segunda-feira, 23 de julho de 2012

Campanha Salarial 2012: A Dataprev apresentou, além do IPCA, mais 2% no PCS. Os trabalhadores acreditam que é possível avançar mais


A Dataprev anunciou aos seus trabalhadores que irá colocar 2% no Plano de Cargos e Adicional Atividade, além do IPCA, que já havia sido apresentado. Este pequeno avanço é resultado da importante greve nacional realizada em 2011, que sacudiu a Dataprev, pegou de surpresa a direção da empresa e impôs um resultado positivo para os trabalhadores, apesar do desconto em pecúnia de parte dos dias da greve.

É de conhecimento dos funcionários que a empresa está tendo altos lucros, resultado do trabalho da categoria. Sabemos também que parte desse acumulado tem a ver com as centenas de demissões realizadas na atual gestão. Essa situação financeira da empresa coloca a possibilidade de avançar nas conquistas para os trabalhadores.

Rejeitar a proposta da empresa e apresentar uma contraproposta

Queremos avanços e colocamos abaixo uma contraproposta para ser discutida nas assembleias em todo o país:

a) Adicional Atividade equivalente a 15% para o primeiro nível de Analista e Assistente;
b) Abono referente ao retroativo do Adicional Atividade;
c) 
Reajuste de 9,22% no tíquete, pelo índice de alimentação fora do domicílio calculado pelo Dieese;
d) Garantia do emprego. Item muito importante diante do terror imposto pela empresa nos últimos anos dessa gestão;
e) GEAP

Um chamado à Unidade, com uma plenária de todos os sindicatos, OLTs, ANED e Fenadados

Já está demonstrado na nossa categoria que quando os trabalhadores se unem, se mobilizam e vão até o fim na sua luta, é possível avançar e conquistar, como aconteceu em 2011 na Dataprev.

Por tudo isso, fazemos um chamado para a Fenadados para que realizemos uma Plenária Nacional imediatamente com todos os sindicatos, OLTs e ANED, para tratar da Campanha Salarial dos trabalhadores da Dataprev e do Serpro. O objetivo é debater a situação da Campanha Salarial e construir conjuntamente um calendário de ações para avançar na Dataprev, e possibilitar o fim da inércia no Serpro, que está trazendo a perda de direitos aos trabalhadores. 

A experiência nos diz que é possível virar o jogo imposto pela direção das empresas e ser respeitado por elas. Para isso, a  Fenadados e a maioria dos sindicatos têm que mudar sua postura e usar toda a sua estrutura para ajudar na organização e na mobilização dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. Devem parar de acertar com as empresas a retirada de direitos, como aconteceu com o passivo das horas extras, pois isso só desmoraliza a entidade e facilita para que as direções das empresas façam como têm feito ultimamente. 

Campanha Salarial do Serpro: virar o jogo para avançar”

Não vamos aceitar a farsa dos balanços negativos que será novamente usada pela direção do Serpro/governo para não garantir conquistas aos trabalhadores. Essa negociação de faz de conta que está acontecendo desde o início de maio já cansou os trabalhadores, e somente quem pode mudar essa situação é a mobilização da categoria.

Se você não confia nas entidades que deveriam te representar, faça valer sua posição: exija assembleia em seus estado para debater esta realidade, contate com os trabalhadores dos outros estados e, se houver disposição da maioria, é possível virar o jogo, derrubar pactos e passar por cima de quem não quer enfrentar a direção do Serpro.

Precisamos preparar um dia nacional de mobilizações para as duas empresas. Com unidade e mobilização é possível conquistar! 

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário