Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ABAIXO-ASSINADO: Retirada imediata das punições aos colegas do Serpro/Santa Catarina

1
Colegas que trabalham em empresas de TI (ATIVOS OU APOSENTADOS), especialmente a família Serpro, desejamos contar com sua adesão em massa a este abaixo-assinado. A fim de reforçar o pedido a atual gestão do Serpro que retire imediatamente as punições aos colegas do Serpro/Santa Catarina.
Como assinar o abaixo-assinado.
1)      Ler o conteúdo do abaixo assinado dando um clique em RETIRADA DAS PUNIÇÕES – SERPRO/SC.
2)      Se concordar, preencher os dados dando um clique em ASSINAR.
3)      Por medida de segurança/credibilidade sua assinatura somente será efetivada quando você acessar seu email (preenchido nos dados do abaixo-assinado) e  confirmar sua adesão.

Abaixo, cópia de uma das punições:
advertencia+greve_2014_07_17_11_(copia+generica)+(1)
Os colegas que utilizam facebook, podem ler/assinar por lá e compartilhar com seus amigos.


Notícia retirada do blog da OLT Serpro/RJ

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Trabalhadores do Serpro e da Dataprev retomam mobilizações. As atividades da campanha salarial continuam nesta semana!

Nos dias 23 e 24/07, os funcionários da Dataprev e do Serpro realizaram paralisações em diversos estados, para marcar as mesas de negociação que aconteceram nas mesmas datas e retomar as mobilizações da campanha salarial.

Na Dataprev, na quarta-feira, trabalhadores de SC e do SE paralisaram por 2h. No Serpro, na quinta, os colegas pararam em SC, no RS, BA, SE, PE e PI. A FNI e entidades parceiras estiveram firmes nessa rodada de mobilizações. No PR e em MG as paralisações serão nesta terça-feira.

As atividades estão demostrando que os trabalhadores querem avanços e exigem a participação de todos os sindicatos na mesa de negociação. Um grande exemplo veio do Serpro/RJ, uma das maiores regionais, que aprovou que quer todos os sindicatos em mesa de negociação. Essa mesma decisão também foi aprovada em Belo Horizonte (Minas Gerais). 

Os dados econômicos já divulgados atestam que o Serpro e a Dataprev têm dinheiro. Em ambas as empresas, as direções se preocupam em investir em novas tecnologias, mas não apresentam nenhuma preocupação em relação à valorização dos funcionários. 


Vamos construir a unidade nas mobilizações em todo o país. A FNI e parceiros estarão junto!

Os trabalhadores estão preocupados com a unidade para que as mobilizações sejam cada vez mais fortes. Temos que superar o descrédito por conta das péssimas experiências de outras campanhas e da postura de alguns sindicalistas que, infelizmente, não estão ao lado dos trabalhadores. Para mudar essa realidade, os trabalhadores do Serpro do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte (MG) aprovaram, em assembleia, a participação de todos os sindicatos nas mesas de negociação. Quem ganha com a desmobilização ou a falta de unidade em nível nacional são as direções das empresas. 

Precisamos lotar as assembleias, fazer os debates necessários e sair mais unidos e mobilizados, para mostrar às empresas que queremos avanços nos salários, nos tíquetes, creche e melhores condições de trabalho. Na campanha salarial não importa se os estados são filiados ou não a federações, o importante é construir a unidade na mobilização.

Da parte dos sindicatos e OLTs da FNI, o esforço tem sido grande, e todos os estados estiveram em mobilização na semana passada. Conclamamos a todos os estados a estarem juntos nas mobilizações desta semana.


Nesta semana que inicia, assembleias para debater novos indicativos de mobilização!


OLTs e sindicatos da FNI e entidades parceiras propõem mais um calendário de mobilização. Veja abaixo e venha junto!

- Convocação de assembleia para 29/07, terça-feira, com EDITAL para debater e deliberar sobre calendário de mobilizações e paralisações

- Indicativo de mobilização unificada: sexta-feira, 01/08


- Na Dataprev/SC, haverá jornada única durante toda a semana



Redução da jornada de trabalho, uma reflexão necessária

Os colegas de SC, ao realizarem uma mobilização com jornada única de 6h, deliberada em assembleia, trouxeram à tona um tema que é antigo ao constar das pautas de reivindicações, mas que nunca foi tratado a fundo. Devemos refletir que utilizamos dez horas ou mais por dia envolvidos com o trabalho. O que perdemos em qualidade de vida e também em produtividade pela longa jornada dedicada ao trabalho. Foram essas e outras reflexões que fizeram com que os trabalhadores da Regional de Florianópolis decidissem pela mobilização diferente e que vem despertando a preocupação e a curiosidade dos colegas em nível nacional. A empresa respondeu com atos antissindicais e repressão. Precisamos refletir e construirmos juntos as próximas mobilizações.

A Fenadados não registrou em ata nenhuma posição sobre a tentativa de punição aos trabalhadores de Santa Catarina. Temos que lamentar, pois são com iniciativas mínimas de solidariedade que se mostra a vontade de unificar a categoria. 































Mobilizações na Bahia (acima), no Rio Grande do Sul e no Sergipe


OLTs e sindicatos que compõem a FNI e entidades parceiras

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Solidariedade à luta dos trabalhadores do Serpro em Santa Catarina. A resposta é mais mobilização!

A direção do Serpro, além de não querer negociar melhorias salariais e nas condições de trabalho, novamente vem repreender os que lutam. Em uma atitude arbitrária e ilegal (pois fere o direito do trabalhador de se organizar e reivindicar), diretores da Regional Florianópolis (SC) reuniram alguns trabalhadores, comunicando a punição com “proposta de advertência severa” aos funcionários que aderirem à jornada única de seis horas diárias.

Desde a segunda-feira dessa semana, os colegas de SC trabalham 6h diárias ininterruptas, como forma de pressão e também para mostrar que essa jornada é possível de ser implementada.  A proposta foi deliberada legalmente em assembleia  da categoria.  Mais uma vez, a direção do Serpro se intromete na organização dos trabalhadores e tenta acabar com o movimento de crítica e de reivindicação. No entanto, a empresa não conseguirá calar quem luta!


OLTs e sindicatos apoiam colegas de Santa Catarina

Desde que foi noticiada a tentativa de repreensão dos trabalhadores de SC pela direção do Serpro, já chegaram diversas manifestações de apoio aos colegas e de repúdio à postura da empresa. Foram enviadas notas e declarações das OLTs do Serpro do RS,  RJ, Brasília, MG, PR, PA e Bahia e de colegas individualmente. Os Sindppd/RS e o Sindpd/AL também enviaram mensagens. À medida que a notícia se espalhar, mais apoios devem ser externados.

Não podemos assistir calados a este forte ataque aos trabalhadores do Serpro. É hora de todos os sindicatos, Fenadados, Feittinf e OLTs darem uma resposta unificada e forte como forma de solidariedade, mas também organizando uma grande mobilização nacional dos trabalhadores em defesa de suas reivindicações, inclusive a jornada de 6h. Nós trabalhadores não podemos aceitar este grave precedente de punição feito pelo Serpro aos colegas que se mobilizam!


Na próxima semana, é mobilização! Vamos juntos, colegas do Serpro!

Nossa melhor resposta à direção do Serpro é uma forte e grande mobilização dos trabalhadores em todo o país na próxima semana. Afinal, a postura da empresa não atinge apenas os colegas de Santa Catarina mas sim a todos, já que o objetivo do Serpro é encerrar a campanha salarial sem conceder avanços aos trabalhadores.

Por isso, convidamos a todas as OLTs, aos sindicatos, à Feittinf e à Fenadados a se juntarem à paralisação de 2h na próxima semana. O indicativo é que aconteça na PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (dia 22/07), se não houver mesa de negociação marcada, ou no dia da mesa, caso seja confirmada entre os dias 21 e 25 de julho.

Em SC e no RS, os trabalhadores, em assembleia, já decidiram por aderir ao movimento (fotos abaixo). No Rio de Janeiro, a OLT vem convocando os demais colegas e o Sindpd/RJ a engrossar a mobilização.








Toda conquista dos trabalhadores é para tod@s no Serpro. Portanto colega, não fique parado ou esperando cair do céu! Se organize na sua regional e vamos juntos fazer pressão!


OLTs e sindicatos que se organizam na FNI e entidades parceiras

terça-feira, 15 de julho de 2014

Retomar a campanha salarial já e com mobilização!

A Campanha Salarial dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev precisa ser retomada com muita força. Para isso, é fundamental construir novas mobilizações, por meio de um calendário comum de atividades nos estados. Não podemos permitir que tentem encerrar a campanha salarial o mais rápido possível por conta do calendário eleitoral. Não podemos aceitar, pois basta de desculpas para não encaminhar as reivindicações dos trabalhadores.

A Dataprev está entre as empresas com o melhor balanço financeiro em 2013, e o Serpro vem economizando muitos milhões com a lei da desoneração da folha de pagamento - somente em 2012 foram mais de R$ 100 milhões e, em 2013, economizou R$ 150 milhões de reais. Esse dinheiro pode ser usado para avançar em ganho real e em benefícios como o tíquete, auxílio creche etc.


Os sindicatos e OLTs fazem um apelo por unidade nacional nas mobilizações

Os trabalhadores do Serpro de Santa Catarina retomam, nessa semana, sua mobilização, fazendo jornada única de 6h diárias. Podemos seguir o mesmo caminho e construir fortes atividades de mobilização em todos os estados.



Veja as deliberações propostas pela FNI e entidades parceiras:

- Construir ações unificadas nacionalmente no Serpro e na Dataprev, buscando que sejam realizadas em todos os estados

- Continuar tomando todas as medidas necessárias para prosseguir com a pressão pela participação de todos os sindicatos nas mesas de negociação. A exemplo da ação desencadeada no MPT (Ministério Público do Trabalho), que já teve duas audiências que resultaram em uma proposta que partiu do representante do MPT e foi enviada para a Fenadados, garantindo a participação dos sindicatos.



Eixos de mobilização
- Pelo direito à negociação para todos os sindicatos
- Ganho real nos salários e benefícios
- Jornada de 6h (campanha que vem sendo impulsionada pelos trabalhadores do Serpro/SC)



Proposta de calendário unificado

No Serpro, paralisação de 2 horas com jornada única de seis horas no dia da próxima mesa, ainda sem data confirmada, mas que deve acontecer na semana de 21 a 25/07 - se possível, fazer o turno único de 6h conforme indicado pela assembleia de SC

Na Dataprev, paralisação de 2h em 23/07 (dia da próxima mesa)

Paralisação de 24h em 29/07, nas duas empresas. Buscar construir juntamente com todos os estados filiados ou não a federações.



Realizaremos assembleias em 16/07 no Serpro e, em 17/07 na Dataprev, para debater e deliberar sobre esses encaminhamentos.

As OLTs têm um papel fundamental nessa retomada e devem exigir que os sindicatos de seus estados organizem assembleias para debater sobre a campanha salarial e as mobilizações.


Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Trabalhadores do Serpro Florianópolis estão em mobilização. Venha junto!

Florianópolis está fazendo paralisação em formato de 6h de Jornada Única durante toda esta semana (de 14 a 18 de Julho). O horário núcleo com flexibilidade que está sendo adotado é das 8h às 14h.

Na sexta-feira (11/07) pela manhã ocorreu uma assembleia na regional e foi ratificada a deliberação tomada em assembleias anteriores, quanto à manutenção da paralisação no formato de jornada única de 6 horas para a semana de 14 a 18 de julho. 



Mobilização na Regional do Serpro
em Florianópolis (SC) já começou


Na quarta-feira (16/07) acontece uma nova assembleia, em que será analisada a manutenção do calendário até o restante da semana. A intenção dos trabalhadores de Florianópolis ao manter sua posição vem no sentido de que mais regionais possam aderir ao movimento e fazer coro com a jornada única de 6 horas. Eles acreditam ser uma bandeira importante e factível no Serpro.

Da mesma forma, pretendem seguir um calendário nacional proposto pelos sindicatos dissidentes e que será debatido com as OLTs - entre elas, a do Rio de Janeiro e a de Brasília. Estão previstas assembleias para quarta-feira (16/07), com indicativo de paralisação de duas horas, podendo ser no formato de jornada única, num dos dias na semana de 21 a 25 de julho -  no mesmo dia em que houver mesa de negociação com o Serpro. Também está indicado um dia nacional de paralisação para 29/07 (terça-feira), a ser construído com os trabalhadores do Serpro de todo o país.

Os colegas de Santa Catarina esperam que as demais OLTs também tentem encaminhar alguma mobilização via seus sindicatos, para que possamos encorpar o movimento.

A Campanha Salarial e a luta continuam!

Sindpd/SC