quinta-feira, 22 de agosto de 2019

DATAPREV na lista para ser PRIVATIZADA. É hora de organizar e ir à luta para RESISTIR!


O que até então era rumor, foi concretizado nessa 4ª feira (21/08) no final da tarde: a DATAPREV, junto com SERPRO e outras estatais, entrou na lista para ser privatizada via PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal. Infelizmente, não chega a ser uma novidade, pois durante a campanha eleitoral no ano passado, o vice-presidente, General Mourão, já tinha expressado a opinião de privatizar a empresa. O "novo", talvez, fique por conta da intenção política ser realmente efetivada.

Os movimentos para o desmonte da DATAPREV e sua privatização já vinham sendo realizados: nomeação de uma executiva do mercado de Telecomunicações, com experiência no processo de privatização, para ser presidente da empresa; troca ostensiva de assessores da casa por assessores externos; revogação de norma interna que reservava aos empregados da empresa as funções até o nível de Superintendência, permitindo ingresso de pessoas externas em cargos comissionados, pasmem, até a nível de Gerente de UD ou CP; declarações da presidente nos estados exaltando o modelo de privatização, mesmo sem assumir que seria o modelo adotado para com a DATAPREV.

Então não há fatos e nem motivos para nos iludirmos com panos quentes que possam ser difundidos pela direção da DATAPREV. Nem para esperarmos uma salvação divina e nem uma "luz no fim do túnel" que impeça o desmonte e/ou a privatização da DATAPREV, independente do modelo adotado ou não; independente de ser menos ou mais privatizada. A DATAPREV está em vias de ser PRIVATIZADA, e só resistiremos se nos organizarmos e lutarmos.

Para o governo federal, não interessa se a DATAPREV é superavitária, pois a empresa é, tanto que os trabalhadores recebem PLR anual. O governo não se importa com o serviço de qualidade que prestamos (inclusive somos premiados, na área da TI, por ele). O governo tomou a decisão política de privatizar a DATAPREV para atender interesses de mercado, colocando em risco a segurança das informações dos cidadãos.

A luta pelos empregos e pela existência da DATAPREV enquanto empresa pública de TI tem que começar por nós, trabalhadores, afinal sabemos da importância da empresa e do serviço de qualidade que prestamos.

É hora de nos organizarmos nos estados e ir à luta para RESISTIR. Não vamos ficar esperando!


Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e ANED (Associação Nacional dos Empregados da DATAPREV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário