Nesta manhã (18/08), a representação dos trabalhadores chegou cedo no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília, para a reunião de mediação unilateral, que iniciou em torno de 9h. Após, as assessoras da vice-presidência do TST se reuniram com a representação do Serpro.
Era próximo do meio-dia quando aconteceu a reunião bilateral, com as mediadoras do TST, o representante do MPT (Ministério Público do Trabalho) e as duas partes, Serpro e Fenadados/representação do Sindppd/RS e Sindpd/SC.
O Serpro foi direto: disse que não tinha mais nada a apresentar, que sua proposta é a mesma da outra mediação e que chegou ao seu limite. Novamente, ameaçou não ampliar a prorrogação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para setembro, esbanjando sua conhecida postura arrogante. Em relação ao plano de saúde, informou que fez o reajuste da sua parte, os tais 20% que informaram aos trabalhadores na semana passada, aumentando sua participação nas mensalidades. É importante entender que este reajuste da empresa chega, no máximo, a 40% do custeio total do plano.
A representação dos trabalhadores informou que fará os debates nas instâncias de organização da categoria, dentre elas o Comando Nacional da Campanha Salarial, e levará, logo a seguir, a deliberação para as assembleias.
O prazo final para dar o retorno ao TST sobre a posição dos trabalhadores será o dia 29 de agosto.
Mais uma vez, confirma-se que o Serpro não quer negociar, e muito menos aceita mediação, mesmo tendo buscado o TST. Nos próximos dias será divulgado o calendário de realização das assembleias. Até lá, será necessário muita tranquilidade e unidade da categoria. A batalha ainda não terminou!
Fenadados, Sindppd/RS e Sindpd/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário