Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Serpro: Mediação na SRTE sobre promoções por mérito no RARH

Na quarta-feira (12/12), o Sindppd/RS teve reunião de mediação na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), em Porto Alegre (RS), sobre a promoção por mérito no RARH.

CLIQUE AQUI
e veja a ata

O principal argumento da empresa é de que está limitada pelo DEST em 1% para promoções, e isso foi superado pelas promoções por mérito.

A empresa insiste em dizer que necessita cumprir a resolução 09 do DEST que prevê que o Serpro só pode gastar 1% do orçamento entre promoção por mérito e antiguidade. O dado interessante é de que o problema não é limitação orçamentária, pois conforme está previsto no RARH-2, se o problema fosse esse, o Serpro deveria fazer todo o processo da promoção até o final para selecionar os promovidos e, após ter verba, deveria pagar aos trabalhadores de forma retroativa.

A verdade é que o Serpro está passando por cima da CLT e do próprio RARH, e isso é inadmissível - tudo isso com a desculpa da resolução do DEST. O DEST não faz leis e as suas resoluções não podem se sobrepor à legislação vigente ou ao RARH.

Ficou marcada nova audiência para fevereiro.


Na Bahia, Serpro não vai à audiência

Na quinta-feira (13/12), foi a vez da mediação solicitada pela OLT Serpro/BA e  o Sindados-BA na SRTE (antiga DRT). A reunião buscava dialogar com a representação da empresa sobre suas justificativas em relação aos motivos de negar aos trabalhadores e trabalhadoras,  regidos pelo RARH2, o direito à promoção por mérito.

CLIQUE AQUI para ver a ata

Para a surpresa dos trabalhadores da BA, a empresa não compareceu à reunião!

Chegamos à conclusão que a empresa não concorda com medidas preventivas, preferindo as indenizações resultantes de denúncias que tem como teto o STF (Supremo Tribunal Federal). Na busca da negociação, as entidades dos trabalhadores concordaram em nova convocação, que foi agendada para o dia 17/01/2013, conforme solicitação do Auditor Fiscal do Trabalho e Mediador, Sr. Ivan Pugliese.

OLT Serpro/BA e Sindppd/RS

Um comentário:

  1. As demissão em massa que ocorreu em abril do ano passado, abriu um mediação no MPT a mediação 286-2012 - Hoje liguei para o MPT para saber informaçoes sobre o andamento da mediaçao, o assessor da procuradora Dinamar me informou que a mediaçao encontra-se parada por falta de resposta da Fenadados. No dia 23 de novembro a procuradora mandou um notificaçao para a fenadados responder como esta o andamento das demissoes na empresa, a fenadados tinha o prazo ate dia 26-12-12 para responder e ate a data de hoje 14-01-13 o MPT informou que a Fenadados nao se pronunciou sobre o questionamento. O assessor informou que se a fenadados nao se pronunciar sobre o assunto o processo corre o risco de ser arquivado, porque a parte interressada, a Fenadados, no andamento do processo nao esta mostrando interesse no andamento do processo.
    A fenadados não esta ajudando na reintegração dos 70 funcionário demitidos, eles conquistaram com o ministro da previdencia social a suspensão das demissões imotivadas, mas nada estão fazendo para reintegrar os já demitidos.
    Apurem vocês mesmos o andamento da mediação 286-2012 MPT- DF
    Tel 061- 3307-7248

    ResponderExcluir