sexta-feira, 20 de março de 2015
Fenadados tenta novamente impedir participação da ANED em fóruns da categoria
Mais uma data-base se aproxima e o desejo de luta, infelizmente, não parece ser compartilhado por algumas representações. A última Plenária de Campanha Salarial, realizada entre 12 e 15 de março de 2015, demonstrou novamente o vazio ideológico e a falta de representatividade efetiva da Fenadados. A federação, que deveria liderar um processo democrático, que não só permitisse mas dialogasse com posições contrárias às de seus diretores e sindicatos filiados, mira suas armas, mais uma vez, contra a Associação Nacional dos Empregados da Dataprev (ANED). E com o apoio de diretorias de sindicatos como o Sindpd-RJ, cujas lutas, quando implementadas, sempre contaram com o apoio e o trabalho dos diretores da ANED lotados no Rio de Janeiro.
Por ora, a rixa se revela na tentativa de excluir a ANED dos fóruns pertinente à Geap e à Prevdata, via alteração na Cláusula 7ª do ACT, proposta pela Fenadados já na pré-pauta de reivindicações enviada aos estados, contrariando o desejo da grande maioria dos empregados da Dataprev. É bom deixar claro que a ANED não deixará de representar a categoria, no tocante à defesa de seus interesses junto àquelas entidades, aconteça o que acontecer, com cláusula ou sem cláusula. Ao contrário da maior parte da diretoria da Fenadados – houve sim quem votasse contra esse ataque institucional – e dos delegados presentes, várias bases recusaram a exclusão da ANED da redação da Cláusula 7ª. Na Plenária, diretores sindicais nem sempre respeitaram essa vontade.
A ANED não pretende transformar essa questão em uma celeuma. Mas fica o alerta de mais uma tentativa da Fenadados de impor limites à representação de entidades históricas que hoje contam com diretorias combativas, que não fazem apologia ao partido ainda hegemônico no governo federal e nas instituições sindicais. Por sinal, a crise de representatividade que grassa nas instituições de nosso poder passa muito por problemas evidentes, também, na maior organização sindical de nossa categoria: desmandos e falta de zelo com os interesses de seus representados, burocratismo e soberba de se achar o único caminho viável sobram na Fenadados, assim como em outras entidades cutistas. Não à toa, legitimamente, outros caminhos têm sido pensados e construídos pelos trabalhadores, e devem ser respeitados.
A ANED transmite, por este comunicado, um recado claro: nossa diretoria não se verga a chantagens; não recua por pressões mesquinhas, raivosas de dirigentes encastelados em seu orgulho e poder. Os associados da ANED, assim como os demais trabalhadores, podem continuar contando com a Associação não só nas lutas em defesa de melhorias na Geap e na Prevdata, mas em todas as lutas em que se inscrevam os interesses dos trabalhadores da Dataprev.
ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev
Nenhum comentário:
Postar um comentário