terça-feira, 31 de maio de 2022

Campanha Salarial SERPRO: na primeira mesa de negociação, empresa apresenta proposta inaceitável

 


Aconteceu nessa segunda-feira (30/05), às 17 horas, a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO. O encontro ocorreu passados trinta dias da data-base, 1º de Maio, e a empresa  apresentou somente a proposta para as cláusulas econômicas. Ainda, pediu um prazo de quase um mês para apresentar sua proposta para o conjunto do Acordo Coletivo (ACT). Vale lembrar que a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi entregue no final de Março, ou seja, dois meses antes da empresa se manifestar.

Além da demora em se dispor a sentar e negociar, o SERPRO teve a coragem de apresentar proposta de reajustar salários e benefícios em 3,64% (30% do IPCA), o que foi imediatamente rechaçado pela representação dos trabalhadores, tendo em vista que a  inflação medida até a data-base foi superior aos 12%. Isso é uma afronta à inteligência dos trabalhadores, que nunca tiveram reposição completa das perdas salariais desde o início deste governo e já acumulam em torno de 18% de defasagem em seus salários e benefícios!

Mesmo apresentando uma proposta econômica absurda sem qualquer menção ao ACT e ao restante da pauta de reivindicações, o SERPRO queria que a representação dos trabalhadores e trabalhadoras apresentasse uma contraproposta em mesa, o que evidentemente não aconteceu, sendo mantida pela representação a proposta aprovada pelas assembleias. Ademais, a representação deixou claro que só se posicionará quando a empresa apresentar a proposta integral, que segundo a direção do SERPRO somente ocorrerá na próxima mesa de negociação, agendada para 23/6 às 14:00.

O atual Acordo Coletivo foi renovado por mais um mês, até 30 de junho e, por consequência, também ficam prorrogados os abonos sociais (Appds).


Representação dos trabalhadores registra sua indignação com a empresa

A representação dos trabalhadores e das trabalhadoras se manifestou firmemente no sentido de que é inaceitável a empresa não repor as perdas salariais, que corroem o poder de compra de forma violenta, e solicitou que a representação do SERPRO envie, com a maior brevidade possível, a sua resposta para todas as cláusulas. Sem isso, não há como ter uma negociação com o mínimo de equilíbrio entre as partes.

Cabe registrar que a DATAPREV apresentou proposta de 7,28% (60% do IPCA), que também já foi rejeitada em mesa pela representação dos trabalhadores.

Frente às propostas mais do que rebaixadas do SERPRO, a Coordenação da Campanha Salarial está convocando um comando nacional para esta quarta-feira (1/06), em que serão debatidos e deliberados os próximos passos e a organização de assembleias com a categoria.

Precisamos nos organizar para fazer frente às tentativas da empresa de, mais uma vez, se recusar a repor as perdas salariais e tentar mexer em direitos do ACT.

Só a mobilização de todos e todas poderá mudar esta realidade!

Sindppd/RS e Sindpd/SC/FNI, FENADADOS e sindicatos filiados

 

Campanha Salarial Dataprev 2022/2024: empresa apresenta nova proposta rebaixada

 



Foi realizada ontem (30/05) a continuação da 2ª mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev, que se iniciou no dia 16/05 e foi suspensa por falta de propostas da empresa.

Na reunião, a Dataprev propôs reajuste nas cláusulas econômicas no percentual de 60% do IPCA, ou 7,28% a considerar o índice medido até a data base. A empresa se compromete a prorrogar o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) até 30 de junho, com garantia de pagamento do retroativo a 1º de maio. A representação dos trabalhadores e trabalhadoras rejeitou essa proposta de índice, que não atende ao anseio da categoria.

A reivindicação sobre a paridade no financiamento do plano de saúde permanece sem resposta, embora a representação da empresa tenha informado que levou a demanda à SEST e aguarda posicionamento do órgão de regulação.

Ainda sem resposta sobre a data de pagamento da PLR 2021, a empresa propôs a realização de mesa de negociação específica sobre a PLR 2022. A representação dos trabalhadores e trabalhadoras reivindicou que seja debatida também a PLR 2023, ou seja, com a antecedência necessária e de forma que seja possível negociar democraticamente e com transparência o estabelecimento de metas e regras do programa como um todo, conforme determina a Lei. A PLR 2021 foi calculada pelo índice de 6,19% do lucro líquido, o que perfaz o valor de R$ 22.005.011,16. Os acionistas já foram pagos

A Fenadados convocou reunião do Comando Nacional de Campanha, que ocorre no dia 1 de junho de 2022, às 19 horas, para deliberar sobre o indicativo da Coordenação Nacional de Campanha dos trabalhadores da Dataprev: Estado de Greve.

Sindppd/ RS e Sindpd/ SC/ FNI, FENADADOS e sindicatos filiados

 

terça-feira, 24 de maio de 2022

Campanha Salarial Dataprev: para indignação dos trabalhadores, mesa de negociação é cancelada mais uma vez, a pedido da empresa

A mesa de negociação que estava agendada para ontem (23/05) foi desmarcada, a pedido da Dataprev, que continua sem propostas para apresentar aos trabalhadores e trabalhadoras.

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial, após debater todos os ângulos do que se tem até o momento, deliberou por indicar estado de greve. Estabeleceu a convocação do Comando Nacional para reunião após a próxima mesa com a empresa, que está agendada para o dia 30 de maio.

A decisão foi tomada diante do descaso da empresa, que já cancelou duas mesas, apresentou proposta econômica rebaixada, omitiu-se sobre pagamento de retroativo e está claramente atrasando as negociações sem apresentar propostas específicas à pauta de reivindicações, além de silenciar sobre a Participação nos Lucros e Resultados e a paridade no financiamento do plano de saúde.

Sindppd/RS e Sindpd/SC/ FNI, FENADADOS e sindicatos filiados

terça-feira, 17 de maio de 2022

Campanha Salarial DATAPREV: mesa de negociação é suspensa por falta de respostas da empresa

 


Foi iniciada ontem (16/05), a segunda mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da DATAPREV.

Uma vez que a representação dos trabalhadores já havia rejeitado, na mesa anterior, a proposta econômica rebaixada, a expectativa era que a empresa apresentasse resposta sobre a questão da paridade no financiamento do plano de saúde, questão que vem sendo reiteradamente cobrada pela representação dos trabalhadores. A cláusula acerca da Sindicância, que a empresa propõe alterar, ficou para ser debatida na próxima mesa, uma vez que a empresa encaminhou apenas nessa segunda-feira os normativos internos que tratam deste tema e que precisam ser analisados pela representação dos trabalhadores.

As partes debateram ainda a cláusula do horário de trabalho para os trabalhadores em regime de teletrabalho, com defesa contundente da representação dos trabalhadores contra a alteração proposta pela DATAPREV, por entender que ela prejudica os trabalhadores e não garante o direito à desconexão. As partes anuíram em aprofundar o debate com vistas à garantia desse direito, tão importante para o conjunto de trabalhadores.

A mesa será retomada na próxima segunda-feira, dia 23 de Maio, às 14h30min.


Sindppd/RS e Sindpd/SC/ FNI, FENADADOS e sindicatos filiados


quinta-feira, 12 de maio de 2022

Campanha Salarial DATAPREV: na primeira mesa de negociação, empresa propõe pagar 50% do IPCA



Na segunda-feira (9/05), aconteceu a primeira mesa de negociação com a representação da DATAPREV. A empresa apresentou sua contraproposta para a
pauta de reivindicações dos trabalhadores, que foi encaminhada no final de Março. A representação dos trabalhadores fará uma análise mais apurada sobre essa contraproposta e se manifestará na próxima mesa, mas saltou aos olhos o item sobre reposição nos salários e benefícios.

A empresa propôs pagar apenas 50% do IPCA do período, num momento em que o acumulado das perdas por este mesmo índice chegou a 12,13%. Esta proposta é inaceitável, e a representação não perdeu tempo e já argumentou, em mesa, sua recusa para esse índice.

Está agendada nova negociação para o dia 16 de Maio, ocasião em que a representação dos trabalhadores irá se manifestar sobre a contraproposta apresentada pela empresa. Também será contundente na defesa da proposta econômica dos trabalhadores, que é a reposição das perdas do período, bem como a recuperação das perdas dos últimos dois anos.

A representação dos trabalhadores questionou ainda a empresa a respeito da proposta da paridade no financiamento do plano de saúde e a apresentação da proposta final relativa à Participação nos Lucros e Resultados/2021. A empresa simplesmente não teve resposta para nos dar.

É inaceitável que a DATAPREV não tenha nenhuma definição sobre estes temas. A representação dos trabalhadores já adiantou que não vai aceitar que haja qualquer espécie de “moeda de troca” desses itens por um reajuste salarial rebaixado.

A campanha salarial está só começando, mas devemos estar preparados para a luta, pois ao que tudo indica não será nada fácil. Além da defesa da recuperação das perdas salariais, junta-se a defesa da DATAPREV PÚBLICA! Teremos pela frente muitas dificuldades a serem enfrentadas e vencidas.


OLTs e sindicatos que compõem a FNI, FENADADOS e sindicatos filiados


quarta-feira, 11 de maio de 2022

Campanha Salarial Serpro e Dataprev 2022/2024: pautas de reivindicações


No final de Abril, os acordos coletivos vigentes do SERPRO e da DATAPREV foram prorrogados por 30 dias devido à data-base 1º de Maio ter chegado sem a assinatura de um novo acordo. Mais informações neste link no site da FENADADOS: http://fenadados.org.br/2022/04/29/prorrogados-acordos-vigentes-da-dataprev-e-do-serpro/ 

Disponibilizamos as pautas de reivindicações protocoladas pelos sindicatos da FNI e FENADADOS e sindicatos filiados junto às duas empresas para esta Campanha Salarial 2022/2024. Documentos foram entregues ao SERPRO e à DATAPREV em 31 de Março.


Pauta da Campanha Salarial dos Trabalhadores do SERPRO >> CLIQUE AQUI

Pauta da Campanha Salarial dos Trabalhadores da DATAPREV >> CLIQUE AQUI




OLTs e sindicatos que constroem a FNI