A Comissão Paritária sobre Redução da Jornada no SERPRO entregou, na quinta-feira (28/07), o relatório final para a direção da empresa em Brasília. Pela FNI, estiveram presentes o Sindppd/RS, o Sindpd/SC e um diretor do Sindados/BA, além de representantes da FENADADOS.
CLIQUE AQUI para ver o relatório final entregue para a direção da empresa
Na entrega do documento, o diretor do SERPRO, Fernando Garrido, informou que a empresa está estudando o tema e adiantou que a proposta de redução da jornada possivelmente será com diminuição salarial, algo em torno de 20%.
As representações dos trabalhadores apontaram que o objetivo dos colegas, quando colocaram o tema em pauta, era sem redução salarial. Também salientaram que um percentual de 20% sugerido pelo diretor é bastante alto e, além de não ser favorável aos trabalhadores, muito provavelmente não atingiria sequer o interesse da empresa.
A partir do relatório final da comissão paritária, a direção do SERPRO irá fazer a sua proposta oficial, que será debatida com as representações dos trabalhadores quando estiver pronta.
Os sindicatos da FNI aproveitaram a reunião para cobrar uma posição em relação às horas da greve por parte da direção do SERPRO. O diretor Garrido afirmou que a empresa está fechando uma proposta a ser apresentada nos próximos dias. Comprometeram-se de marcar reunião com os sindicatos para tratar do tema.
Colegas do SERPRO: os sindicatos e OLTs da FNI deverão estar marcando assembleias e reuniões nos próximos dias nos estados para dar informações sobre o relatório final e abrir o debate sobre o tema. É muito importante nos encontrarmos para trocarmos ideias, pois a comissão paritária e o debate sobre essa pauta com a direção do SERPRO foi uma conquista da nossa dura greve no ano passado.
Então participe das assembleias!
SERPRO e FENADADOS insistem em descumprir a liminar do TST conquistada pelos sindicatos do RS e SC
Ficamos sabendo, por meio do site da FENADADOS, que na sexta-feira (29/07) a representação do SERPRO e da federação se reuniram para tratar de temas que são de interesse dos trabalhadores, tais como as horas da greve, sem avisar o conjunto das entidades sindicais e, especialmente, os sindicatos da FNI. Vale lembrar que está em vigor uma liminar que determina que o SERPRO deve convocar os sindicatos de SC e do RS quando for tratar de temas ligados à negociação coletiva, como é o caso das horas da greve de 2015.
Mais uma vez, repudiamos a postura da direção do SERPRO e da FENADADOS, que repetidamente atua no sentido de dividir os trabalhadores e suas representações. Aproveitamos também para reafirmar que tomaremos todas as medidas necessárias para evitar que sejam feitas negociações de temas que afetam diretamente os trabalhadores sem a presença dos sindicatos da FNI.
OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário