Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A partir de terça-feira (1/09), 10 Regionais estarão se mobilizando. Vitória da persistência dos trabalhadores!


Nesta semana, serão dez estados em mobilização. No RJ, PE, PA, PR, SC, BA, RS, CE, MG e DF já tem aprovação para participar da jornada de mobilização. Essa é uma grande vitória da persistência dos trabalhadores que começaram a se mobilizar em quatro estados e, agora, conseguimos expandir para quase todo o país. Só falta São Paulo, que vendo a nossa força logo estará conosco.


Informações que reforçam a necessidade de cada colega vir para a luta

# Todos os estados já participam da mesa de negociação, incluindo SC e RS

#  Construímos um calendário de mobilização, que começou com a participação de 4 estados e, nesta semana, terá 10 estados

# Nossa perda salarial e nos benefícios é de 8,17% pelo IPCA.  É uma grande perda, que está deteriorando nossos salários e benefícios

# O auxílio-creche é o menor entre todas as empresas estatais de TI

# A informação que circula nos veículos de comunicação sobre a fusão do Serpro, da Dataprev e do Datasus pode significar prejuízos e não benefícios, como os colegas podem estar pensando

# O tema da redução da jornada para 6h, que parecia irreal,  já está na mesa de negociação



A direção do Serpro e o governo seguem duros, sem proposta para os trabalhadores. No entanto, sabemos que dinheiro tem e, por isso, nesta semana mostraremos a nossa força. Não vamos aceitar o tal ajuste fiscal, no qual quem paga a conta são os trabalhadores, mas os banqueiros e grandes empresários continuam ganhando muito apesar da crise.

Nesta segunda-feira (31/08), RS, BA, RJ e SC farão assembleia para avaliar a campanha salarial até o momento e organizar a nossa mobilização. A  participação de todos e de todas é fundamental.

A campanha salarial é de tod@s, colegas. A negociação com a direção do Serpro, após mais de 80 dias de inércia, e a participação dos sindicatos do RS e SC que estavam fora da mesa de negociação somente foram possíveis porque os trabalhadores não se acomodaram e prosseguiram lutando.




Nesta terça-feira (1/09) terá ato em Brasília em frente ao Ministério da Fazenda

Na terça-feira, os trabalhadores do Serpro/DF irão parar pela manhã e farão um ato em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília, exigindo que seja apresentada proposta econômica aos funcionários. Alguns sindicatos estarão presentes para reforçar a mobilização.

Compareçam! Nossa união faz a força da mobilização.



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Mobilização com jornada de 5h se reforça nos dias 26 e 27. Na próxima semana, mais regionais irão participar!

Regional Florianópolis (SC)
Nestas quarta e quinta-feiras (26 e 27/08), RJ, RS, BA e SC estão mobilizadas, com os trabalhadores fazendo jornadas de 5h e paralisando nas demais 3 horas.

O calendário da jornada única de 5h de forma crescente continua avançando em nível nacional e já temos vários estados aderindo, PR, PA, e PE - que fará na modalidade de quatro horas. Nesta quinta e sexta-feira, acontecem as assembleias de BSB, CE e SP.



Regional Porto Alegre (RS)



Trabalhadores do Serpro de Brasília também se mobilizam

Cansados de esperar pelo sindicato, que não convocava assembleia há quatro meses, os trabalhadores de Brasília, umas das maiores regionais do Serpro, voltou a se mobilizar. No dia 20/08 mais de trezentos trabalhadores, atendendo à convocação da OLT/DF, compareceram na frente da sede para protestar contra a falta de proposta por parte da direção da empresa. No entanto, não deixaram de registrar sua indignação contra o Sindpd/DF que não respeita os trabalhadores ao não convocar assembleias, e a direção da Fenadados que não tomar nenhuma providência contra essa absurda situação.

Os trabalhadores, após mais de uma hora de debates, saíram com o compromisso de que o sindicato realizaria assembleia nesta terça-feira (25/08), mas mais uma vez tiveram suas expectativas frustradas pois o sindicato não compareceu. Cansados de esperar, os colegas aproveitaram o clima de mobilização que se estende por todo o país e realizaram na própria terça mais uma grande manifestação em frente à sede da empresa.

Após pedido dos trabalhadores, a assembleia felizmente foi confirmada para esta quinta-feira (27/08). 


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mobilização com jornada de 5h se espalha para todo o país. Nesta quarta e quinta tem mais!

Paralisação no Serpro do Rio de Janeiro
No dia 20 de Agosto, dia da negociação com o Serpro, os trabalhadores do RJ, BA, SC e RS realizaram paralisações no formato de jornada de trabalho de 5 horas com paralisação de três horas. As mobilizações foram muito positivas e deram um impulso na unificação com os trabalhadores de outros estados. 

Novamente nestas quarta e quinta-feiras (26 e 27/08), essas quatro regionais estarão mobilizadas, com os trabalhadores fazendo jornadas de 5h e paralisando 
nas demais 3 horas.

O calendário encaminhado pelos sindicatos que constroem a FNI e OLTs e entidades parceiras, que prevê a realização das mobilizações de forma crescente, foi muito bem recebido pelos trabalhadores de outros estados. O Comando Nacional realizado com outros sindicatos aprovou também esse mesmo formato de mobilização.

Nesta semana estão acontecendo assembleias em outros estados, nas quais foi aprovado o formato de jornada única de 5h a partir do dia 1º de Setembro, com mobilização de dois dias na semana seguinte. Já houve deliberação nesse sentido em Curitiba e Recife e, até sexta-feira, novas assembleias irão acontecer em Belém, São Paulo, Ceará e Brasília.



Trabalhadores querem recomposição nos salários e benefícios e debate sobre a redução da jornada para 6h

Os trabalhadores estão dando uma grande demonstração ao Serpro de que não ficarão calados após 125 dias de campanha salarial sem proposta da empresa. A categoria está também dizendo que não vai pagar a conta do ajuste fiscal do governo. Quem tem que pagar essa conta são os banqueiros e grandes empresários que lucraram muito e continuam lucrando.

A mobilização unificada dos trabalhadores pode derrotar o arrocho salarial do Serpro e do governo federal!


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sem proposta do Serpro, trabalhadores fazem importantes mobilizações nesse dia 20

Sindicatos da FNI e outras entidades
chegando na negociação
Os dias 19 e 20 de Agosto marcaram o retorno dos sindicatos que se mantiveram independentes da direção da empresa e do governo nas mesas de negociação. Os representantes dos sindicatos de SC, BA e do RS, juntamente com as OLTs de vários estados, participaram ativamente das mesas de negociação e deram novo rumo para a nossa campanha salarial.




A empresa, mais uma vez de forma arrogante e intransigente, depois de 84 dias sem negociar, não apresentou nenhuma proposta. No entanto, os trabalhadores não deixaram por menos e transformaram a quinta-feira num grande dia de luta.

CLIQUE AQUI para ver a ata de negociação com o Serpro



As mobilizações começaram pela manhã em Curitiba (PR) e em Belo Horizonte (MG) e, no início da tarde o RJ, BA, SC e RS fizeram suas atividades no calendário da jornada única de 5h.



Belo Horizonte (MG)



Brasília (DF)

A grande surpresa do dia aconteceu em Brasília, quando os trabalhadores saíram em massa dos prédios e se aglomeraram em frente à sede, atendendo ao chamado da OLT/DF. Eram mais de 300 trabalhadores revoltados com a direção do Serpro, mas também com a Fenadados e com o Sindpd/DF, que não realiza assembleia faz quatro meses. Depois de uma hora paralisados, deram uma sonora vaia para a direção da empresa e exigiram o compromisso do sindicato de realizar assembleia na próxima terça-feira (25/08). Os trabalhadores reafirmaram que não aceitam pagar a conta da crise fomentada pelos banqueiros, com o aval do governo. Já estamos sofrendo com alta da inflação que corrói o poder de compra dos salários e dos benefícios.



Para encerrar a quinta-feira, as representações de todos os sindicatos e OLTs presentes em Brasília foram para o andar da diretoria do Serpro para exigir proposta para a campanha salarial (foto ao lado). Fomos recebidos pelo diretor Antonio João e o superintende Marcos Benjamin, que foram cobrados duramente pela falta de proposta para a reposição salarial e dos benefícios e pelo tema da jornada de 6h.

O diretor Antonio João disse que ainda não tem proposta econômica e que estão sendo feitos estudos amplos sobre a redução da jornada para 6h. Solicitamos que apresentem os estudos e que se manifestem sobre a questão salarial e de benefícios.




Na próxima semana, tem mais mobilização

As fotos das salas vazias das regionais do RJ e da BA, e as mobilizações que aconteceram em SC, RS, PR e BH e também no DF indicam que a mobilização vai aumentar na semana que vem.




Salvador (BA)



Rio de Janeiro (Andaraí)



OLT Serpro/DF e FNI


Curitiba (PR)



Brasília (DF)



Porto Alegre (RS)



PSEs Porto Alegre (RS)



Nos dias 26 e 27 de Agosto, próximas quarta e quinta-feiras, tem mais jornada única de 5 horas, conforme foi deliberado no RJ, SC, BA e RS. Esperamos que outros estados também entrem nesse calendário.



Haverá transmissão das mesas do Serpro

Consta na pauta dos sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras a proposta de transmissão das mesas de negociação e, apesar de não constar na ata de negociação, o tema foi colocado para o Serpro. Na conversa com o diretor Antonio João, por solicitação da representação dos trabalhadores, foi acertado que as próximas mesas poderão ter transmissão ao vivo.



Garantimos a presença dos sindicatos de SC e RS nas mesas de negociação

Apesar de todas as tentativas da Fenadados de dificultar a entrada dos sindicatos que garantiram, por liminar, o direito a participar das mesas, com muita persistência conseguimos finalmente que a decisão judicial e a vontade dos trabalhadores de todo o país fosse respeitada. Mas é importante relatar que vários registros feitos pela representação desses sindicatos não puderam constar nas atas de negociação dos dias 19 e 20 de Agosto por imposição da Fenadados e da empresa. 



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Nesta quinta (20/08), vai ter mesa de negociação do SERPRO e mobilização em nível nacional


Os sindicatos e OLTs independentes estão chamando os trabalhadores de todo o país a construir uma forte mobilização para esta QUINTA-FEIRA, 20 de Agosto.

Com um calendário indicativo organizado pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras, foi possível arrancar uma mesa de negociação que não acontecia há mais de 80 dias. O calendário prevê mobilizações crescentes (veja a seguir):


Calendário Nacional de Mobilização aprovado:


20/ 08  – Jornada de trabalho de 5h
26 e 27/08 – Jornada de 5h
1, 2 e 3/09 – Jornada de 5h
08, 09, 10 e 11/09 – Jornada de 5h
No final do calendário, será avaliada a condição de greve por tempo indeterminado com jornada de 5h.



Mas os nossos problemas não se resolvem com a marcação da mesa. Precisamos pressionar para que a empresa apresente propostas que reflitam as necessidades dos trabalhadores como reposição salarial, aumento significativo do auxílio-creche e jornada de 6 horas. 

A HORA DE MOBILIZAÇÃO É AGORA! E a unidade dos trabalhadores em todas as regionais e escritórios será fundamental para que haja avanços nas negociações. Afinal, nossa perda nos salários é de mais de 8% e a inflação continua a subir. Não podemos aceitar os falsos argumentos da empresa e do governo, que dizem estar com dificuldades por conta da crise. Sabemos que o dinheiro existe, mas está indo para os bancos, aos megaempresários e para a corrupção.




Participação nas mesas de negociação é pra valer

Os sindicatos de SC, RS e AL terão direito a participar da mesa de negociação do dia 20 devido à liminar conquistada no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Nossa participação será firme e na defesa dos interesses dos trabalhadores, pois a Fenadados infelizmente não vem cumprindo com o seu papel de organizá-los e também perdeu sua credibilidade junto à categoria.

Exigimos, junto com os trabalhadores, que todos os sindicatos convoquem assembleias para que a categoria possa decidir os rumos da campanha salarial e a participação nas mobilizações.




Nova forma de mobilização para o dia 20

Nesta quinta-feira, os trabalhadores do RJ, SC, BA e do RS estarão realizando uma mobilização diferente: irão trabalhar por 5 horas corridas e paralisarão nas 3 horas seguintes. No CE, também haverá mobilização neste dia.


Vamos juntos construir uma forte paralisação!
Essa luta é de todos os trabalhadores do Serpro!



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Para facilitar a vida da direção da DATAPREV e do governo federal, o Sindpd/RJ e a Fenadados atacam a ANED e as OLTs


Não é de hoje que a direção do Sindpd/RJ e a Fenadados tentam calar os trabalhadores que se mobilizam e as suas representações, como a ANED, as OLTs e alguns sindicatos que têm se mantido firmes em defesa da categoria.

Já são inúmeras campanhas salariais em que os trabalhadores precisam passar por cima dos conchavos dos sindicalistas que fazem de tudo para proteger a direção da empresa e o governo. E em 2015 não está sendo diferente, mas há alguns fatos que chamam atenção. Entre eles, o fato de a direção do Sindpd/RJ, juntamente com a Fenadados, chegar a inventar em mesa de negociação que eram defensoras da jornada de 6h, quando na verdade essas duas entidades não permitiram que essa reivindicação fizesse parte da pauta entregue para a DATAPREV em final de Março.

Outro fato absurdo foi a proteção que deram à direção da empresa ao defender, na assembleia no prédio da Álvaro Rodrigues, apresentar uma contraproposta que era o IPCA, o mesmo índice que a DATAPREV já havia oferecido, mas de forma parcelada e sem o retroativo - e pasmem, o argumento era de que a empresa não tem dinheiro. Uma vergonhosa manobra que tem como pano de fundo a proteção ao governo que o sindicato e a federação defendem.

Talvez os trabalhadores da DATAPREV não saibam, mas os sindicatos de SC, do RS e de AL conquistaram uma liminar que lhes dá o direito de participar das mesas de negociação da empresa Serpro, juntamente com a Fenadados. A federação esquece de informar isso aos trabalhadores. O motivo desse esquecimento é a necessidade de colocar uma cortina de fumaça nos assuntos que não lhe interessa e tentar desmoralizar a ANED, as OLTs e os sindicatos que defendem os interesses dos trabalhadores e não concordam com as atitudes pelegas e pró-governo de vários sindicatos.

O Sindppd/RS, o Sindpd/SC e os diretores sindicais do Serpro na Bahia (BA) se somam a todas as entidades que, apesar de todos os ataques, continuam na defesa dos interesses dos trabalhadores. E a ANED, com certeza, está entre essas entidades.