As reivindicações foram entregues às empresas em 30 de março. Essas pautas foram unificadas em plenária nacional realizada nos dias 24 e 25 de março, em Brasília, a partir da convocação da Fenadados para seus sindicatos filiados, com o convite também ao Sindppd/RS e Sindpd/SC.
A plenária contou com uma importante palestra de um representante do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e do advogado da Fenadados, Marthius Sávio Lobato. Também esteve presente fazendo sua saudação aos participantes da plenária, a deputada federal pelo DF, Erica Kokay, importante defensora das empresas públicas contra a privatização. No encerramento da plenária, o companheiro Julimar Roberto, presidente da Contracs/ CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), participou da mesa de encerramento.
Conforme calendário também aprovado nesta plenária nacional, as pautas foram protocoladas junto às empresas na quinta-feira (30/03).
Veja AQUI a pauta do SERPRO
Acesse AQUI a pauta da DATAPREV
O dia 2 de Maio, logo após a nossa data-base (1º de Maio), será um DIA NACIONAL DE LUTA, em que faremos uma assembleia nacional da categoria para fortalecer a mobilização e mostrar que lutaremos para que nossas reivindicações sejam atendidas.
As pautas de reivindicações foram aprovadas na plenária nacional por consenso, refletindo a unidade da categoria e de suas representações. Os eixos principais das campanhas salariais estão baseados em retomar os direitos que nos foram tirados, especialmente nos últimos 5 anos, sejam trabalhistas, previdenciários e dos nossos ACTs (Acordos Coletivos). Também queremos reconstruir e fortalecer as empresas públicas de TI e o ambiente de trabalho, garantindo os espaços de participação e de consulta aos trabalhadores e trabalhadoras. Especialmente após a derrota do projeto de privatização e destruição do Estado do Governo Bolsonaro, quando conseguimos salvar nossas empresas públicas de TI, SERPRO e DATAPREV.
Abaixo, seguem os eixos de mobilização da nossa Campanha Salarial 2023/2024:
EIXOS ESPECÍFICOS da nossa categoria:
# Recomposição dos salários e benefícios;
# Planos de saúde construídos com os trabalhadores;
# Reabertura dos escritórios e regionais da DATAPREV e anistia com retorno dos trabalhadores demitidos;
# Reabertura dos escritórios e regionais do SERPRO;
# Pelo fortalecimento das empresas públicas e seu papel estratégico para o Brasil, tendo como premissa uma administração humanista e social.
EIXOS GERAIS das/dos trabalhadores:
# Revogação das reformas Trabalhista e Previdenciária;
# Revogação da lei das terceirizações;
# Defesa da democracia, dos direitos fundamentais e promoção da cidadania digital;
# Fortalecimento do sindicalismo autônomo e independente frente aos governos, em defesa dos direitos da classe trabalhadora.
À luta, que segue!
Sindppd/RS, Sindpd/SC e FENADADOS e sindicatos filiados
Nenhum comentário:
Postar um comentário