Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fenadados negocia dias parados de mobilizações que não organizou. Serpro exige compensação integral

Em uma negociação de faz de conta na tarde dessa quarta-feira (25/9), a direção do Serpro e a Fenadados não avançaram em nada na negociação dos dias parados durante a campanha salarial 2013/214. Conforme registrado pela Fenadados na ata da 8ª Mesa de Negociação entre as duas partes: (http://www.fenadados.org.br/artigo/ver/id/4367/0/dias_parados__serpro_se_mantem_intransigente_e_determina_compensacao_integral). 

Chama a atenção que a Fenadados esteja tratando do abono de paralisações que não mexeu um único dedo para que acontecessem. Praticamente, todas as mobilizações feitas durante a campanha salarial para pressionar a direção do Serpro a avançar nas negociações foram organizadas pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática), OLTs parceiras e os estados de Pernambuco e do Pará. A Fenadados, inclusive, fez manobras para esvaziar esses protestos.

É esperado que a federação, que fez de tudo para evitar “atritos” com a direção do Serpro e com o governo federal durante a campanha, não se esforce em evitar que os trabalhadores sejam penalizados. Afinal, se fosse por ela, não teriam acontecido as mobilizações, visto que em alguns estados seus sindicatos não realizaram sequer assembleia com os trabalhadores.

A direção do Serpro na ata, diz hipocritamente que “as horas paradas implicam em interrupção dos trabalhos em andamento, ocasionam impactos para a empresa e fazem com que o SERPRO busque meios e condições para garantir a continuidade dos trabalhos e o atendimento das demandas e serviços a seus clientes e à sociedade como um todo". As dezenas de assessores da diretoria e mais as trocentas caixinhas criadas para os amigos não fazem mal para a sociedade, mas a luta dos trabalhadores faz um mal terrível!

E o que faz a federação, perante a mais uma afronta da direção da empresa? Diz: “A representação dos/as trabalhadores/as espera que a empresa repense sua postura intransigente e, que até a data prevista para a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, apresente uma nova solução que não seja a compensação de 100% dos dias parados”. Somente fica na espera. Não organizou os trabalhadores para se mobilizarem, nada. E ainda mantém a data para assinatura do acordo coletivo. 

A FNI já comentou que nenhum sindicato ou federação minimamente confiável marcaria data de assinatura de acordo coletivo sem, antes, tratar das paralisações. Mas estamos falando de confiabilidade - coisa que os sindicalistas da Fenadados, que há tempos não representa os trabalhadores, não têm.

O que farão os sindicatos filiados à Fenadados cujas bases fizeram paralisações, e que participaram como observadores nesta reunião de "negociação"? O que a base desses sindicatos fará? O que faremos todos nós, trabalhadores, que não aguentamos mais tantas traições; puxadas de tapete; desrespeito à decisão da maioria, que rejeita propostas da empresa, mas que a federação aceita?

Mais uma vez, a direção do Serpro e a Fenadados tentam calar os trabalhadores, como fizeram na greve de 2009. Continuaremos aceitando isso novamente, colegas?

É hora de começar a preparar uma mudança profunda nas ações para as campanhas salariais. Se os trabalhadores não enfrentarem esses grupos encastelados, vamos seguir chorando o leite derramado, e eles rindo da cara da categoria. Comece pela organização e fortalecimento das OLTs, por reunir os colegas interessados em mudanças, por assembleias e reuniões na empresa, por questionar e enfrentar o sindicato - se ele não estiver com os trabalhadores.

É preciso dar um basta!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Fatos novos no MPT da Bahia sobre a PPLR de 2012 do Serpro

Divulgamos, abaixo, a ata da audiência de mediação entre a OLT Serpro/Bahia e a direção do Serpro sobre o não pagamento da PPLR 2012. A OLT havia denunciado a empresa ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conforme a ata, o Serpro terá que apresentar proposta ou justificativa por não ter apresentado a contraproposta de PPLR aos trabalhadores. Já a OLT encaminhou a proposta elaborada em 2012.








OLT Serpro/BA

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Não ao acordo com o Serpro contra a vontade dos trabalhadores! Nenhuma punição aos trabalhadores que paralisaram!

Como já havíamos noticiado, a Fenadados passou por cima da decisão dos trabalhadores da maioria dos estados, que rejeitaram a proposta do Serpro, e já marcou a data da assinatura do acordo. Com isso, de forma ainda mais absurda a federação está passando por cima da paralisação – que aconteceu inclusive em sindicatos filiados a ela - de mais de 4 dias. Nenhuma entidade da categoria, que tenha o mínimo de seriedade, marcaria data de assinatura de acordo sem antes ter uma solução para as paralisações. É mais um ataque que está sendo patrocinado pela Fenadados às custas do suor da categoria, que em 2013 conseguiu se mobilizar e arrancou o pequeno, mas importante reajuste real de 1%.

A assessoria jurídica da FNI e dos sindicatos vem analisando todas as hipóteses de iniciativas jurídicas frente às medidas absurdas tomadas pela Fenadados e pela maioria do sindicatos a ela filiados. Mas as saídas possíveis são muito lentas e complexas, e necessitariam de uma ação também por dentro dos sindicatos filiados - infelizmente, não estamos vendo, até o momento, disposição deles para isso. Novamente, o que está sendo encaminhado em comum acordo pela federação e pela direção do Serpro tem um único sentido: o de atacar os trabalhadores, que lutaram para que não se ousem se levantar novamente, exatamente como aconteceu em 2009.

Ação das OLTs e sindicatos em defesa dos trabalhadores que lutaram

Chamamos a todas as OLTs e aos sindicatos que prezam minimamente pela dignidade da categoria, a fazer notas e ações exigindo que não haja nenhuma punição aos trabalhadores que lutaram. Está marcada nova reunião para o dia 25 de Setembro entre a Fenadados e o Serpro, e precisamos mostrar que não estamos de acordo com o que está acontecendo. Não importa que estados paralisaram ou quem não paralisou; o que importa que é não podemos aceitar o que está sendo feito com nossos colegas trabalhadores. Não vamos deixar que aconteça o mesmo que em 2009!

Enquanto isso, trabalhadores de várias categorias, como bancários e trabalhadores dos Correios, fazem mobilizações e greves em todo o país. Já a Fenadados, opta por se juntar aos sindicatos e federações pelegas, para não expor a direção do Serpro.

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fenadados aceita proposta da direção do Serpro. Seguiremos juntos aos trabalhadores!

Faz poucas horas que a Fenadados publicou a informação de que seu comando deliberou pela aceitação da proposta do Serpro. Essa decisão já estava tomada, mas somente hoje foi publicada para não criar problemas para a chapa da situação ao sindicato do Rio de Janeiro. A eleição está acabando hoje.

Essa decisão de aceitar a proposta da empresa vai contra a decisão dos trabalhadores do Serpro, que na maioria dos estados rejeitaram a proposta da empresa e decidiram pelo dissídio coletivo de natureza econômica - como havia sido proposto pelo Serpro ao chegar a um impasse na negociação. Essa decisão foi tomada, inclusive, passando por cima da decisão de estados filiados à Fenadados.

A traição da federação é tão grande que, sem nenhum escrúpulo não houve publicamente  nenhum ajuste sobre as horas de paralisação, colocando mais uma vez na bandeja, para o Serpro, a cabeça dos trabalhadores.

Os colegas de PE e especialmente o Sindpd/PE, que lutou com a gente, não podem deixar barato essa situação, pois juntamente com os colegas de SC foram os que mais paralisaram. RS, BA e PA também participaram de algumas dessas mobilizações.

A ruptura com estes atos é fundamental, pois os sindicatos que aceitarem mais um golpe, novamente, terão dificuldade em arranjar argumentos para representar de verdade a categoria.

Nós, trabalhadores, e o Sindppd/RS temos a convicção de que fizemos muito para chegar onde estamos, pois se dependesse da federação não teríamos caminhado até aqui e criado toda essa crise que obrigou a Fenadados a tomar essa medida de força contra a decisão dos trabalhadores.

Nos próximos dias, realizaremos assembleia para tratarmos, em conjunto, sobre essa situação.

Continuaremos juntos com os trabalhadores do Serpro de todo o país para novas ações em defesa dos interesses da nossa categoria. 


Sindppd/RS