Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Fechamento da unidade da Luz em São Paulo: uma postura equivocada da direção do SERPRO?






A medida tomada pela direção da empresa, de encerrar as atividades no prédio da Luz em SP, é equivocada e prejudicial para o SERPRO e seus trabalhadores. As entidades que constroem a FNI manifestam sua revolta contra essa medida tomada de forma de forma intempestiva e sem propósito concreto. No final deste post, transcrevemos a nota divulgada pela OLT/SP sobre o assunto.


A decisão de fechar esse prédio foi tomada após a implementação de uma comissão de estudos que não contemplava sequer os trabalhadores daquele local de trabalho. Quando os trabalhadores tiveram conhecimento dessa comissão, solicitaram entrada e demonstraram que não era necessária essa medida por parte do SERPRO. Mas, infelizmente, a decisão já estava tomada pela direção; só faltava fazer o comunicado aos trabalhadores.

Essa "reestruturação" do SERPRO, iniciada com diminuição nas extensões de UGs e, agora, com a definição do fechamento da unidade da Luz, nos indica um caminho ruim, com cara de desmonte da nossa empresa e das empresas públicas em geral.





Ainda é tempo da direção do SERPRO mudar sua posição!

Exigimos que o SERPRO mude sua posição, pois não existe nenhuma garantia de que fechar o prédio da Luz possa trazer economias importantes. Além disso, essa medida trará um prejuizo incalculável aos trabalhadores de SP, uma importante regional para o conjunto da empresa. Outro dado bastante relevante é o fato de que o prédio da Luz é de propriedade do SERPRO. 

Hoje é a vez da unidade da Luz, amanhã poderá ser qualquer escritório ou regional da empresa. E nós trabalhadores, faremos o que? Ficaremos calados, assistindo tudo desmoronar ao nosso redor, até chegar o dia em que nós próprios cairemos no buraco? Infelizmente, a FENADADOS não fez nenhum pronunciamento, até esta data, sobre este grave problema. 

Nossa solidariedade, das OLTs e sindicatos que controem a FNI e entidades parceiras, aos colegas da Luz e de São Paulo. Podem contar com a gente nesta luta. Deixamos aqui também nosso convite a todos os trabalhadores e trabalhadoras que queiram se juntar a nós para lutar contra a retirada dos nossos direitos e por avanços!

À luta! 




Nota da OLT SERPRO/SP

A OLT lamenta a forma como todo o processo de “reestruturação” da empresa está sendo conduzido. A suposta transparência da atual gestão é apenas um representação sem qualquer objetivo que não o de dar um aspecto democrático a uma série de decisões tomadas pela diretoria sem qualquer possibilidade de contestação, mesmo que fundamentada no interesse da empresa. Engana-se quem pensa que se trata de um processo isolado que hoje acontece em São Paulo, amanhã em outro Escritório ou Regional.Trata-se da implantação de uma política em larga escala de desmonte do Serpro, das empresas públicas e do Estado.




Nota elaborada pelo comitê de empregados da Luz sobre o fechamento da unidade:

Prezados colegas,

No intuito de prestar contas sobre o nosso trabalho desenvolvido na comissão instituída pela Decisão Diretiva OE-010/2017, e principalmente frente à confiança que nos foi depositada para trazer a aquele grupo nossas insatisfações sobre o processo de fechamento da Luz, que quando começamos era apenas um rumor não confirmado, mas que no decorrer dos trabalhos notamos ser muito mais que isso, somos compelidos a informar a vocês que, em contato com gestores responsáveis pela decisão, nos foi comunicado que a decisão pelo fechamento da Luz foi agora concretamente tomada, e será publicada muito em breve, com início dos trabalhos para a sua realização.

Importante frisar que nos solidarizamos com o sentimento de insatisfação geral, notado no dia a dia dos empregados atingidos. Essa insatisfação é também nossa, e a todo momento nos incumbimos de levar isso ao conhecimento da Comissão.

Não fomos omissos ao apresentar todos os fatores negativos envolvendo a operação, elencado detalhadamente cada prejuízo que o SERPRO irá ter (sem mencionar o custo de realização dessa operação) não apenas na estrutura do SERPRO, como indiretamente, com o prejuízo que será concretamente causado a cada um dos empregados atingidos pela medida e inequivocamente mina a produtividade.

Necessário também frisar que nosso ingresso na Comissão ocorreu tardiamente, e somente após solicitação expressa à Sra. Presidente, em verdadeiro protesto, e tomamos conhecimento de estudos que já haviam sendo realizados de longa data a pedido da Diretoria (e que a Sra. Presidente, na reunião com os empregados em 04/04/2017, sequer tinha conhecimento da realização), sem a devida transparência aos atingidos.

O elemento “clima organizacional”, presente expressamente no item d1 da Decisão que instituiu a comissão, apontado como relevante na tomada das decisões sobre os escritórios do SERPRO, não foi sequer cogitado, pois os trabalhos ainda estão em andamento, sem a obtenção de nenhum dado que traga resposta quanto ao tema, ou sequer a consideração da movimentação que vem sendo realizada pelos empregados aqui lotados pelas mais diversas formas, como mídia, missivas diretas, chamados em ouvidoria, dentre outras, e que de forma muito coerente, respeitadora, e pública, demonstra a insatisfação generalizada.

As alternativas de redução de custos apresentadas por nós não foram suficientes para a mudança na decisão pelo fechamento do prédio, sequer o relevante fato de que o prédio da Luz não se enquadra na mesma situação que outros escritórios do SERPRO pelo Brasil afora, posto que a propriedade do imóvel é própria, sem custos de locação mensais como ocorre em outras localidades.

Aliás, nem sequer se considera que o prédio está localizado em região de fácil acesso em São Paulo e que por esse motivo poderia abrigar muito mais funcionários que estão fisicamente lotados no prédio em Socorro; que poderiam ter seu trajeto diário abreviado, o que certamente resultaria numa melhor qualidade de vida e consequentemente um ganho direto para a organização, já que a produtividade de um empregado tem vínculo direto com sua condição de vida.

Fomos informados que serão compostas duas comissões, a primeira com gestão e participação do corpo gerencial de São Paulo abrangendo aspectos da mudança em si e a segunda para destinação dos prédios da Luz  com participação mais técnica (Ex: Advogados).

Não temos maiores informações sobre a forma que a decisão irá ocorrer, sequer foram levadas em consideração alternativas menos gravosas, que efetivamente foram levadas a conhecimento da Diretoria em diversas ocasiões.



* fotos tiradas do blog da OLT SERPRO/SP


Um comentário:

  1. Quando entrei no Serpro há 33 anos este prédio LUZ e o de SANTANA seria fechado. Fiquei em Santana por 8 anos,e sem mais é nem menos fomos OBRIGADOS a ir para Sto Amaro. Hj está se repetindo o ritual. Tem sim que agrupar TD mundo. NINGUEM é melhor que os outros,tem que acabar com esta rivalidade LUZ / STO AMARO.

    ResponderExcluir