Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia nacional de Mobilização: OLTs mostram força e garantem mobilizações em vários estados

Mobilização nacional dos sindicatos e OLTs que organizam a FNI superou as expectativas e teve a adesão de mais estados nessa quinta-feira (6/06). Atividades também aconteceram nas regionais do Serpro em Curitiba, Belém e Fortaleza, além de se repetir nos estados em que a FNI está presente: RS, SC, SE, RJ, BA e Brasília.

Isso nos prova que as OLTs podem e devem ser um espaço de resistência dos trabalhadores, em defesa dos seus direitos e por avanços no acordo coletivo. E que, mesmo sem o apoio financeiro e de infraestrutura dos sindicatos, que em boa parte dos estados estão atrelados à Fenadados, os trabalhadores e as OLTs têm condições de mobilizar e de pressionar por conquistas. Basta se organizar!


Os temas mais debatidos foram o ganho real, a PPLR 2012 e a cassação do Gato nas eleições do Serpros


Regional Serpro Curitiba
Os trabalhadores já sabiam que a proposta do Serpro é somente o reajuste pelo IPCA e demonstraram que não irão aceitar acordo sem ganho real e outros avanços, pois a empresa teve lucro. Também querem o pagamento da PPLR de 2012, pois não aceitam as desculpas esfarrapadas do Serpro e da Fenadados. Outro tema nacional é a exigência da posse do Gato, eleito para o CDE do Serpros. 

Queremos ganho real. IPCA não basta!
Exigimos a posse do Gato no CDE!
Cadê a nossa PPLR 2012?
Negociação com os sindicatos que não fazem parte da Fenadados!



Veja como foi o dia nacional de luta nas regionais do Serpro e da Dataprev:


Curitiba (PR) - Serpro








A OLT do Serpro/PR, junto com os trabalhadores, deixou as estações de trabalho decoradas já na quarta-feira. A atividade no dia anterior ajudou a criar o ótimo clima de mobilização entre os colegas, que reclamaram de ter poucos balões. Na próxima, com certeza irão mais!



Salvador (BA) - Serpro



"A assembleia foi bem participativa e com muita chuva! Aprovamos a denúncia no Ministério Público sobre a PPLR, enfim, o que queremos é o de direito. Denunciamos as tramas dos gestores da empresa no Serpros; a nomeação de Luiz Doce como assessor da federação; a liberação de Jairo Cabral, que não sabemos por onde anda; a truculência na assembleia para definição da Comissão Eleitoral para as eleições do sindicato no RJ" - OLT Serpro/BA e diretores do Serpro no Sindados


Belém (PA) - Serpro


A mobilização em Belém foi muito boa, bem aceita pelos trabalhadores.




Florianópolis (SC) - Serpro e Dataprev


Regional Serpro Florianópolis
“A assembleia de mobilização no Serpro foi boa. Os trabalhadores fizeram a proposta de construir nacionalmente uma assembleia que debata a entrada em estado de greve, dando um ultimato à empresa para que apresente uma boa proposta. Também ficaram indignados com a truculência utilizada para impedir a participação da FNI na assembleia que definiu a comissão eleitoral para as eleições do sindicato no Rio de Janeiro e a cassação do candidato Gato nas eleições do SERPROS. A pauta mais reivindicada pelos trabalhadores foram as econômicas” – OLT Serpro/SC e Sindpd/SC


Na Dataprev, a OLT e o sindicato entregaram o boletim da
FNI e colocaram a faixa na entrada da empresa.




Fortaleza (CE) - Serpro


A OLT do Serpro/CE também organizou a regional um dia antes, na quarta-feira. Foram colocados balões nas salas e nos corredores, que animou bastante os colegas para o encontro na hora do lanche, às 15h, na quinta-feira. As discussões sobre a PPLR 2012 foram bastante ricas. Já na segunda-feira (dia 10/06), a OLT estará passando um abaixo-assinado com o ofício a ser encaminhado ao sindicato. Os trabalhadores darão o prazo de 10 dias para que a entidade os responda sobre o que vai fazer em relação à PPLR 2012, independente do que a Fenadados esteja fazendo. Se nada fizerem no 11º dia seguinte ao prazo dado para o Sindpd/CE, a OLT entrará com processo no Ministério Público do Trabalho exigindo o pagamento da PPLR 2012, sem esperar pelo sindicato ou pela federação.



Rio de Janeiro - Serpro e Dataprev

Serpro Andaraí

“ No Serpro tivemos uma boa mobilização, fizemos uma reunião informativa que durou pelo menos mais de 1 hora. Informamos os colegas presentes sobre os itens pautados: Campanha Salarial, PPR 2012, Eleição Sindpd/RJ e Serpros. O Gato (conselheiro eleito do Serpros, que foi cassado) participou do evento. Nessa sexta-feira, as atividades acontecem no Serpro do Horto e no Ministério da Fazenda” – OLT Serpro/RJ


Brasília - Serpro
     
Regional Brasília

Mais uma regional que enfrenta uma dura oposição e inércia do sindicato, que deveria representar os interesses dos trabalhadores. Vários trabalhadores aderiram à onda do balão vermelho e passaram a debater a questão da mobilização. A próxima atividade deve acontecer no prédio da Regional Brasília, já que ontem foi realizada na sede do Serpro.


Porto Alegre (RS) - Serpro e Dataprev




     Nessa quinta-feira, os trabalhadores do Serpro realizaram a maior atividade do ano na regional gaúcha.  Diversos colegas desceram ao pátio para conversar sobre a importância da mobilização nacional e da adesão de mais colegas, organizados pelas OLTs, sobre a campanha salarial e os ataques aos direitos por parte da empresa. Um diretor da Fenadados apareceu por lá e foi vaiado e bastante questionado pelos trabalhadores.
     


     Na Dataprev, a OLT e o Sindppd/RS passaram de mesa em mesa distribuindo o boletim da FNI e também problematizando a campanha salarial. Afinal, a pauta de reivindicações apresentada pela Fenadados à direção da empresa tem apenas TRÊS itens. Também foram dados informes sobre os processos da GEAP.



   Colegas do Serpro e da Dataprev: está em curso uma séria tentativa de reduzir os direitos dos trabalhadores das duas empresas, de arrocho salarial e de precarização das condições de trabalho. Não podemos deixar! Se no seu estado o sindicato não está se mexendo, as OLTs e os próprios trabalhadores podem se organizar e aderir ao movimento nacional iniciado pelos sindicatos e OLTs da FNI .

Quanto mais unidos formos, mais forças teremos para resistir e exigir avanços. Não fique aí parado! Teremos outras mobilizações. Ajude a organizá-la na sua regional, com os seus colegas!

Podemos ajudar. Entre em contato pelo e-mail contatofni@gmail.com 



Sindicatos e OLTs que compõem a FNI

Um comentário: