Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Relato da reunião da FNI, OLT/SP e Sindpd/SP com a direção do SERPRO em Brasília


Os sindicatos da FNI (RS, SC e diretores do Sindados/BA), a OLT SERPRO de São Paulo e o Sindpd/SP se reuniram nessa sexta-feira (26/08), em Brasília, com o diretor do SERPRO Fernando Garrido. A reunião iniciou às 10h, encerrando às 11h45min.

O primeiro tema da reunião foi sobre a redução da jornada. Os representantes da FNI relataram a ansiedade dos trabalhadores para que se abram as negociações sobre este tema, com a participação de todas as representações da categoria. A empresa reafirmou que tem interesse em tratar do assunto e que a proposta está em fase final de formulação, devendo ser indicada mesa nos próximos dias. A impressão que ficou é de que a empresa quer a redução de jornada, mas com redução salarial proporcional. A representação da FNI comentou que alternativas que tenham forte impacto de redução salarial podem frustrar as expectativas dos trabalhadores, inviabilizando os interesses da categoria e da própria empresa. Estamos no aguardo de que a mesa de negociação seja marcada o mais breve possível. 



Horas da greve e 15min intrajornada

Em relação às horas da greve e aos 15 minutos intrajornada, a representação da FNI cobrou, mais uma vez, uma resposta da empresa. O diretor Garrido falou que a empresa já tem posição de devolver os 15 minutos intrajornada para os trabalhadores que tiveram este desconto. Quem já compensou todas as horas terá direito a horas positivas. Garrido afirmou que essa posição será formalizada às representações dos trabalhadores.

Quanto aos colegas que ainda não compensaram essas horas, apesar da solicitação de algum tipo de abono ou criação de um banco de horas, a empresa informou que não pode fazer nenhum tipo de abono. Irá esperar até o final do prazo para a compensação, conforme definido na assinatura do Acordo Coletivo 2015, para avaliar a possibilidade de um aumento de prazo para compensar.








Situação financeira do SERPRO e do SERPROS

As representações da FNI deixaram claro que os trabalhadores não aceitam cortes de direitos como FCT/FCA etc. A direção da empresa disse que a situação financeira ainda é crítica devido aos atrasos dos pagamento pelos clientes, mas que ainda não tem posição fechada sobre necessidade de cortes.

Também solicitamos esclarecimentos sobre um consórcio entre o SERPRO e a DATAPREV, assunto que foi levantado por colegas nos grupos de WhatsApp. A direção da empresa esclareceu que essa questão se refere à renovação do contrato do SIGEPE.

Em relação à RECLASSIFICAÇÃO, o relato dado é de que o tema está sendo estudado internamento, mas não há prazo para realização do processo por parte do SERPRO.

A FNI ainda reforçou a posição de que o SERPROS é dos trabalhadores, ativos e assistidos, e não de um pequeno grupo. Foi ressaltada a importância de a empresa tomar as medidas necessárias para garantir a defesa do patrimônio dos verdadeiros donos do SERPROS, os trabalhadores.




1º de SETEMBRO É DIA DE MANIFESTAÇÕES NOS ESTADOS. Participe!

Nesta QUINTA-FEIRA, dia 1º de Setembro, é o Dia de Mobilização e de Assembleias nos estados contra o autoritarismo e as ilegalidades no SERPROS! Na ocasião, os sindicatos e OLTs ligadas à FNI darão um relato da reunião que aconteceu na sexta-feira (26/08) com a direção da empresa.

É hora de retomar as nossas ações, colegas do SERPRO. Não podemos ficar esperando boas notícias; sem A NOSSA AÇÃO, dificilmente elas virão.

Participe das nossas atividades em seu estado. Venha defender e lutar pelo nosso fundo de pensão! Tirem a mão do SERPROS, pois ele é dos TRABALHADORES!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Sindicatos da FNI e OLT/SP têm reunião com SERPRO sobre redução da jornada e horas da greve


Os sindicatos da FNI (RS, SC e diretores do Sindados/BA) e a OLT SERPRO de São Paulo se reunirão nesta sexta-feira (26/08) com o diretor do SERPRO Fernando Garrido. O encontro acontecerá em Brasília e tratará de diversos assuntos de interesse da categoria, entre eles a redução da jornada de trabalho e as horas da greve. Vamos exigir que a empresa abra negociação urgente com TODAS as representações sindicais sobre a redução de jornada.

Leiam a matéria do blog da FNI e respondam ao questionário feito pela OLT/RS sobre o debate da redução da jornada de trabalho na empresa: http://fnialternativa.blogspot.com.br/2016/08/a-reducao-da-jornada-interessa-aos.html

As informações são sigilosas, mas ajudarão muito para que os representantes dos trabalhadores possam organizar argumentos para defender esta luta.

No RS, SC, PR e SP as respostas estão sendo massivas e muito positivas para a nossa luta. Deixe sua contribuição na pesquisa!


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A redução da jornada interessa aos trabalhadores do SERPRO >> Participe da pesquisa!


Responda a pesquisa neste link: https://docs.google.com/forms/d/1Bbv2wt0NzEH5PkuP2CJP96V3Y4C6IA7m9vQuOhnfNNA/viewform?edit_requested=true




Em 28 de Julho, foi entregue para a direção da empresa o relatório final da Comissão Paritária da Redução de Jornada (CLIQUE AQUI para relembrar). Foram 7 meses de trabalho em que a representação dos trabalhadores, com a colaboração de colegas de todo o país, apresentou várias experiências de outras categorias, empresas de TI e estudos científicos no Brasil e no exterior que demonstram que a redução da jornada melhora o rendimento, o produto do trabalho, minimiza as doenças, garante uma melhor administração da vida dos trabalhadores, a fuga dos horários de pico no trânsito etc.

Em todas as reuniões da Comissão Paritária, a representação apresentou uma farta documentação conforme as atas divulgadas no blog da FNI e pela própria empresa. Argumentos muito consistentes sobre a viabilidade da redução da jornada e dos benefícios para os trabalhadores e para a empresa, e sempre reforçando que a mesma deveria ser sem redução salarial e com um plano piloto nacional.

Chegou a hora de pressionar a direção do SERPRO para que se posicione e atenda à reivindicação dos trabalhadores. O diretor Garrido, que recebeu o relatório, comprometeu-se a marcar uma reunião para abrir negociação sobre o tema. Os trabalhadores estão fazendo a sua parte ao debater o assunto em assembleias, reuniões etc.

A OLT de Porto Alegre fez um questionário para ouvir os trabalhadores. Outras OLTs também apoiaram a iniciativa, e o questionário no link abaixo está à disposição para quem quiser divulgar e responder. Vale lembrar que a Comissão Paritária foi construída pela força da greve de 2015. A reivindicação sempre foi de redução de jornada sem redução salarial. Mas o fato é que a empresa tem divulgado interesse na redução da jornada com alguma diminuição salarial. 

Continuamos a defender a reivindicação da categoria! Para provar que é possível a implantação da redução da jornada, e mais ainda, para mostrar o interesse sobre o tema para o conjunto dos trabalhadores, as respostas ao questionário podem ajudar nesta pressão.



A intenção da pesquisa é saber o que pensam os trabalhadores e quais os seus pontos de inflexão. 




Clique neste link abaixo para participar da pesquisa: 

https://docs.google.com/forms/d/1Bbv2wt0NzEH5PkuP2CJP96V3Y4C6IA7m9vQuOhnfNNA/viewform?edit_requested=true




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras



segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Justiça reafirma que Sindpd/RJ tem que convocar nova eleição para a OLT do Serpro/RJ


O Sindpd/RJ, depois de tentar realizar uma eleição para OLT totalmente irregular, sem qualquer publicidade e  excluindo os componentes da OLT da organização do pleito, perdeu na Justiça do Trabalho e teve anulada sua farsa eleitoral.

Mas não desistiu!

O Sindpd/RJ voltou à ação, desta vez embargando e juntando o novo ACT (Acordo Coletivo) ao processo - mesmo após o juiz ter prolatado a sentença favorável à companheira Maria Auxiliadora (Dorinha) -  alegando que, com base no novo acordo, poderia organizar "sozinho" o pleito.

Sucede que sua tentativa de reverter a sentença não deu certo, e o juiz ainda determinou que realize a eleição (com regras democráticas) em 5 dias.

Agora, o Sindpd/RJ está tentando se beneficiar do recesso no Rio de Janeiro por motivo das Olimpíadas para, novamente, não cumprir a sentença.

Em verdade, está agindo contra a OLT. Contra o direito de organização independente dos trabalhadores do SERPRO.




Vejam a resposta aos Embargos Interpostos:


26ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro
RUA DO LAVRADIO, 132, 4º andar, CENTRO, RIO DE JANEIRO - RJ - CEP: 20230-070
tel: (21) 23805126  -  e.mail: vt26.rj@trt1.jus.br

PROCESSO: 0100106-78.2016.5.01.0026
CLASSE: AÇÃO TRABALHISTA - RITO SUMARÍSSIMO (1125)
RECLAMANTE: MARIA AUXILIADORA DE MEDEIROS VALLE
RECLAMADO: SINDICATO DOS TRAB EM EMPRESAS E SERV PUBLICOS E PRIVADOS, DE INF E INTERNET, E SIMILARES, DO EST RIO DE JANEIRO

DECISÃO PJe-JT
RELATÓRIO

Trata-se em embargos de declaração opostos pelo réu em face da sentença proferida nestes autos, sob a alegação de ter havido omissão e contradição no julgado.


CONHECIMENTO

Conheço dos embargos de declaração opostos pelo réu, porquanto hábeis e tempestivos


FUNDAMENTAÇÃO

Na sentença ora embargada constaram os fundamentos que embasaram a decisão, a partir da documentação vigente quando da ocorrência dos fatos narrados no presente feito, os quais, assim, não poderão ser regidos por alegado documento superveniente, de modo que indevido falar-se em omissão e/ou contradição neste aspecto.

Eventual inconformismo com o resultado do julgamento ou o interesse quanto à reapreciação de fatos e provas não configuram circunstâncias enquadráveis nas estreitas vias dos embargos de declaração.

Quanto ao cumprimento da decisão, acolho os embargos para determinar que as medidas especificadas na sentença comecem a ser implementadas no prazo de 05 dias a partir da publicação desta decisão.

Intimem-se as partes.

Nada mais.


RIO DE JANEIRO, 1 de Agosto de 2016

THIAGO MAFRA DA SILVA
Juiz do Trabalho Substituto




* Notícia retirada do BLOG da OLT Serpro/RJ

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

SERPRO: FNI participa da entrega do Relatório da Comissão Paritária sobre Redução da Jornada e faz cobrança em relação às horas da greve



A Comissão Paritária sobre Redução da Jornada no SERPRO entregou, na quinta-feira (28/07), o relatório final para a direção da empresa em Brasília. Pela FNI, estiveram presentes o Sindppd/RS, o Sindpd/SC e um diretor do Sindados/BA, além de representantes da FENADADOS.





CLIQUE AQUI para ver o relatório final entregue para a direção da empresa


Na entrega do documento, o diretor do SERPRO, Fernando Garrido, informou que a empresa está estudando o tema e adiantou que a proposta de redução da jornada possivelmente será com diminuição salarial, algo em torno de 20%.

As representações dos trabalhadores apontaram que o objetivo dos colegas, quando colocaram o tema em pauta, era sem redução salarial. Também salientaram que um percentual de 20% sugerido pelo diretor é bastante alto e, além de não ser favorável aos trabalhadores, muito provavelmente não atingiria sequer o interesse da empresa.

A partir do relatório final da comissão paritária, a direção do SERPRO irá fazer a sua proposta oficial, que será debatida com as representações dos trabalhadores quando estiver pronta.

Os sindicatos da FNI aproveitaram a reunião para cobrar uma posição em relação às horas da greve por parte da direção do SERPRO. O diretor Garrido afirmou que a empresa está fechando uma proposta a ser apresentada nos próximos dias. Comprometeram-se de marcar reunião com os sindicatos para tratar do tema.

Colegas do SERPRO: os sindicatos e OLTs da FNI deverão estar marcando assembleias e reuniões nos próximos dias nos estados para dar informações sobre o relatório final e abrir o debate sobre o tema. É muito importante nos encontrarmos para trocarmos ideias, pois a comissão paritária e o debate sobre essa pauta com a direção do SERPRO foi uma conquista da nossa dura greve no ano passado.

Então participe das assembleias!




SERPRO e FENADADOS insistem em descumprir a liminar do TST conquistada pelos sindicatos do RS e SC

Ficamos sabendo, por meio do site da FENADADOS, que na sexta-feira (29/07) a representação do SERPRO e da federação se reuniram para tratar de temas que são de interesse dos trabalhadores, tais como as horas da greve, sem avisar o conjunto das entidades sindicais e, especialmente, os sindicatos da FNI. Vale lembrar que está em vigor uma liminar que determina que o SERPRO deve convocar os sindicatos de SC e do RS quando for tratar de temas ligados à negociação coletiva, como é o caso das horas da greve de 2015.

Mais uma vez, repudiamos a postura da direção do SERPRO e da FENADADOS, que repetidamente atua no sentido de dividir os trabalhadores e suas representações. Aproveitamos também para reafirmar que tomaremos todas as medidas necessárias para evitar que sejam feitas negociações de temas que afetam diretamente os trabalhadores sem a presença dos sindicatos da FNI.




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras