quarta-feira, 27 de abril de 2022

Entidades apoiam a Campanha Salve seus Dados e lutam contra a privatização do SERPRO e da DATAPREV



Cientes dos riscos que a população e o país correm com a privatização da DATAPREV e do SERPRO, as entidades sindicais que subscrevem esta nota declaram seu apoio às importantes ações organizadas em defesa das empresas por meio das várias entidades sindicais e movimentos sociais, com o apoio da Campanha Salve Seus Dados.

De acordo com as entidades, as duas maiores empresas públicas de tecnologia da informação do Brasil são responsáveis pela segurança e pelo tratamento de dados muito importantes e, por isso, devem seguir como patrimônio da sociedade sem estar sujeitas à lógica da lucratividade acima de tudo.

Ainda ressaltam o papel fundamental que a DATAPREV e o SERPRO têm para a construção da cidadania e o compromisso das empresas em encontrar soluções inovadoras para melhorar a vida de todos. Importante citar que com o advento da LGPD se torna ainda mais forte a necessidade de que as empresas continuem nas mãos do Estado brasileiro, única garantia real de proteção dos dados da população, das empresas e dos serviços públicos.

Além da questão que afeta a todo o país, também é importante a preocupação com os trabalhadores das empresas, que possuem uma vasta experiência e conhecimento do trabalho desenvolvido pelo SERPRO e pela DATAPREV e que, com a privatização, podem imigrar para outros mercados, em que são cada vez mais valorizados, ocasionando uma quebra do trabalho de excelência realizado até hoje.

Devido ao trabalho de seus empregados, a DATAPREV e o SERPRO são reconhecidos por suas políticas e procedimentos sólidos de segurança cibernética. Procedimentos estes que são fruto de grandes investimentos realizados pelo povo brasileiro.

O futuro do Brasil e a construção de políticas públicas que lancem bases sólidas para a transição para um Estado cada vez mais digitalizado devem ser orientados pelos interesses da população e não por interesses privados, tal como vem ocorrendo no apagão de dados no Ministério da Saúde, em decorrência do sucateamento e forte terceirização do DataSus.


Assinam esta nota
e apoiam esta luta:

AED CE - Associação dos Empregados da Dataprev Ceará
AED PE – Associação dos Empregados da Dataprev/PE
AED RN - Associação dos Empregados da Dataprev do RN
AMAB - Associação de Moradores e Amigos de Botafogo
ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev
APD PB - Associação do Pessoal da Paraíba (Dataprev)
ASDUERJ - Associação dos Docentes da UERJ
ASES MG - Associação dos Funcionários do Serpro em MG
ASSINDADOS SP – Associação dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Serviços de Informática, e Tecnologia da Informação, e Empregados de Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática, e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo
Comitê de Luta em Defesa do Povo Brasileiro Contra as Privatizações.
Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas
FAM RIO - Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro
ISPD - Instituto São Paulo pela Democracia
OLT DATAPREV - Ceará
OLT DATAPREV - Rio de Janeiro (Cosme Velho)
OLT DATAPREV - São Paulo
OLT SERPRO - Belém
OLT SERPRO - Ceará
OLT SERPRO - Minas Gerais
OLT SERPRO - Pernambuco
OLT SERPRO - Porto Alegre
OLT SERPRO - São Paulo
SINDADOS – BA - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas e Órgãos Públicos de Processamento de Dados, Serviços de Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia
SINDADOS - MG - Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais
SINDPD - PE - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Informática e Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco
SINDPD – SC - Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de Santa Catarina
SINDPPD – RS - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no estado do RS
SINTAPI-CUT - Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos



FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário