Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 3 de julho de 2018

DATAPREV vira cabide de emprego de líder do governo de Temer

O jornal O Globo publicou uma reportagem na segunda-feira (2/07), bastante replicada pelos demais meios de comunicação​ em todo o país​, que desvenda o esquema do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), o qual transformou a empresa em um cabide de empregos ocupados por meio de indicações políticas.

Infelizmente, não é a primeira vez que a DATAPREV e, muito menos uma empresa pública, é usada como moeda de barganha política. Trabalhadores da DATAPREV têm sofrido, nos últimos anos, uma forte tentativa de retirada de direitos, de rebaixamento de salários e de sucateamento das condições de trabalho e da própria empresa​ via terceirizações​. De outro lado, a população é tolhida de usufruir e acessar mais serviços e de mais qualidade. Trabalhadores e a população em geral são preteridos e prejudicados pelo uso da administração pública para benefício e enriquecimento de poucos.

As OLTs da DATAPREV, as associações estaduais (AEDs) e a ANED (Associação Nacional dos Empregados) fizeram uma nota de repúdio​,​ em forma de abaixo assinado, ​ao esquema recém descoberto e exigem o "fim do uso eleitoreiro da empresa". Nós, OLTs e sindicatos ligados à FNI, apoiamos essa iniciativa e a luta em defesa da empresa pública para TODOS os brasileiros.


Matéria do jornal O Globo: 
Funcionários da Dataprev repudiam indicações de líder do governo


Veja, abaixo, ​o abaixo-assinado:

Nós funcionários e ex-funcionários da DATAPREV, abaixo-assinados, viemos demonstrar publicamente nosso repúdio contra as ações tomadas pelo atual governo e seus aliados políticos, apresentadas na reportagem veiculada no jornal O Globo, de 02 de julho de 2018,  e demais veículos da mídia, tratando do loteamento de cargos na DATAPREV, uma empresa de tecnologia do Governo Federal que há 43 anos vem prestando um serviço de excelência a toda população brasileira, responsável pelo processamento da maior folha de pagamento da América Latina, as aposentadorias do INSS, como também outros produtos e serviços, tudo isso com muita inovação e credibilidade, graças ao seu corpo funcional, que possui excelentes profissionais, concursados e com certificações reconhecidas internacionalmente.

Não é de hoje que o loteamento político dos cargos compromete a missão primordial da DATAPREV que é o fornecimento de Soluções de Tecnologia para a Execução e o Aprimoramento das Políticas Públicas Sociais do Brasil, segundo a citada denúncia, o Deputado Federal André Moura (PSC) é o congressista que estaria fatiando a empresa entre seus aliados e congregados. Trata-se de uma velha estratégia de corrupção: preencher ou até mesmo criar cargos comissionados onde nem há necessidade, como parece ser o caso da unidade da Dataprev em Sergipe, aonde foram nomeados para importantes cargos, assessores de diretoria e presidência para prestação deste relevante serviço de forma remota. E o pior: essas indicações não atendem a qualquer requisito técnico, o que coloca em risco a qualidade do serviço que a Dataprev presta a população e toda a dedicação de décadas de seus trabalhadores para pôr a empresa no patamar que ela hoje ocupa.

Não compactuamos com esta prática que não condiz com a ética, a moralidade e o compromisso que guiam os ótimos serviços que a DATAPREV presta à sociedade. Exigimos deste governo o respeito e o fim do uso eleitoreiro desta empresa, priorizando o perfil técnico para seus quadros e não o fraterno familiar.

Assinam o abaixo-assinado:

ANED (Associação Nacional dos Empregados da DATAPREV)
FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática)
Associação dos Empregados da DATAPREV - PE
Associação dos Empregados da DATAPREV - BA
Associação dos Empregados da DATAPREV - AL 
Associação do Pessoal da DATAPREV - PB
Associação dos Empregados da DATAPREV - SP
Associação dos Empregados da DATAPREV - PI
Sindpd/SC
Sindppd/RS
Organização por Local de Trabalho (OLT) - RJ/AR
Organização por Local de Trabalho (OLT) - SC
Organização por Local de Trabalho (OLT) - RN
Organização por Local de Trabalho (OLT) - BA
Organização por Local de Trabalho (OLT) - SP
Organização por Local de Trabalho (OLT) - RS
Organização por Local de Trabalho (OLT) - PI
Organização por Local de Trabalho (OLT) - AL
Organização por Local de Trabalho (OLT) - PA





ENTENDA O CASO

De acordo com a reportagem do jornal O Globo, cargos de confiança em Sergipe, onde a estatal mantém um pequeno escritório, foram preenchidos por apadrinhados do deputado André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso e pré-candidato ao Senado. Houve indicação política em pelo menos 16 dos cerca de 60 cargos de confiança existentes na DATAPREV. Oito foram preenchidos por indicação direta de Moura.

Dois desses comissionados são assessores diretos do presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, recebem salário de R$ 18,9 mil, moram em Aracaju e pouco aparecem em Brasília, onde o presidente dá expediente.

Segundo "O Globo", o currículo desses servidores não justifica a contratação deles do ponto de vista técnico. São advogados, um primo do deputado e uma ex-proprietária de salão de beleza. Moura controla também o comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principal cliente da DATAPREV.


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras



*Post atualizado em 5/07 para inserir mais entidades apoiadoras ao abaixo-assinado e o link da matéria do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário