segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Assembleia no Serpro Curitiba diz “não” à procuração para a Fenadados

A assembleia dos trabalhadores do Serpro Curitiba aconteceu no dia 18/02 e contou com a presença de 150 colegas no auditório da empresa. Os trabalhadores estranharam tantas presenças: vários diretores do Sindpd/PR; Valmir, do Sindpd/CE; Andre Guedes, do Sindpd/RJ; Djalma, do Sindpd/DF; e o advogado da Fenadados, Sávio. Também estavam presentes diretores da CUT/PR.

O coordenador da assembleia e diretor do sindicato, Pierin, que abriu a assembleia, encaminhou a necessidade de deliberar como primeiro ponto o item 4 do edital que tratava dos poderes para a Fenadados representar e negociar pelos trabalhadores do Serpro do Paraná. Colocado em votação, mais de 95% dos trabalhadores presentes rejeitaram passar os poderes para a Fenadados. A votação foi tão expressiva que o pessoal aplaudiu de pé.

Vexame: Sindicato perde votação e se retira da assembleia

Para surpresa geral, o coordenador da assembleia, numa atitude de total desrespeito com os trabalhadores, falou que após aquela votação o sindicato se retiraria e foi o que aconteceu. Saíram todos em fila, sob o olhar indignado dos trabalhadores. Este é só mais um exemplo dramático e desesperado de até que ponto podem chegar as atitudes cegas dos apoiadores da Fenadados.

Trabalhadores sabem decidir seus rumos

Mas os trabalhadores não se intimidaram e, com o apoio da OLT, retomaram a assembleia, elegeram nova mesa para coordenar a assembleia e debateram, de forma democrática e com organização exemplar, toda a pauta prevista pelo edital divulgado na categoria.

Os trabalhadores decidiram por não ir à plenária da Fenadados e elegeram uma comissão de negociação para encaminhar a campanha salarial 2011 em conjunto com os estados/sindicatos que não aprovarem a procuração para a Fenadados. Também debateram e votaram as indicações para a pauta de reivindicações. O índice econômico aprovado, em torno de 16%, foi o mesmo já deliberado pelas assembleias dos trabalhadores do Serpro na BA, SC, RS e RJ. Os trabalhadores também rejeitaram o desconto da contribuição assistencial para o Sindpd/PR.

O Sindpd/RJ noticiou em todo o país e chegou a enviar ofício acusando o Sindppd/RS de intervenção por se fazer presente na assembleia dos trabalhadores do Serpro/RJ. O que nos diz agora o Sr. André Guedes, que além de se fazer presente, chegou a pedir a palavra na assembleia de Curitiba e só não falou porque os trabalhadores solicitaram que falasse somente no final? A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, participou da assembleia histórica dos trabalhadores do Serpro/PR.

Ninguém segura a vontade dos trabalhadores

Haverá assembleias em outros estados e temos certeza de que, se não houver manobras da Fenadados e de seus aliados nos sindicatos, e os trabalhadores puderem decidir livremente, haverá outros estados decidindo contra dar procurações e autorizações à federação.


Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática (FNI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário