sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Do Blog da OLT Serpro/RJ: Ação movida por sindicalista de Macapá contra os sindicatos do RS e BA


Pessoal, todo respeito aos colegas de TI do estado do Amapá, mas não dá para livrar a barra desse presidente do sindicato do Amapá. O cara sai do Amapá, vai à Brasilia no dia da negociação com o Serpro que se realizou dentro da federação, diz que não pode ficar na sala por estar lotada, se prostra na porta, ou seja, faz uma barreira humana não permitindo que os colegas dos sindicatos da Bahia e Rio Grande do Sul e o colega da OLT-DF participem da reunião. Depois, vai à delegacia (Brasília) reclamar de assédio moral. Mas uma vez, todo respeito aos colegas do Amapá, mas essa situação é prá lá de comédia.

A OLT-SERPRO-RJ SOLICITA QUE A BASE DOS TRABALHADORES DO AMAPÁ AVALIEM O OCORRIDO, E EXPRESSEM, EM ATITUDES COLETIVAS, O PENSAR SOBRE ESSA SITUAÇÃO. SERÁ QUE O POVO DO AMAPÁ MERECE UM SINDICALISTA COMO ESSE ????

Abaixo nota recebida pela OLT-RJ

—————————————————————————————————————–

Ação movida por sindicalista de Macapá contra os sindicatos do RS e BA

Articulado pela Fenadados, o presidente do sindicato do Amapá foi utilizado como segurança pela federação para não permitir a entrada de sindicatos e OLTs da FNI na mesa de negociação do Serpro, que aconteceu dentro da sede da federação. Esse senhor entrou com uma ação contra nossos sindicatos.


Só lendo para acreditar nas inverdades que foram utilizadas para fazer essa ação judicial, que pede indenização por danos morais, entre outras coisas. Os documentos da ação estão abaixo. 

Temos fotos que estão no Blog da FNI (fotos publicados no boletim reproduzido no início dessa matéria), que demonstram o que este trabalhador estava fazendo na porta da reunião:
http://fnialternativa.blogspot.com.br/2012/06/novo-boletim-da-fni-fenadados-recusa.html

Obviamente querem nos intimidar e fazer com que os sindicatos gastem tempo e dinheiro.
—————————————————————————————————

Vamos conhecer a questão, conhecendo as pessoas.
Favor dar um clique em: SINDPD-AP tem atuação marcante nas atividades em Camaçari.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Trabalhadores do Serpro do RS e de SC voltam a se mobilizar nessa quarta-feira


Em Porto Alegre, os trabalhadores da regional gaúcha do Serpro e PSEs da Receita Federal se concentraram de manhã em frente à empresa. O café, o chocolate quente e o chimarrão ajudaram a esquentar os colegas, num dia que fez bastante frio na região Sul.

Durante o lanche, a OLT e o Sindppd/RS repassaram informes sobre o andamento da campanha salarial. Foi avisado que a Fenadados e seus sindicatos filiados estão organizando assembleias em todo o país a fim de fazer com que a proposta do Serpro, sem aumento real, seja aprovado.



Também foi comentado que, embora a federação tenha se rendido à proposta rebaixadíssima da empresa, os trabalhadores do Serpro têm resistido e se manifestado contra essa campanha salarial de faz de conta. Além das OLTs do RJ, BA e DF e dos sindicatos do RS, SC e PB, que constroem a FNI, temos notícia de que os trabalhadores de Minas Gerais rejeitaram a proposta e estão organizando uma campanha que pede a saída de Marcos Mazoni da direção do Serpro. Os trabalhadores gaúchos querem começar desde já a organizar 2013 para que o forte da campanha seja em abril/maio, mês que tem o processamento do Imposto de Renda.

Em Santa Catarina, os colegas realizaram uma assembleia na unidade em Florianópolis. Os trabalhadores deliberaram por:

- Rejeição da proposta econômica da empresa por 33 votos, com 3 votos pela aceitação e 2 abstenções;

- Rejeição, por ampla maioria, da proposta da Fenadados de mudança da redação da cláusula da OLT concedendo aos sindicatos o controle das eleições. Pela manutenção da cláusula como está hoje. Apenas 1 abstenção;

- Manter a categoria mobilizada de maneira permanente com assembleia na próxima quarta (03/10);

- Indica-se a construção nacional de paralisações ou greve para pressionar a empresa a negociar de verdade.

Na próxima quarta-feira (03/10) tem mais mobilização dos sindicatos e OLTs que organizam a FNI. Participe! 


Situação atual preocupa, mas existe saída: A Luta!

No Serpro, querem nos impor nada de PLR e a ameaça de aumento de mais de 40% no plano de saúde. Nos últimos três anos, somos uma das poucas estatais nacionais que não têm nada de ganho real. A situação é tão absurda na empresa, que consegue fechar o balanço no negativo por dois anos consecutivos e as explicações são as mais ridículas possíveis.

A Fenadados insiste no imobilismo. Nenhuma atividade foi feita e sequer assembleias com os trabalhadores foram realizadas para debater a campanha salarial, apesar dos chamados de unidade na luta feitos pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI. As mobilizações no país construídas até aqui mostram que com disposição e luta é possível virar o jogo.

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Campanha Salarial do Serpro: Enquanto Bancários, Correios e petroleiros se mobilizam, a Fenadados se rende a acordo sem ganho real!

Mobilização no Serpro/RS
Depois de eletricitários, que tiveram ganho real e abono de quase R$ 3 mil em tíquetes, e da Dataprev, com 2% de ganho real, agora bancários em greve conquistam 2% de ganho real nos salários e no tíquete - além de aumento no PLR.

Enquanto isso, no Serpro, nada de ganho real, nada de PLR e ameaça de aumento de mais de 40% no plano de saúde. Nos últimos três anos, somos uma das poucas estatais nacionais que não têm nada de ganho real. A situação é tão absurda na empresa, que consegue fechar o balanço no negativo por dois anos consecutivos e as explicações são as mais ridículas possíveis.

Fenadados se negou unificar a Campanha e organizar mobilizações

Mas além da truculência da direção da empresa, que ataca direitos dos trabalhadores, existe mais um grande responsável pela situação que estamos vivendo: a Fenadados, que virou apoiadora da empresa. Nenhuma atividade foi feita; sequer assembleias com os trabalhadores foram realizadas para debater a Campanha Salarial, apesar dos chamados feitos pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI. Para se ter uma ideia da situação atual, em alguns estados os sindicatos da federação estão pedindo aos trabalhadores para aceitar a proposta da empresa, para evitar que o Serpro quebre.

A proposta do Serpro para a Campanha Salarial é uma farsa!

A categoria precisa se organizar para enfrentar a postura da direção da empresa e, por consequência, para passar por cima do imobilismo traidor dos sindicatos e da federação que não os representa. Em SC, RJ, BA, DF e RS, e também em BH, algumas atividades de mobilização da Campanha Salarial estão acontecendo e mostram que, se construirmos a unidade em nível nacional, poderemos começar a mudar essa história.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Serpro: Paralisações marcam dia nacional de luta convocado pela FNI

Assembleias e paralisações marcaram o dia nacional de luta dos trabalhadores do Serpro, que aconteceu nessa quarta-feira (19/09) em Brasília, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A atividade foi organizada, mais uma vez, pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática).

Na Bahia, os trabalhadores realizaram uma assembleia com duração de 2h, em que os presentes rejeitaram a proposta de reajuste salarial feita pela direção do Serpro. Também refutaram a proposta do Serpro e da Fenadados de alterar a cláusula do ACT (acordo coletivo), a fim de atrelar as OLTs aos sindicatos. Os trabalhadores ratificaram o estado  de greve aprovado semana passada e publicado em edital em jornal local. Cerca de 76 pessoas participaram da atividade na regional de Salvador.

Em Santa Catarina (foto abaixo), os trabalhadores do SERPRO/SC realizaram uma paralisação de 2 horas, como parte de um ato nacional chamado pela FNI e sindicatos e OLT participantes.



No Rio de Janeiro, os colegas da unidade no Andaraí vestiram a camiseta “Aqui tem campanha salarial”. Mais de 50 camisetas foram distribuídas em menos de 15 minutos, mostrando que o coletivo Andaraí entende que é preciso estarmos juntos para melhorar e manter nosso Acordo Coletivo de Trabalho.

Na próxima semana, estão agendadas mobilizações nas demais unidades do Serpro e na Receita Federal no Rio de Janeiro.


Em Brasília e Porto Alegre (foto abaixo), também ocorreram atividades. Na capital gaúcha, os trabalhadores realizaram uma assembleia de mobilização, em que vestiram a camiseta da campanha salarial. A atividade teve a participação do colega Paulo Kapp, que respondeu a dúvidas sobre o SERPROS.


Na próxima quarta-feira (26/09), tem mais mobilização convocada pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI. Colega, ajude a divulgar! Organize atividades em teu local de trabalho!

Vamos mostrar ao Serpro que não estamos satisfeitos e que exigimos aumento real!

Correios, bancários e petroleiros em greve e mobilizações. Enquanto isso, a Fenadados...

Depois da forte greve dos servidores federais de mais de 30 órgãos, agora bancários e trabalhadores dos Correios estão em greve. E petroleiros já se preparam para fortes mobilizações nacionais. Enquanto isso a Fenadados, além de não fazer nada - nem assembleias em 5 meses, nem organização de mobilização com a categoria – agora, por meio da sra. coordenadora da campanha salarial da federação e secretária geral, passou a defender a aceitação da ridícula proposta da empresa. Seria cômico, se não fosse trágico!

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Não podemos ficar entre os 3% dos trabalhadores brasileiros que não tiveram ganho real!

Correios e bancários já estão em greve por aumento real. 
Nesta quarta, temos novo dia nacional de mobilização no Serpro!

A direção do Serpro viaja pelo país sem muitas preocupações, pois para ela a Campanha Salarial não faz parte de seus problemas. Não existe explicação para o tratamento de forma diferente dos colegas da Dataprev, dos eletricitários e de 97% das categorias que tiveram ganho real, segundo pesquisa do Dieese.

Mas nós trabalhadores devemos ficar preocupados, pois a direção quer pagar somente o IPCA e, como prêmio, aumentar nosso plano de saúde, dentre outros prejuízos. É importante lembrar que a empresa acabou com o PPLR e, em acordo com a Fenadados, quer acabar com a autonomia das OLTs - com isso, querem extinguir as vozes discordantes que atuam dentro dos locais de trabalho.

Podemos dar o troco, organizando pequenas ações que demonstrem a insatisfação com a Campanha Salarial e com o descaso da diretoria da empresa, que se nega a dar ganho real aos seus trabalhadores. E não vamos deixar que Serpro e Fenadados acabem com a autonomia das OLTs!

Correios e bancários em greve. Enquanto isso, a Fenadados ...

Várias categorias estão em greve, mas para a Fenadados o faz de conta que durou seis meses é tão evidente que existe nem sequer uma nota na sua página sobre a Campanha Salarial ou a postura da direção da empresa etc. Nem se dignou a informar sobre a reunião que teve com o Dest. Seus dirigentes estão em viagem, tratando de questões mais importantes do que a Campanha Salarial dos trabalhadores.

Como demonstração da falta de interesse para com os trabalhadores do Serpro, a federação não apresentou nenhuma ação concreta, apostando que com o cansaço a categoria aprove a proposta da empresa sem reclamar. Lamentável!

Nossa Campanha Salarial ainda pode ter um desfecho diferente. Basta que mostremos nossa indignação contra a direção da empresa e seus parceiros sindicalistas. Vamos fazer como os servidores federais, os bancários, eletricitários e Correios; vamos dizer NÃO para a direção do Serpro e o governo!
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

Veja outras matérias no blog da FNI  http://fnialternativa.blogspot.com.br/

Não vote para mudar a claúsula da OLT

Post publicado no blog da OLT-RJ do Serpro


PARTE 1.

A Organização por Local de Trabalho – OLT, de diversas regionais do Serpro, vive um momento crucial, pois sua existência dependerá da vontade dos trabalhadores. Muitos já perceberam que tanto a direção da Empresa quanto a direção da Fenadados querem acabar com a liberdade e autonomia dessa organização, principalmente no DF, RJ e BA, pois nessas localidades suas representações atuam com liberdade e autonomia, sem estarem atreladas aos sindicatos e a cúpula da federação. Deixar alterar a atual clausula do ACT que regula o processo eleitoral é reconhecer e aceitar a ditadura sindical, pois com a proposta de alteração feita pela Federação e imediatamente aceita pelo Serpro, os sindicatos passam a controlar as regras do processo eleitoral, aquelas que são interessantes a eles, possibilitando manipulações e até ocorrências de fraude.

Muitos acham que a OLT não é tão importante assim e outros até a desconhece, mas além de auxiliar os sindicatos na organização e mobilização dos trabalhadores, ela exerce um papel fundamental na mediação de conflitos internos entre Empresa e empregados, além disso, pode também atuar junto ao Ministério Público do Trabalho. A OLT é uma organização estabelecida em convenção coletiva de trabalho e tem legitimidade.

Os sindicatos filiados a Fenadados, vão nos próximos dias, convocar assembleias nos Estados para tentar acabar com a campanha salarial 2012/2013 e uma das propostas a ser votada vai ser exatamente a alteração da clausula do ACT que trata das eleições da OLT. É neste momento que a participação dos trabalhadores será crucial, ou seja, se a proposta for colocada em votação é necessário que os trabalhadores a rejeite, mantendo o texto a atual da referida clausula. Se o sindicato não colocar em votação, será necessário que algum trabalhador a coloque em votação, para confirmar a rejeição.

PARTE 2.

Em defesa da autonomia das OLTs e do ganho real

Como esperado, a FENADADOS está encaminhando a campanha para que tenha o seu fim, confiando que o cansaço dos trabalhadores fará com que aceitem a proposta lesiva aos nossos interesses como base, especialmente em relação à tutela das OLTs por meio de eleições coordenadas pelos sindicatos.

Temos pegadinhas em cada campanha, e nessa o golpe se dá contra as OLTs.
Todos sabemos das dificuldades que estamos passando por causa do conluio com a empresa. Precisamos de OLTs independentes para que não fique pior!

Temos que pensar porque em 2010, 2011 e agora em 2012 não tem nenhum ganho e ainda querem acabar com a autonomia das OLTS. Não podemos aceitar proposta sem ganho real e fragilização das OLTs.

Assim, conclamamos a todos que não aceitem a proposta de alteração das eleições da OLT, restaurando o texto que está no Acordo Coletivo de 2011/2012. 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Salve a OLT!

Nota da OLT do Distrito Federal (DF) do Serpro

A Organização por Local de Trabalho (OLT) de diversas regionais do Serpro vive um momento crucial, pois sua existência dependerá da vontade dos trabalhadores. Muitos já perceberam que tanto a direção da empresa quanto a direção da Fenadados querem acabar com a liberdade e autonomia dessa organização, principalmente no DF, RJ e BA, pois nessas localidades suas representações atuam com liberdade e autonomia, sem estarem atreladas aos sindicatos e à cúpula da federação.

Deixar alterar a atual cláusula do ACT (acordo coletivo) que regula o processo eleitoral é reconhecer e aceitar a ditadura sindical, pois com a proposta de alteração feita pela federação e imediatamente aceita pelo Serpro, os sindicatos passam a controlar as regras do processo eleitoral, aquelas que são interessantes a eles, possibilitando manipulações e até ocorrências de fraude. 
Muitos acham que a OLT não é tão importante assim e, outros até a desconhecem, mas além de auxiliar os sindicatos na organização e mobilização dos trabalhadores, ela exerce um papel fundamental na mediação de conflitos internos entre empresa e empregados. Além disso, pode também atuar junto ao Ministério Público do Trabalho. A OLT é uma organização estabelecida em convenção coletiva de trabalho e tem legitimidade.

Os sindicatos filiados à Fenadados vão, nos próximos dias, convocar assembleias nos estados para tentar acabar com a campanha salarial 2012/2013 e, uma das propostas a ser votada vai ser exatamente a alteração da cláusula do ACT que trata das eleições da OLT. É nesse momento que a participação dos trabalhadores será crucial. Ou seja, se a proposta for colocada em votação é necessário que os trabalhadores a rejeitem, mantendo o texto atual da referida cláusula. Se o sindicato não colocar em votação, será necessário que algum trabalhador a coloque em votação, para confirmar a rejeição.

Vamos salvar a OLT!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quarta-feira (19/09) é mais um dia de mobilização dos trabalhadores do Serpro. Porque aqui tem campanha salarial!

Nesta quarta-feira (19/09), vamos novamente organizar atividades nas regionais com uso de camisetas, apitos, balões e o que for possível para denunciar o descaso do Serpro e a tentativa de aumento no plano de saúde enquanto quer dar zero de ganho real. Agora, até o Dest confirmou que não quer dar aumento. Vejam aqui os eventos da semana passada 

Para atrapalhar ainda mais a Fenadados, ao invés de estimular a organização e a mobilização dos trabalhadores, continua com uma negociação de faz de conta com a direção do Serpro. Na maioria das regionais, os sindicato filiados à Fenadados fizeram 2 assembleias durante os quase 6 meses de campanha salarial.

Sabemos que existem condições financeiras para que o governo federal e o Serpro deem aumento real. Afinal de contas, na Dataprev teve 2% de ganho real e, nas Cias Elétricas, 1,5% de ganho real e mais R$ 2.800,00 em tíquetes. O DIEESE divulgou, recentemente, balanço que mostra que 97% dos reajustes salariais que ocorreram no 1º semestre deste ano foram acima da inflação. Os trabalhadores do Serpro ficarão nos 3% que não tiveram ganho real?

Sabemos que toda conquista é precedida de muita luta. E a isso os trabalhadores do Serpro nunca se negaram. Os sindicatos e as OLTs que constroem a FNI continuam chamando a Fenadados a vir pra rua e se juntar a nós, para engrossarmos ainda mais a mobilização.

Nesta quarta-feira (19/09), vamos mais uma vez nos mobilizar! Vamos mostrar à direção do Serpro e ao governo que não aceitamos essa palhaçada que estão fazendo com nossa campanha salarial!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dia de luta organizado pela FNI mobiliza trabalhadores do Serpro da BA, DF, SC, RS e RJ

Aqui tem campanha salarial!

A terça-feira (11/09) foi um dia nacional de luta dos trabalhadores do Serpro por aumento real e contra a total ausência de debate e mobilizações por parte da Fenadados e seus sindicatos na campanha salarial 2012/2013. A mobilização foi organizada pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI e teve a adesão da categoria em SC, BA, RS, RJ e BSB.

A direção da empresa acreditou que o jogo estava ganho. Mas a partida ainda não acabou. Os trabalhadores começaram a virada! A categoria chama mais uma vez a Fenadados a convocar junto a mobilização. Vem pra luta você também! 

Veja como foi o dia de luta nos estados:


SC

Os trabalhadores em Santa Catarina mostraram muita disposição de luta e nem mesmo a chuva atrapalhou. Eles vestiram a camiseta da campanha salarial e fizeram um lanche coletivo na sede da unidade, em Florianópolis.



Os trabalhadores também deliberaram construir uma paralisação na próxima mesa de negociação e chamam os demais trabalhadores do país a se somarem na luta. Também exigem que a Fenadados mobilize os trabalhadores em seus estados para unir toda a categoria em luta.




BA

Em Salvador, foi realizada uma assembleia com caráter de mobilização por 2h (10h às 12h). Cerca de 80 trabalhadores participaram da atividade. Foram distribuídos balões vermelhos, que agora enfeitam as estações de trabalho, e o boletim nacional.
Na assembleia, os trabalhadores aprovaram a publicação de um edital de estado de greve, para que nas próximas assembleias a serem convocadas, caso necessário, já possam deliberar sobre paralisação ou greve.


RS

Em Porto Alegre, ocorreu uma assembleia em frente ao Serpro, em que foram repassados informes sobre o Serpros, FTC/FCA e exame periódico. Em relação à campanha salarial 2012/2013, os trabalhadores conversaram sobre outras atividades de mobilização, a fim de mostrar que a categoria não está satisfeita com a negociação entre a direção do Serpro e a Fenadados e que quer avanços. A assembleia decidiu realizar mais um dia de mobilização, na próxima terça-feira (18/09). Também foram distribuídos os balões vermelhos, que já estão nas mesas dos trabalhadores.


RJ





A OLT do Serpro/RJ distribui balões vermelhos nas três unidades da empresa na cidade e também no Ministério da Fazenda.





BSB

Mais de uma centena de trabalhadores participaram da manifestação, que durou cerca de 40 minutos. Durante a conversa, foram debatidos temas como a campanha salarial e os passivos trabalhistas. No entanto, a maior preocupação registrada pelos trabalhadores em Brasília é em relação ao pacto federativo da Fenadados, pois durante a campanha salarial, o sindicato de lá realizou apenas uma ÚNICA assembleia desde a última ocorrida em março - que teve como objetivo a eleição de delegados à plenária da Fenadados.




As OLTs de todos os estados estão convocadas a construir junto as ações, pois além de questionar os cinco meses sem Campanha Salarial de verdade, precisamos agir!

CHEGA DE ENROLAÇÃO! NEGOCIAÇÃO DE VERDADE E A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS REPRESENTAÇÕES SINDICAIS E OLTs NO PROCESSO NEGOCIAL!

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Trabalhadores do Serpro têm dia nacional de mobilização organizado pela FNI

Mobilização nacional aconteceu no RS, RJ, DF, SC e BA e foi convocada pelas OLTs e sindicatos que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). Abaixo, foto da mobilização em Florianópolis (SC).

120911mobilizacaoserproSC

Em Porto Alegre (foto abaixo), a assembleia iniciou às 14h, em frente à empresa. Além da campanha salarial, integrantes da OLT Serpro/RS e diretores do Sindppd/RS repassaram informações sobre o Serpros, FTC/FCA e exame periódico.


120911mobilizacaoserpro01

Em relação à campanha salarial 2012/2013, os trabalhadores conversaram sobre outras atividades de mobilização, a fim de mostrar que a categoria não está satisfeita com a negociação entre a direção do Serpro e a Fenadados (federação nacional dos sindicatos de TI) e que quer avanços. A assembleia decidiu realizar mais um dia de mobilização, na próxima terça-feira (18/09).


120911mobilizacaoserpro04

Outras atividades devem acontecer até a próxima semana na regional gaúcha. Fique atento aos chamados do Sindppd/RS. E participe!

120911mobilizacaoserpro02120911mobilizacaoserpro03


Tarde também foi de mobilização

À medida que os trabalhadores chegavam na assembleia, recebiam balões vermelhos. Todo o debate aconteceu em meio aos balões já enchidos. Na momento da votação sobre a atividade da próxima terça-feira, os balões é que foram levantados no lugar das mãos.


120911mobilizacaoserproDESTAQUE

E, depois, foram levados para o interior da regional.


120911baloesregionalserpro

O gesto, singelo, mostra o descontentamento dos trabalhadores com o faz de conta promovido entre a direção do Serpro e a Fenadados. São cinco meses de campanha salarial e as negociações da Fenadados renderam apenas uma cartela de tíquete extra, pois tiraram a possibilidade de pressão dos trabalhadores. Enquanto isso, na Dataprev 2% de ganho real e, nas Cias Elétricas, 1,5% de ganho real e mais R$ 2.800,00 em tíquetes.

Queremos avanços na proposta do Serpro e, fundamentalmente, que seja dado o direito dos trabalhadores decidirem os seus destinos, pois desde 2009 a Fenadados e seus sindicatos decidem a vida dos trabalhadores. A categoria sabe muito bem o que quer.

Aqui tem campanha salarial!

OLT/Serpro RS e Sindppd/RS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Contra o descaso do Serpro e a ditadura sindical da Fenadados, nesta terça tem atividades nas regionais com balões, assembleias e lanches coletivos

Nesta terça-feira, vamos dar um basta ao descaso do Serpro e à falta de respeito da Fenadados, que não chama os trabalhadores para decidir sobre a campanha salarial. Já estão sendo organizadas atividades no RJ, RS, DF, SC e BA. 

O descaso do Serpro/governo é tão grande que nem parece que estamos em Campanha Salarial. Tem muito dinheiro para investir em novo Datacenter, mas não tem para os trabalhadores. Vamos usar balões vermelhos para mostrar nossa indignação, e aproveitar para debater sobre temas importantes aos trabalhadores como FCT/FCA, plano de saúde etc. Cada regional estará fazendo a sua programação. São cinco meses de campanha salarial e as negociações da Fenadados renderam apenas uma cartela de tíquete extra, pois tiraram a possibilidade de pressão dos trabalhadores. Enquanto isso, na Dataprev 2% de ganho real e, nas Cias Elétricas, 1,5% de ganho real e mais R$ 2.800,00 em tíquetes.

Queremos avanços na proposta do Serpro e, fundamentalmente, que seja dado o direito dos trabalhadores decidirem os seus destinos, pois desde 2009 a Fenadados e seus sindicatos decidem a vida dos trabalhadores com a maior cara de pau. Nunca se viu situação tão absurda no Serpro desde que se retomou a luta sindical após o fim da ditadura militar.

Converse com sua OLT, organize seus colegas, compre balões vermelhos e mostre sua indignação, tire fotos e divulgue as atividades em sua regional. Já estão sendo organizadas atividades no RJ, RS, DF, SC e BA.

Em 2011, várias regionais usaram balões pretos, apitos, fizeram atividades. Vamos repetir e mostrar que não aceitamos ficar de espectadores, enquanto decidem sobre nossa vida?

OLTs e sindicatos que constroem a FNI

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalhadores do Serpro fazem parte dos 3% sem ganho real!

A direção da empresa  mais uma vez aposta em não ter custo com seus trabalhadores. O DIEESE divulgou balanço que mostra que 97% dos reajustes salariais que ocorreram no 1º semestre deste ano foram acima da inflação. Eles querem que os trabalhadores do Serpro fiquem nos 3% que não tiveram ganho real. Mas a direção da empresa, juntamente com a Fenadados, querem mais do que isso: querem tirar o contole das OLTs da mão dos trabalhadores, como fizeram com a maioria dos sindicatos. Desde 2009, Serpro e Fenadados vêm construindo uma parceria péssima para a categoria.

Os trabalhadores do Serpro em todo o país precisam ser ouvidos.  Assembleias já!

Após cinco meses do início da campanha Salarial, é preciso acabar com o faz de conta em que o “comando nacional, a Fenadados e seus sindicatos” fazem de conta que negociam, fazem de conta que brigam com o Serpro, mas na verdade até agora foi tudo uma farsa, piada de mau gosto que não engana mais os trabalhadores. A categoria tem disposição para tomar atitudes; o grande problema é a falta de confiança nos sindicatos /Fenadados, que passaram a agir em parceria com a empresa e não deram nenhum sinal de que romperam seus acordos.

A Fenadados novamente está chamada a dizer de que lado está!

Não basta fazer de conta. Após cinco meses da data-base, e após a oferta do Serpro de uma cartela de tíquete, não adianta alugar um grande carro de som e ir  gritar na porta do Serpro. É necessário debater com a categoria, chamar uma plenária nacional aberta com representantes eleitos em assembleia e abrir mão do Pacto Federativo. Se continuarem com essas notinhas pela página da Fenadados,  será mais uma vez uma enorme palhaçada para tentar enganar os colegas do Serpro, mas saibam que isso não será mais possível.  Os sindicatos e OLTs que constroem a FNI desafiam a Fenadados a fazer como fizeram os servidores federais, que construíram a maior greve dos últimos dez anos em plenárias abertas com a presença  de todas as representações sindicais do país.

Colegas, balões vermelhos contra o desrespeito e as parcerias

Contra o desrespeito do Serpro  e o papelão, até agora, feito pela maioria dos sindicatos, vamos usar uma forma de ação que é possível em todo o país. Vamos usar balões vermelhos contra os abusos do Serpro e para exigir assembleias democráticas e soberanas em todos os estados. Somente os trabalhadores têm o direito de decidir sobre a Campanha Salarial.

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI