quinta-feira, 6 de abril de 2017

28 de ABRIL é dia de GREVE GERAL contra as reformas e as retiradas de direitos dos trabalhadores. Vamos às ruas!



Trabalhadores do SERPRO Salvador (BA), OLT e diretores sindicais
 rumo ao ato de 31 de Março na cidade


Nossas empresas e seus trabalhadores continuam a viver um longa trajetória de incertezas que vem do governo anterior, perduram e, em alguns casos, se ampliam.


No SERPRO, medidas como a unificação de setores sem explicação coerente e diálogo com o quadro funcional, corte nas FCT/FCA a contagotas para não criar animosidade nacional, balanço negativo por falta de pagamento das faturas desde 2015 - mais de R$ 250 milhões -  que englobam o governo passado e o atual, até agora sem solução. Tentativa de transferir o Centro de Dados de São Paulo para Brasília sem nenhuma explicação técnica plausível, colocando em risco a regional de São Paulo e seus trabalhadores, e ainda o risco concreto de que essa medida venha a aumentar custos e não reduzir, como afirma a gestão da empresa.

A "fusão" do SERPRO e da DATAPREV continua a ser discutida nos bastidores do governo e, com certeza, sabemos que há interesses escusos da classe empresarial em ver diminuído o papel dessas empresas nos serviços prestados ao Estado brasileiro.

Junto com tudo isso, teve uma mudança estatutária que abre espaço para a empresa contratar pessoas sem concurso público, as famosas indicações políticas, a exemplo do que já acontece na DATAPREV e em outras empresas estatais. Dentre outras alterações duvidosas para os interesses da empresa.

Na BB TECNOLOGIA, os problemas não são menores: assédio moral, plano de saúde caríssimo, sem plano de cargos e salários.

Tudo isso demonstra que a tarefa dos trabalhadores, sindicatos e federações é de preparar a luta em defesa de nossas empresas, SERPRO, DATAPREV e BB TECNOLOGIA, dos empregos e direitos dos trabalhadores. A FNI quer ser parte dessa luta e convida a todos a se somarem, pois só teremos forças se estivermos juntos e mobilizados.



OLT SERPRO Curitiba (PR)


Trabalhadores de TI no RS e Sindppd/RS no ato em Porto Alegre (RS)




Componente da OLT SERPRO Fortaleza (CE) enviou esta foto do ato em 31 de Março



OLT DATAPREV Paraíba



OLT SERPRO RJ de Fato presente no ato em 31 de Março




Governo Temer e a destruição dos nossos direitos e das empresas estatais. É preciso preparar a GREVE GERAL de 28 de Abril no SERPRO, DATAPREV, BB TECNOLOGIA e nas empresas estaduais e municipais


Agregado ao que se passa dentro das empresas, temos um violento ataque do Governo Temer, um governo com pouquíssimo apoio da população que usa conscientemente essa situação para tentar aplicar reformas que acabarão com o direito à aposentadoria e com os direitos trabalhistas. Poderemos voltar a ter uma situação semelhante ao que havia no país antes da Constituição de 1988! 



Principais mudanças propostas:


- A REFORMA TRABALHISTA, que poderá acabar com direitos históricos como férias de 30 dias e multa do FGTS em caso de demissão

- A TERCEIRIZAÇÃO, que poderá ser agora também na área fim, precarizando os direitos trabalhistas e transformando as empresas em uma "colcha de retalhos", com trabalhadores com mais e outros com menos direitos

- A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, que exige 49 anos de contribuição para homens e mulheres são alguns dos ataques violentos aos nossos direitos



Nossas lutas em defesa das empresas e de seus trabalhadores e contra as reformas do Governo Temer precisam avançar. Vamos junt@s preparar a GREVE GERAL do dia 28 de Abril, pois os ataques partem do mesmo lugar: do governo federal, que a mando do grande capital privado quer destruir a força produtiva que construímos com décadas de história, destruir os nossos direitos e as empresas públicas.

Já vimos este filme antes, nos anos 90, quando muitas empresas foram privatizadas e, o que sobrou, conseguimos manter a duras penas. O SERPRO e a DATAPREV quase desapareceram.



Preparar a GREVE GERAL de 28 de Abril, que está sendo convocada por todas as centrais sindicais, sindicatos e federações!

Defender nossas empresas e nossos direitos!
Derrotar o Governo Temer e suas reformas!



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Um comentário: