sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SERPRO: Carta de colega do Paraná sobre a campanha salarial

Estamos publicando a carta enviada pelo colega Jurê de Curitiba, em que ele solicita divulgação em nosso BLOG, para finalidade exclusiva de informar os interessados. Jurê era diretor do Sindpd/PR, mas renunciou ao cargo.


         
          Curitiba (PR), 04/10/2012

           Aos (as) colegas do SERPRO

           Prezados (as);

      Se anteriormente a este ACT (2012/2013), já estava implícito um acordo entre a Federação e o SERPRO para o famoso “não confronto” entre as partes, neste ano este famigerado acordo não só ficou explícito, chegou a tornar-se palpável. É deprimente escrever este tipo de nota, mas é o que me resta.
                              
          Portanto, vamos aos fatos que comprovam esta tunga orquestrada pela Federação:

FATO 1: na segunda mesa de negociação do SERPRO, houve um imbróglio político (participação ou não da oposição em mesa) minutos antes de iniciar esta rodada de negociação. Foi ligado (telefone) para o Presidente e Advogado da Federação. Ambos não atenderam as ligações. No dia seguinte tivemos rodada de negociação na Dataprev e repetiu-se o mesmo problema ocorrido no SERPRO. Não só o Presidente atendeu as ligações como o Advogado da Federação dirigiu-se à Dataprev para ajudar a desenrolar o dito imbróglio.

FATO 2: os estados que compunham a nossa mesa como “Coordenadores de Campanha”, que foram AM, PA, CE, PE e SP, conduziram suas assembleias, eu creio que na realidade eles induziram, a aceitarem este acordo pífio e pernicioso aos trabalhadores. Aqui no Paraná o diretor sindical defendeu a Empresa, alegando que ela teve prejuízos e etc. e tal e, que, portanto, não poderia avançar mais do que estava. Pois, pasmem!!!!, este diretor chegou a elencar uma cláusula acordada no ACT ANTERIOR (plano de saúde para os aposentados por invalidez) na tentativa de seduzir, inutilmente, a base. Diretor este, que foi escorraçado da Federação e processado pelo Advogado da mesma, agora cumpre ordens da Federação. Que exemplo de firmeza de caráter, não acham ??

FATO 3: o delírio embutido nas chamadas de matérias no sitio da Federação sobre a nossa campanha (????) foi estarrecedor e altamente preocupante. Uma delas trazia “Após pressão dos trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO a empresa resolveu marcar...”.
Pressão, que pressão cara-pálida?? Entrei em contato com colegas de todas as regionais e não houve nenhum tipo de manifesto, pró ou contra, em nenhuma delas.

Outra chamada: “iremos ao DEST protestar e fazermos manifestação...”. Duvido que, inclusive, eles tenham ido até lá (DEST), pois somos todos sabedores que o DEST não recebe e, muito menos, negocia com representação de trabalhadores.

       A história nos diz que em todas as negociações conjuntas feitas pelos trabalhadores das federais de TI, ambas as empresas SEMPRE entraram e saíram juntas do DEST. Com o MESMO percentual para cada uma alojado no bolso de cada um dos dois representantes.
    Campanha, que campanha???? Negociação???? Comandos ??? Ninguém sabe, ninguém viu. Não foi uma campanha atípica, foi uma campanha APÁTICA.

      E, para encerrar, descrevo uma pérola criada pelo SINDPD/PR para as assembleias a partir, e inclusa, desta última de 28/09/2012. Eles, sindicato, conseguiram ampliar a abrangência da palavra “DEMOCRACIA” com a seguinte ordem do dia: “à partir desta assembleia, os trabalhadores só terão direito a se manifestar, só terão direito à voz, ANTES dos informes dos diretores sindicais. Durante a explanação vocês (trabalhadores e trabalhadoras) não poderão se pronunciar. Não. Você não precisa se beliscar. Você não está sonhando. Você está acordado. Isto é, eu acho...

Saudações.

Jurê Bittencourt Filho
Técnico Anistiado da Regional Curitiba

4 comentários:

  1. O que está ai não é só culpa da Ferradados, ou só culpa da direção do Serpro. Infelizmente é culpa da maioria dos trabalhadores. Da maioria SIM.
    A culpa disso também é dessa maioria, com posta por pelegos, que votam em sindicalistas corruptos, e por apáticos, que sempre se escondem atras dos que lutam, dos que fazem a campanha salarial e, no final, ficam cobrando o seu "MILÃO".
    Infelizmente esse desfecho vem sendo escrito à muito tempo.
    Quem sabe, daqui para frente, alguma coisa mude, os funcionários comecem a votar de forma correta, participando efetivamente, e essas maracutaias parem de ser tão constantes na campanha salarial

    ResponderExcluir
  2. Totalmente lamentável nossa situação como trabalhadores desta empresa...

    ResponderExcluir
  3. Culpa também dos Coordenadores de Campanha, são fracos demais, não sabem negociar.

    ResponderExcluir
  4. Caros membros do FNI,
    Sou um blogueiro mediano, embora já tenha criado alguns blogs, e tenho postado coisas referentes à meio ambiente e também ideias. Uma parte não estou cobrando, exceto de governos e governantes, empresas e empresários, associações e outros, que me contatem antes para discutirmos isso. Eu concordo em algumas coisas referentes aos nossos direitos, mas há outras que precisam de moderação de nós mesmos e a nossos passos e caminhos. Geralmente buscamos falar de assuntos que os usuários estejam procurando, e não apenas aquilo de que gostamos, mas havendo coincidências, seja até melhor, pois há dedicação no trabalho com aquilo que se gosta de escrever e publicar. Tenho encontrado dificuldades, mais em relação a retornos, pois não tenho recebido mensagens (acho até que interceptam) de resposta de muitos. Mas já tomei algumas providências!

    ResponderExcluir