 pessoas, outros tantos em SC, mas sabemos que estão viajando pelo país para tentar convencer os trabalhadores e a direção do sindicato de que respeitavam as decisões da categoria. As palavras se foram com o vento, mas o concreto mesmo, que é realmente respeitar os trabalhadores, ainda estão nos devendo. 

Negociação já 
Por tudo isto, é necessário que a empresa revogue essas demissões arbitrárias e negocie com os sindicatos de SC, RS e SE a pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores destes estados. 

Fenadados mais uma vez passa por cima da decisão dos trabalhadores da Dataprev/RJ 
A empresa divulgou em 01/06 que 15 sindicatos repassaram procuração para a Fenadados representá-los nas negociações. O absurdo é que a diretoria sub judice do RJ encaminhou procuração para a Fenadados de forma completamente autoritária. Esse tema não foi deliberado e nem esteve na pauta da assembleia que aconteceu há vários meses. Já que de lá para cá nenhuma outra aconteceu, devem ter acertado com a “Ferradados” e a Dataprev entre quatro paredes. Os trabalhadores do RJ precisam urgentemente serem consultados sobre essa questão!

FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), sindicatos do RS, SC e SE e OLTs