Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

No RS, pautas aprovadas no SERPRO e na DATAPREV. Por recomposição e na defesa dos direitos!



Trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV do Rio Grande do Sul realizaram suas assembleias nessa terça-feira (31/01) para discutir e deliberar as pautas de reivindicações, os calendários de mobilização e comissões de negociação. Os colegas também autorizaram que o Sindppd/RS e as OLTs os represente nas mesas de negociação.
Em ambas as pautas de reivindicações, o destaque econômico é o reajuste salarial e dos benefícios pelo maior índice inflacionário a ser medido para a data-base (1º de Maio) e mais 5% de ganho real.  Na assembleia da DATAPREV, foi ressaltado que a empresa vem obtendo resultados positivos nos últimos anos, além de vários prêmios obtidos, o que justifica a concessão de aumento salarial acima da inflação. Também destacou-se a necessidade de priorizar a luta contra os aumentos abusivos da GEAP.


170131assembleia_DATAPREV_1
Dataprev
170131assembleia_SERPRO_3
Serpro



Já os colegas do SERPRO irão pleitear, além do reajuste e ganho real, o aumento no valor do auxílio-creche, manutenção do plano de saúde e a possibilidade de fracionar o gozo de férias em três vezes. Um trabalhador ressaltou a necessidade de pedir, na pauta, a permanência do ACT (Acordo Coletivo) vigente até assinatura do novo durante a campanha salarial – a fim de garantir que as cláusulas prossigam valendo até que o novo acordo seja fechado. A diretora do sindicato, Vera Guasso, anotou este item para que a assessoria jurídica da FNI e dos sindicatos analise a melhor forma de encaminhar essa importante questão.


170131assembleia_SERPRO_1
170131assembleia_SERPRO_4


Ainda no SERPRO, foi lembrado que as chefias receberam, recentemente, o direito à incorporação da GFC (gratificação de função de confiança), enquanto os trabalhadores não têm o direito à incorporação da FCT e nem da FCA. O sindicato e a OLT questionarão a direção do SERPRO sobre a situação dos demais trabalhadores pois, se há dinheiro e condições de incorporação para um caso, deve haver também para o conjunto dos trabalhadores.
As pautas aprovadas aqui no Rio Grande do Sul serão unificadas às outras que estão sendo discutidas e deliberadas nos estados onde a FNI atua. De acordo com o calendário aprovado na 7ª Plenária Nacional da frente, as pautas finais serão protocoladas junto às direções das empresas em 9 de Março. Assim que as entregarmos, divulgaremos a todos os trabalhadores!



Reformas Trabalhista e da Previdência estiveram em pauta nas assembleias

Nas assembleias do SERPRO e da DATAPREV dessa terça-feira foi dado peso também à discussão, com os trabalhadores, sobre as reformas Trabalhista e da Previdência que o Governo Temer quer fazer avançar. Diretores do sindicato e demais colegas ressaltaram a necessidade de unidade entre todos os trabalhadores e entidades que queiram lutar na defesa de nossos direitos.

Fique atento!



170131assembleia_SERPRO_5

170131assembleia_SERPRO_2




Mobilização dos trabalhadores precisa acontecer desde o início das campanhas salariais
A união e a mobilização dos trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV precisa ser forte já em Março. E não apenas aqui no Rio Grande do Sul, mas em todo o país.
Nossa primeira atividade provavelmente acontecerá no dia 9 de Março, para marcar a entrega das pautas de reivindicações da FNI às direções das empresas. Devemos permanecer em alerta, fazendo várias outras atividades para pressionar pelo fechamento dos acordos coletivos logo, respeitando a nossa data-base em 1º de Maio.
As mobilizações das nossas campanhas salariais também estarão voltadas para impedir a brutal retirada de nossos direitos por meio das reformas Trabalhista e da Previdência, que tramitarão no Congresso Nacional a partir da segunda metade de Fevereiro.
Nós, trabalhadores do SERPRO e DATAPREV, precisamos estar junto aos trabalhadores da TI de outras empresas e categorias. A UNIÃO faz a FORÇA! Cada um e cada uma são importantíssimos na luta contra as reformas, que recém está começando. Nada está determinado!
Será uma campanha salarial bastante movimentada desde o início, colegas do SERPRO e DATAPREV. À luta por avanços e por nossos direitos!


Por recomposição salarial e dos benefícios!
Não à Reforma Trabalhista!
Não à Reforma da Previdência!

Governos e empresários: os trabalhadores NÃO irão pagar pela crise!





Sindppd/RS



* Texto retirado do site do Sindppd/RS