Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Corte da liberação do Sindpd/SC pelo Serpro em Santa Catarina

Ministério Público do Trabalho/SC também é a favor da manutenção da liberação

Em audiência no MPT/SC em 23/03, solicitada pelo Sindpd/SC, que contou com a presença de representação do Serpro, foi tratado o tema do corte da liberação sindical realizado pela empresa. É evidente a retaliação realizada pela direção do Serpro a pedido da  Fenadados que não suporta a possibilidade de ter sindicatos que não concordem com suas posições. Essa é mais uma medida tomada para dficultar a organização dos trabalhadores na próxima campanha salarial que vem junto com os descontos em pecúnia da greve de 2009. É importante lembrar que essa mesma atitude foi tomada há dois anos, quando cortaram a liberação sindical do Sindppd-RS.

Com a leitura da ata é possível verificar que o MPT propôs manter a liberação sindical. (CLIQUE AQUI para ler a ata na íntegra)

É inadmissível que a direção do Serpro, que em boa parte é oriunda do movimento sindical e popular, tome medidas de retaliação do tipo que vem tomando a atual direção da empresa. No dia 01/03 o Serpro deverá levar uma reposta ao MPT sobre a manutenção da liberação sindical. Os trabalhadores de SC e de todo o país esperam que seja respeitada a livre organização sindical e mantida a liberação de direito da representação sindical do Sindpd-SC.

 Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Trabalhadores da Dataprev e Serpro estão indignados com a Fenadados e exigem campanha salarial com a participação dos sindicatos/OLTs

Nos dias 14 e 15/02, ocorreram várias assembleias da Campanha Salarial dos trabalhadores do Serpro e Dataprev. A Fenadados, com medo de perder a votação sobre o direito dos trabalhadores de decidirem sim ou não a procuração para a mesma, simplesmente tirou esse item da pauta das assembleias. Para piorar, queriam deixar votar somente quem fosse sindicalizado.

Mas a organização e mobilização dos trabalhadores foi mais forte e os trabalhadores exigiram nas assembleias que as empresas respeitem a sua vontade e que todas as representações sentem à mesa para negociar. A base não quer somente a Fenadados na mesa de negociação!.

Categoria começa a passar por cima dos acertos da Fenadados/empresas! 


No Serpro, além da BA, RS, SC e SE, que já haviam rejeitado a procuração para a Fenadados, PR e DF em suas assembleias também exigem o direito de votar sobre esse tema das procurações. No RJ a diretoria sub judice do Sindpd está dando golpes para tentar barrar a vontadade da categoria. Até seguranças contratados estavam no saguão do sindicato para barrar a entrada na assembleia.

Na Dataprev, com a experiência da greve de 2011 e a vitória da luta que passou por cima dos esquemas da Fenadados, os trabalhadores também fizeram a exigência de votação e a rejeição à procuração para a Fenadados foi deliberada pelos estados da PB, CE e SC, RS e SE, que, como já dito, haviam rejeitado a procuração.

É uma vergonha a ditadura sindical no RJ com direito a seguranças contratados na porta da Assembleia dentro do Sindpd!

No RJ o sindicato teve a ousadia de tentar barrar a votação sobre a procuração para a fenadados. Na assembleia da Dataprev os trabalhadores fizeram uma votação simbólica passando por cima da ditadura sindical da diretoria do Sindpd/RJ. Na assembleia do Serpro vários gerentes foram na assembleia para defender a Fenadados e não deixar os trabalhadores votar.

Em Fortaleza, a convite da OLT da Dataprev, participamos da assembleia para apresentar a proposta da FNI de que os trabalhadores não devem dar a procuração para a Fenadados. Defendemos que todas as entidades que representam a categoria, sindicatos/OLTs e federações devem participar do processo negocial e construir uma Campanha Salarial com mesa de negociação unitária e que busque avançar nas conquistas dos trabalhadores. A rejeição à procuração foi por ampla maioria.

Rastilho de pólvora - A indignação da Categoria contra a Fenadados


Onde as representações da FNI puderam participar das assembleias e falar com os trabalhadores, a decisão de construir novas formas de fazer valer a vontade da categoria foi uma constante. 

Trabalhadores querem União na Campanha Salarial e exigem mesa de negociação com a participação de todas as representações da Categoria. 


Precisamos fazer uma grande mobilização e fazer valer a nossa vontade. Não vamos deixar repetir o ano de 2011. Vamos começar já a exigir negociação com todas as representações da categoria. Nossa pressão e mobilização vai ser fundamental!

Principais bandeiras da Campanha Salarial Alternativa para 2012
Reajuste salarial em torno de 14% (IPCA + 5% de ganho real + 1,5% de ganho referente à 2009 e 1,5% referente à 2011);

Mesmo índice de reajustes do Sál. Mínimo;
Incorporação da FCT/FCA para os trabalhadores do SERPRO e do Adicional de Atividade para os trabalhadores da DATAPREV corrigidos pela Inflação;
Auxílio-creche escolar para o SERPRO e DATAPREV em R$ 852,14;
Redução da jornada de trabalho sem redução de salários e benefícios para 35h semanais a exemplo do judiciário federal.
Não temos Pacto Federativo. Um Trabalhador, um Voto!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DESCONTOS DA GREVE DE 2009 NO SERPRO - Sindppd/RS buscará na justiça sustar esse prejuízo aos trabalhadores

Tendo em vista o fato de que o tema ainda não se esgotou na justiça, pois havia uma liminar de 2009 que impedia os descontos, a assessoria jurídica do Sindppd-RS buscará judicialmente sustar esse desconto até que se tenha uma decisão final sobre o tema. É importante lembrar que o acordo assinado pela Fenadados e empresa, sem o aval da categoria não previu desconto em pecúnia. Essa notícia do desconto apareceu exatamente um dia após as assembleias convocadas pela Fenadados que, com certeza, já sabia dessa medida tomada pela empresa.
 
A greve de 2009 foi uma das mais longas (28 dias) e fortes dos trabalhadores do Serpro e também uma das maiores traições feita pela Fenadados em conjunto com a direção da empresa/governo. Nessa greve houve apenas uma mesa de negociação e a direção da federação não tomou nenhuma medida no sentido de buscar uma saída para o impasse no MPT, TST, etc. Quando alguns estados (RS, SC, PR, BA) buscaram mediação no TST, a Fenadados se recusou a aceitar os encaminhamentos da categoria que queria julgamento do dissídio e fez todos os terrorismos possíves para derrotar os trabalhadores. A Fenadados chegou ao cúmulo de não aceitar levar para análise dos trabalhadores a proposta da mediação do TST que previa acordo de um ano, ganho real, etc.
 
Essas duras lições foram aprendidas pelos trabalhadores da Dataprev que, em 2011, deram o troco derrotando a direção da Fenadados e empresa, impondo uma outra saída para a sua greve também de quase um mês.
 
Para além de buscar sustar o desconto em pecúnia, vamos começar a campanha salarial de 2012 com todo o gás e exigir o que é nosso. Vamos dar um basta em quem trai a categoria e botar nosso bloco na rua.
 
Sindppd-RS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Por uma Campanha Salarial Unificada com mesa única de negociação

Nesta terça-feira acontecerão assembleias da Campanha Salarial. Todos os trabalhadores tem o direito a exigir uma votação para decidir se querem ou não dar procuração para a Fenadados, ou se querem eleger comissões de negociação com Sindicatos, OLTs ou representantes de base. Importante é saber que a Constituição Federal dá essas garantias e que a persistência e luta  pode mudar muitas "regras pré-estabelecidas"

Acreditamos que a grande maioria dos trabalhadores, alguns sindicatos e muitas OLTs  crêem que é possível construir ações comuns respeitando a existência de vários pensamentos e opiniões. Por isso, propomos que os colegas que concordarem apresentem em suas assembleias o documento abaixo que sintetiza a construção de uma organização unitária que respeite os trabalhadores e suas deliberações.
É muito importante que esse texto abaixo seja lido e se possível votado nas assembleias de todo o país.


Por uma Campanha Salarial Unificada com mesa única de negociação

Existe em nossa categoria, assim como ocorre com outras categorias de trabalhadores, uma realidade onde se verifica a diversidade de opiniões e posicionamentos quanto a condução das Campanhas Salariais, especialmente nas empresas Serpro e Dataprev. Tendo em vista essa realidade, os sindicatos do Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, diretores sindicais da Bahia e dezenas de representações de OLTs propõem a realização de uma Campanha Salarial Unificada que contemple a representação de todos os sindicatos, independente de suas filiações à federações ou centrais sindicais, conforme o fazem outras categorias como petroleiros, trabalhadores de correios, aeronautas etc. Acrescentaríamos também na representação dos trabalhadores da Dataprev, a Associação Nacional dos Trabalhadores da Dataprev (ANED).

Propomos também uma mesa de negociação única, conduzida de forma DEMOCRÁTICA, que respeite as deliberações dos trabalhadores em suas assembleias. O cerceamento imposto hoje à representação de vários estados e todas as ações que isso produz pelas vias políticas e judiciais não colaboram com a campanha salarial e desviam esforços que poderiam estar direcionados em favor de avanços nas conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev.

 
Texto proposto pelos Sindicatos, OLTs e trabalhadores que constroem a FNI

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Onde foi parar a democracia?

A Fenadados quer impedir os trabalhadores de decidirem quem vai lhes representar. Exija seus direitos!
 
Nesta terça, no Serpro, e na quarta-feira, na Dataprev, acontecerão assembleias da Campanha Salarial dos trabalhadores e já começaram as tentativas de dificultar a participação e a decisão da categoria por parte da Fenadados/sindicatos.

Com medo de perder a votação sobre a procuração, a Fenadados achou um jeito de evitar o risco, tirando este item da pauta das assembleias. Em todas as assembleias, na semana de véspera do carnaval, os sindicatos, orientados pela federação, não colocaram no edital o item da votação sobre a procuração para a Fenadados representar os trabalhadores (com exceção do Pará). Nenhuma explicação que irão inventar justifica tal medida. A Fenadados, com medo dos trabalhadores, resolveu decidir sozinha.

Votação da Procuração sim!

Vamos exigir que leiam o edital de convocação no ínicio da assembleia. Mesmo se não estiver no edital o item que trate da procuração, é um direito exigir a votação da mesma e exigir também que conste em ata. O poder de negociação é dos sindicatos/comissões de negociação, já que isso está previsto na Constituição Federal e são as assembleias que podem, ou não, dar poderes para entidade de instância superior.

A federação está usando o argumento do Acórdão resultante do julgamento do dissídio da Dataprev. Esse julgamento  não dispensa expressamente as procurações, até porque a contestação da própria FENADADOS é com base exatamente nas procurações que possuía. A federação representa sindicatos e não suas bases. Por isso, não podem proibir os trabalhadores de votar sobre essas procurações nas assembleias.


Vejam que a Fenadados criou mais três federações. Então eles não são os únicos. Porque não divulgam isso?

Empresa e Fenadados não toleram ver sindicatos independentes defendendo os interesses dos trabalhadores de todo o país, como aconteceu na conciliação no TST na greve do Serpro em 2009 e da Dataprev em 2011.

Pauta de reivindicações - Itens fundamentais
- Reajuste em torno de 14% (Perdas do ano, aumento real para 2012);
- Auxílio Creche/Escolar para o Serpro de R$ 852,14 e para a Dataprev 60% do nível 1 da tabela salarial;
- Incorporação da FCT/FCA (Serpro)
- E na Dataprev incorporar o Adicional por Atividade com reajuste desde 2009.


A Fenadados, depois de dois anos sem ganho real e sem PPLR, quer pedir menos de 10% de índice de reposição salarial. Será que isso é para facilitar a vida das empresas?

Na campanha salarial da Dataprev a federação só quer discutir os itens conômicos, deixando de lado todas as outras cláusulas.
A decisão do TST  determinou  que a sentença normativa vigore a partir de 1º de maio de 2011 e tenha validade por um prazo máximo de quatro anos. Como é regra do TST, a federação quer se aproveitar desse argumento para decidir sozinha, não tratando dos outros itens do acordo coletivo.

Não está proibido sob hipótese nenhuma  a negociação de todos os itens, mas se a Fenadados deseja se acomodar por quatro anos, ela não pode decidir isso pelos trabalhadores. Quem deve decidir é a categoria! E nós entendemos que lutar para avançar é um direito dos trabalhadores!

Criação de um Fórum Nacional de negociação

Queremos levar para a categoria a proposta de que seja formado um Fórum Nacional de Negociação com todos os sindicatos e entidades nacionais representados. O que não pode é a Fenadados continuar sozinha negociando sem representar a vontade da categoria. Isso é exclusão!
  
Chega de traição! Há mais de dez anos isso vem acontendo. É preciso saber que nossa organização pode demorar um pouco, mas os fatos demonstram que estamos certos e dentro da Fenadados não tem espaço para quem quer lutar em defesa dos trabalhadores e das empresas públicas.

Importante

Abaixo, o link do edital do Pará que prevê votar a procuração. Por que esse item somente no Pará e não nos outros estados?http://www.sindpdpa.org.br/framework/view/upload/File/modelo%20site.pdf

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nas sombras: denúncia grave ainda sem explicação por parte da Direção subjudice do Sindpd/RJ

Chegaram denúncias na última quinta-feira à essa OLT/RJ dando conta de que o SINDPD/RJ fará uma assembleia para mudança do seu estatuto, mas não se conhece o edital de convocação se é que ele existe!
Essa assembleia seria nessa segunda, dia 13/02 e fora do prédio do sindicato.
Acontece que não há informação de nada disso no site do SINDPD/RJ e nem foi divulgado por e-mail, como costumamos receber.

Não basta ter divulgação em jornal ou diário oficial. É o que diz o próprio estatuto do SINDPD/RJ:

ARTIGO 14 – A ASSEMBLÉIA GERAL SERÁ SEMPRE CONVOCADA MEDIANTE EDITAL PUBLICADO NO BOLETIM DA ENTIDADE, DISPONIBILIZADO EM SUA PÁGINA NA INTERNET, AFIXADO NA SEDE, NAS DELEGACIAS SINDICAIS, NOS QUADROS DE AVISO DAS EMPRESAS, E ENTREGUES ÀS COMISSÕES OU REPRESENTANTES SINDICAIS. (Grifo nosso)

A categoria precisa saber se isso realmente vai acontecer, porque a mudança de estatuto de uma entidade que não é amplamente divulgada para os seus associados teria que propósito? Simplesmente essa alteração não pode ocorrer sem uma divulgação geral para a categoria e em especial para seus associados. Não acreditamos que o SINDPD/RJ tenha algo a esconder da sua categoria.
Precisamos ser informados, consultados e respeitados!!!

Estamos tentando averiguar a veracidade desses relatos. O SINDPD/RJ não vai se posicionar?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sindicatos e Fenadados preparam manobras descaradas nas próximas assembleias. Não permita que isso aconteça!

Novamente não querem deixar os trabalhadores decidirem se querem dar a procuração para a Fenadados negociar em seu nome. Nas próximas assembleias (SERPRO no dia 14/02 e DATAPREV no dia 15/02) sindicatos e Fenadados vão armar manobras descaradas.
Porque essa falta de democracia?
Fazem tudo errado, traem a confiança dos trabalhadores, não realizam assembleias para organizar as ações da categoria e ainda querem proibir os mesmos de decidirem sobre os seus destinos.

Que feio!

Assembleias realizadas às vesperas do carnaval, sem dar conhecimento da pré-pauta.


Tudo isso está sendo feito para proteger as direções das empresas.

A campanha salarial é de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, mas eles querem decidir por você!

Veja e compare a pauta do Edital do Sindpd/RJ de 2011 e do Edital de 2012 que estão abaixo.

Esse deverá ser um modelo qeu usarão nos demais estados para as duas empresas!

E tem mais manobras:

Emendaram um novo texto no 1º item da asssembleia que nunca havia aparecido dizendo o seguinte: "Conforme regimento interno distribuído pela FENADADOS".
O que isso significa? Que regimento interno é esse? O grifo é nosso.
Você vai deixar que tirem o teu direito de decidir?

Vamos todos à assembleia!!

A Campanha Salarial é dos trabalhadores e não de um pequeno grupo de sindicalistas.


Pauta do Edital da assembleia de 2011 encaminhado pelo Sindpd-RJ
1. Eleição de delegados para a Plenária Nacional da Campanha Salarial 2011/2012, conforme regimento interno distribuído pela FENADADOS;
2. Discussão e aprovação da Pauta de Reivindicações (minuta) a ser apresentada à empresa (Serpro);
3. Autorizar a Plenária Nacional de campanha, através de seus delegados, a aprovar e consolidar as Pautas de Reivindicações enviadas pelas assembleias estaduais, unificando-as;
4. Desconto assistencial.


Pauta do Edital da assembleia de 2012 encaminhado pelo Sindpd-RJ
1. Eleição de delegados para a Plenária Nacional da Campanha Salarial 2012/2013, conforme regimento interno distribuído pela FENADADOS;
2. Discussão e aprovação da Pauta de Reivindicações (minuta) a ser encaminha à Plenária Nacional da Campanha Salarial;
3. Desconto assistencial. 


OLTs, sindicatos e FNI

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PATRIMÔNIO DO PAÍS ESTÁ À VENDA

Há bem pouco tempo foi lançado um livro denunciando as privatizações dos governos do PSDB que entregou boa parte do patrimônio brasileiro para grandes monopólios e oligópólios transnacionais e nacionais. Agora estamos assistindo a forte retomada do mesmo projeto privatista, apenas com cores um pouco diferentes para parecer mais simpático. O pano de fundo é o mesmo: entregar atividades rentáveis para os tubarões saciarem sua sede por lucro.
É bom lembrar que quando eles "quebrarem", por serem muito grandes, vão voltar a pedir dinheiro público para salvar seu apetite voraz.

CLIQUE AQUI para ler a matéria da Coordenadora do Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, sobre a Privataria do PT. Vale a pena!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TRABALHADORES DA DATAPREV/SC E SERPRO/SC DECIDEM POR UNANIMIDADE NÃO REPASSAR PROCURAÇÃO PARA A FENADADOS.

A Campanha Salarial é dos Trabalhadores e Sindicatos de Base!


As direções das empresas, a mando do Governo Dilma, vão continuar na sua política de arrocho salarial e tentativa de retirada de direitos históricos dos trabalhadores. Vai ser preciso muita disposição de luta e organização independente dos trabalhadores para barrar essa política.
Reunidos em assembléia, os trabalhadores de Santa Catarina da DATAPREV e do SERPRO, deliberaram por unanimidade não repassar a procuração para a FENADADOS. Cansados das traições da Federação, que agora em conluio com a direção do SERPRO cortou a liberação sindical do SINDPD/SC nesta empresa, em uma clara atitude antissindical, os trabalhadores decidiram por controlar diretamente a campanha em conjunto com os sindicatos de base, as OLT’s e comissões de base. Não podemos mais dar um voto de confiança para quem faz o jogo da empresa e do governo!


Um Chamado aos Trabalhadores da Dataprev e do Serpro: Não Repassar a Procuração para a Fenadados!


Para quem ainda tinha dúvidas, a FENADADOS mostrou todo seu governismo e incapacidade de organizar a luta durante a greve da DATAPREV em 2011. Ficou a campanha salarial inteira fazendo jogada ensaiada com a direção da empresa e o Governo Dilma, e quando a greve saiu, a seu contragosto, os trabalhadores puderam perceber que o compromisso dessa federação não era com a luta ao fazer ameaças, terrorismo e inventar mentiras para enfraquecer a mobilização. Apesar de tudo, a greve ainda arrancou mais do que a empresa disse que podia conceder no julgamento do dissídio no TST, tudo porque os trabalhadores se organizaram de forma independente. No SERPRO, depois do acordo de dois anos em 2009 com o desconto dos dias parados e o sentimento de derrota imposto pela empresa junto da federação, o novo acordo costurado pela direção do SERPRO e a FENADADOS se limitou a repor a inflação e nada mais.


A FENADADOS segue os mesmos passos do sindicalismo da CUT (Central Única dos Trabalhadores), central sindical a qual é filiada e mantém relações diretas com o Governo Federal, que ao invés de jogar no time do trabalhador joga no time dos patrões e governos. Hoje é uma necessidade para fortalecer a campanha salarial manter a independência não só da direção das empresas e do Governo, mas também da FENADADOS/CUT. Não é possível construir o novo preso ao velho!


Construir a Campanha Salarial Alternativa


Nos dias 14 e 15 de janeiro, no Rio de Janeiro, contando com representações de base, das OLT’s e sindicatos, ocorreu a Plenária da FNI. Nela foi dada a largada da construção da campanha salarial alternativa que vai organizar os trabalhadores de forma independente.
Nas assembléias da DATAPREV/SC e do SERPRO/SC ocorreu o debate sobre as pautas mais sentidas pelos trabalhadores e se aprofundou os debates iniciados na Plenária da FNI. Não existe mágica para garantir as conquistas e direitos! Só a mobilização independente dos trabalhadores é que pode arrancá-las!


Eixos Econômicos:
Chega de Arrocho! Reajuste salarial em torno de 14% (IPCA + 5% de ganho real + 1,5% de ganho referente à 2009 e 1,5% referente à 2011)!
Incorporação da FCT/FCA para os trabalhadores do SERPRO e do Adicional de Atividade para os trabalhadores da DATAPREV corrigidos pela Inflação!
Auxílio-creche escolar para o SERPRO e DATAPREV em R$ 852,14;


Eixos Gerais:
Nenhuma retirada de direitos e conquistas!
Redução da jornada de trabalho sem redução de salários e benefícios para 35h semanais a exemplo do judiciário federal!


Eixo Saúde
Melhoria e construção de alternativas para a promoção e cuidados da saúde dos trabalhadores!


SINDPD/SC

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Assembleias devem negar procuração para a Fenadados. Eles não nos representam!

Nos próximos dias deverão acontecer em todo o país as assembleias da Campanha Salarial de Serpro e Dataprev. É fundamental que os trabalhadores digam não a procuração para a Fenadados, pois ela não representa os interesses dos trabalhadores e sim das direções das empresas.
Os trabalhadores da Dataprev/SC não repassaram procuração par a Fenadados. SC foi o estado que iniciou a grande greve em 2011 que derrotou a intransigência da direção da empresa. No RS aconteceu o mesmo. As assembleias aprovaram procuração para os sindicatos/Comissão de Negociação lhes representar.
No Serpro BA, RS e SC também já foram realizadas as assembleias que votaram democraticamente procuração para os sindicatos/OLTs representar os trabalhadores.

Porque não repassar procuração para a Fenadados

- Muitos anos de desrespeito e traição aos interesses dos trabalhadores
- Falta de democracia. Não fazem nem asssembleias para tentar impedir os trabalhadores de decidir.
- Chegaram ao cúmulo de evitar acionar a empresa judicialmente para reaver direitos dos trabalhadores. Ex plano de saúde do Serpro e concurso fraudulento na Dataprev
- Não cumprem sua obrigação de organizar as formas de mobilização dos trabalhadores.
- Sem as procurações a Fenadados ficará terá dificuldade de enganar a categoria.
- Você não é obrigado a dar procuraçào para federações etc.

Dê procuração para quem você pode fiscalizar!


Vote em assembleia a procuração para os sindicatos e comissões de negociação. Isso está previsto na Constituição.  

A greve da Dataprev de 2011 e o exemplo de que os sindicatos podem negociar

A força da mobilização pode tirar as empresas da intransigência. A greve da Dataprev demonstrou isso quando os sindicatos que participam da FNI, mesmo contra a vontade da empresa e da federação, participaram da mesa de conciliação. Essa participação foi fundamental para defender as reivindicações da categoria.

Principais itens da Pauta de revindicações já aprovados em SC e RS


Correção salarial - 14% aproximadamente, pois ainda falta fechar as perdas de Fev, Mar e Abril. É o mesmo indice de reajuste do salário mínimo.
Incorporação da FCT/FCA no Serpro.
Incorporação do Adicional Atividade na Dataprev com correção desde 2009
Auxílio creche e escolar - Dataprev 60% do menor nível da tabela de cargos e salários
Auxílio creche e escolar - Serpro no valor de R$ 852,14
Saúde - Melhoria e construção de alternativas para a promoção e cuidados da saúde dos trabalhadores.
 

FNI sindicatos, olts e trabalhadores.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fenadados não surpreende mais ninguém e assemelha-se ao BBB!


Agora, em conluio com o Serpro, cortou a liberação sindical do Sindpd/SC

A Fenadados, que deveria ser uma representação dos trabalhadores, investiu mais uma vez contra a organização sindical. A última ação ocorreu na segunda-feira(30/01), quando enviou um ofício cortando a liberação sindical do Sindpd/SC. Na Dataprev a liberação sindical se dá através dos sindicatos, mas, no Serpro, a Federação conseguiu escrever no Acordo Coletivo que é deles o controle dos pedidos de liberação.

Fica claro que é uma jogada ensaiada entre empresa e federação. São 28 liberações ao todo e eles usam em torno de 15. Isso demonstra o medo que eles têm da organização independente dos trabalhadores. Agora que começamos mais uma Campanha Salarial, empresa e fenadados voltaram a disseminar novamente que só a Federação tem o poder de representar os trabalhadores. Mas quem barrou o concurso fraudulento da Dataprev? Quem  tem combatido os principais ataques que a empresa está fazendo na questão da Geap? Quem tem defendido bravamente a manutenção das atuais condições do plano de saúde no Serpro? Quem foi ao TST defender os trabalhadores na greve do Serpro em 2009 e da Dataprev em 2011? Todos os temas eram nacionais.

A resposta a essas perguntas é simples: com a participação fundamental dos trabalhadores os sindicatos independentes  organizados na FNI estiveram à frente de todas essas discussões. E porque então ainda não fomos recebidos pela empresa para negociar? Porque a federação e a empresa atuam em conluio contra os interesses da categoria e tentam barrar, de todas as maneiras, a vontade dos trabalhadores de saírem vitoriosos nessa luta.

A Federação se sente dona do Acordo Coletivo conquistado na luta dos trabalhadores e acha também que tem o direito de manipular as liberações sindicais como lhes convier. Para se ter uma ideia, somente em Brasília liberaram quatro "sindicalistas", sendo dois deles empresários que, no período da liberação do trabalho, cuidam de seus negócios.

Gente que faz a Fenadados

Quem compõe e defende a Fenadados são pessoas como os sindicalistas da PB, que entraram com uma ação contra a Associação dos Empregados por ter defendido os trabalhadores em ação judicial; Como os sindicalistas do RJ, que tentaram impedir a fala de colegas de SC que foram na assembleia do Rio relatar sobre a sua greve; Sindicalistas como os do Serpro/RJ, que foram recebidos por mais de duzentos trabalhadores com nariz de palhaço por não respeitarem as deliberações de Assembleia; Sindicalistas como os do DF, RJ e  SP, onde estão as maiores bases do Serpro e da Dataprev, que resolveram repassar a procuração para a Fenadados, mesmo sem a terem aprovado em assembleia, bem como sindicalistas empresários liberados pela Fenadados para cuidar dos seus "negócios". Esta também na conta da Fenadados os votos ilegítimos que deram a vitória para a atual direção sub-judice do Sindpd-RJ. Essa situação foi articulada diretamente pela presidência da federação.

Somente os trabalhadores podem surpreender nesse jogo armado entre empresas e federação!

Devemos estar atentos a outros golpes em andamento. Eles estão se sentindo seguros e cada vez mais comprometidos com a direção das empresas. Somente os trabalhadores podem surpreendê-los, dizendo NÃO às procurações da Fenadados e exigindo que os seus sindicatos, por meio das comissões de negociação eleitas em assembleia, os representem. Isso deve se dar através de um Fórum de Negociação, onde todas as entidades representativas dos trabalhadores (sindicatos/comissões de negociação, federações, etc) possam estar representadas. 

Sindicatos, OLTs e FNI