Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 14 de abril de 2020

ALERTA! Direção do SERPRO planeja fechamento de escritórios em meio à pandemia do Coronavírus. O desmonte da empresa pode avançar, temos que ficar atentos!



Há fortes indícios de que a direção do SERPRO avança no planejamento para enxugar e desmontar a estrutura da empresa. Tudo isso em meio à pandemia do Coronavírus, momento em que a maioria dos trabalhadores está em home-office, tendo mais dificuldade para se mobilizar contra qualquer ataque.

Notícias que circularam na semana passada dão conta de que a direção da empresa começará o desmonte dos escritórios, deixando para fechar as regionais no final do ano. Chegou a circular mensagens de que iria dar início em breve, com o fechamento de vários escritórios pelo país.  Também estaria sendo encaminhada a abertura de um PDV (Programa de Demissão Voluntária).


ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO! PRECISAMOS FICAR ATENTOS E, SE FOR NECESSÁRIO NESTE MOMENTO, NOS ORGANIZAR E IR À LUTA PARA RESISTIR!

O Governo Federal, como é sabido, há tempos prepara a privatização do SERPRO e da DATAPREV, desrespeitando os empregados e o povo brasileiro para favorecer empresas privadas com lucros exorbitantes e colocando em risco os dados da população.

O desmonte da DATAPREV teve como centro o fechamento de 20 escritórios regionais, mas com a forte greve de resistência dos trabalhadores, até este momento não aconteceu nenhuma demissão. Já vínhamos alertando os colegas, frente ao ataque forte e acelerado que ocorria na DATAPREV, de que no SERPRO não seria diferente. A intenção do governo, em Janeiro de 2020, era fechar todos os escritórios. Pelo jeito, a pandemia apenas atrasou os planos, que agora estão sendo reavivados de forma bastante oportuna, pois aproveitam-se da desmobilização dos trabalhadores para não enfrentar resistência e do esvaziamento dos prédios para acelerar o processo. 


ENQUANTO ISSO, O PAPEL DAS EMPRESAS SERPRO E DATAPREV SE FORTALECE EM MEIO À PANDEMIA

Nossas empresas sempre tiveram papel importante no desenvolvimento de políticas públicas, mas neste período estamos vendo o fortalecimento das duas empresas em meio à tragédia da pandemia. A DATAPREV está tendo um papel fundamental no desenvolvimento do programa do auxílio emergencial aprovado no Congresso Nacional, entre outros serviços. O SERPRO também teve suas bases de dados utilizadas para este programa e vem desenvolvendo vários sistemas importantíssimos para o governo federal.

Fiquemos em alerta, colegas do SERPRO. Não estão descartadas mobilizações. São os nossos empregos e a existência da TI pública que estão em risco. E não poderemos abrir mão!


O QUE É O SERPRO

O SERPRO é a maior empresa pública de T.I. da América Latina e uma das maiores do mundo. É uma empresa de tecnologia de ponta e reconhecida pelo seu trabalho. Além do lucro líquido de R$ 458 milhões em 2018, detém o primeiro lugar em vendas no mercado da indústria digital e tem índice de satisfação de 89,4% entre seus clientes.

Recebeu o prêmio de melhor empresa no setor da indústria digital 2019 da Revista Exame. Os trabalhadores do SERPRO são os principais responsáveis pelo crescimento e reconhecimento da empresa e merecem respeito, e não enxugamento, demissões e privatização!

À luta, colegas!



OLTs e sindicatos da FNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário