Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mediação em 5 de Junho: MPT insiste, mais uma vez, no direito de negociação dos sindicatos

O subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Rogério Rodriguez Fernandez Filho, mais uma vez insistiu no direito dos sindicatos participarem das negociações e apresentou proposta para que sindicatos da FNI e entidades parceiras integrem comando de negociação.

A mediação iniciou às 14h, com a presença de representações das duas empresas, Serpro e Dataprev. A Fenadados não foi e enviou um documento de várias páginas, que entre outras mentiras acusa os sindicatos da FNI de invadir a sede da Dataprev e a sede da federação para participar das mesas de negociação. Uma farsa completa para justificar sua postura arrogante e mentirosa. E no final do documento, ainda colocou a proposta de que se os sindicatos entregarem a procuração, participarem das plenárias deles e encaminharem suas deliberações, a federação dará o direito de participar das mesas de negociação.

As mentiras imputadas aos sindicatos da FNI e parceiros são absurdas e ridículas, e foram usadas pela Fenadados para esconder o fato mais importante: a relação de parceria que mantém com as direções das empresas.


Serpro e Dataprev dizem na mediação que é a Fenadados que não aceita os sindicatos desfiliados nas negociações


A posição do subprocurador-geral do Trabalho que coordenou a mediação, Rogério Rodriguez Fernandez Filho, foi de criticar a ausência da federação e manteve a posição de que devemos participar das mesas de negociação, sem a necessidade de procuração para a Fenadados. As empresas Serpro e Dataprev seguem dizendo que não se opõem à participação dos sindicatos não filiados à Fenadados, mas reconhecem que quem não quer nossa presença é a federação e afirmam que não podem obrigar a mesma a aceitar a presença de nossas entidades. A Fenadados, que é orgânica à CUT e diz defender a pluralidade sindical, na hora da verdade atua com truculência e pisa na democracia sindical, agindo como entidade pelega e fazendo o jogo das empresas, que querem dividir os trabalhadores.

Ao final da mediação o procurador do MPT, que coordenou os trabalhos, fez uma proposta. A proposta, que será enviada por ata para a Fenadados e que terá prazo de dez dias para a resposta, é de que nossos sindicatos tenham assento no comando unificado de negociação, mas sem dar procuração ou outro compromisso com os fóruns da Fenadados, como a plenária de campanha.

Veja a ata da mediação AQUI

Foi dado mais um importante passo, no sentido de demonstrar que os sindicatos têm o direito de negociação, mas o impasse ainda persiste e a Fenadados está chamada a dar sua posição.


Trabalhadores do Serpro fazem paralisações e mobilizações na sexta-feira (6/06) em vários estados. Dataprev/SC paralisa por 2 horas


Temos informes de importantes paralisações de 24h no Rio de Janeiro no prédio do Andaraí,  em Belém e no Recife. Nos estados do RS, SC e BH aconteceram assembleias de mobilização.

Na Dataprev em Santa Catarina, os trabalhadores paralisaram no dia da mediação pelo direito a participar das negociações e também por avanços.

Os trabalhadores estão demonstrando que não aceitarão a enrolação das empresas e querem ganhos nos salários, no tíquete e no auxílio creche/escolar. A inflação está avançando, especialmente nos preços dos alimentos e dos serviços. A partir da realização dessas mobilizações importantes em vários estados, é necessário que as ações se intensifiquem, pois não dá para esperar que termine a Copa FIFA e deixar tudo como está.
Nesta semana que se inicias é fundamental que novas assembleias sejam realizadas para avaliar os passos já dados e organizar novas mobilizações.


OLTs e sindicatos da FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário