Trabalhadores aprovaram, por unanimidade, pauta de reivindicações alternativa para a campanha salarial 2011. Assembleia aconteceu no dia 27 de Janeiro, em Porto Alegre.
Veja aqui a pauta de reivindicações.
Cerca de 75 trabalhadores da Regional Serpro Porto Alegre e PSEs aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações alternativa da campanha salarial deste ano. Também autorizaram, por unanimidade, a consolidação e unificação desta pauta com outros sindicatos e autorizaram que o Sindppd/RS e ou o Comando Nacional de Coordenação e Negociação negociem a pauta com a direção da empresa.
Entre os destaques da pauta de reivindicações, estão cláusulas que tratam da licença-paternidade de 30 dias, filhos permanecerem no plano de saúde, plano de saúde para os aposentados e reembolso aos trabalhadores do interior do RS que usam o plano Cassi. A principal novidade é referente ao parcelamento de férias, em que a cláusula traz o ajustamento de um redutor sobre a devolução do valor alcançado a título de férias. Este sistema já é usado na Procempa (empresa de TI do município de Porto Alegre) e na Procergs (empresa de TI do governo do RS).
Nas questões econômicas, os trabalhadores reivindicam um aumento de 16% (total que inclui as perdas salariais desde 2002, ganho real de 5% e inflação do período - INPC). Foi requerido ainda que o auxílio-creche/escolar seja nos mesmos moldes da Dataprev, que também é uma empresa de TI do governo federal, mas ligada à Previdência.
CAMPANHA SALARIAL ALTERNATIVA AVANÇA NOS ESTADOS
A diretora do Sindppd/RS, Vera Guasso, repassou um informe, aos trabalhadores do Serpro, de como está a construção da campanha salarial alternativa nos demais estados. Trabalhadores da empresa na Bahia decidiram em assembleia, na quarta-feira (26/01), que não entregarão a procuração à Fenadados, deslegitimando assim a federação a representá-los nesta campanha salarial. Na quinta-feira de manhã, foi a vez dos trabalhadores do Serpro de Santa Catarina tomarem esta decisão.
Este é mais um passo dado pelos trabalhadores baianos e catarinenses na articulação da campanha salarial alternativa e na efetivação da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) como uma alternativa para os trabalhadores de TI. Nos mostra que os trabalhadores gaúchos não estão sozinhos nesta peleia!
FCT/FCA: Direção do Serpro rebaixa valores e diz que não sabe de nada
Integrantes da OLT relataram a conversa que tiveram com a gerência da regional nesta semana para tirar dúvidas, a pedido dos colegas, sobre a situação do FCT/FCA. O diretor afirmou à OLT que os funcionários antigos não serão atingidos. No entanto, os trabalhadores novos não receberão a FCT/FCA.
Na quarta-feira (26) o Sindppd/RS enviou, juntamente com o Sindpd/SC e as OLTs do RS, RJ e BA um ofício à direção do Serpro, questionando as reduções e o não pagamento das FCT/FCA em diversos estados e pedindo uma reunião para tratar do tema. A direção da empresa em Brasília respondeu, afirmando desconhecer estas medidas. Veja mais sobre esta questão AQUI e AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário