A Chapa 1 - Independência e Luta venceu as eleições para a diretoria do Sindppd/RS - gestão 2013/2016. A chapa se reelegeu com 488 votos - e mantendo-se assim como o grupo majoritário na direção do Sindppd/RS.
A Chapa 2 - Oposição Cutista obteve 194 votos. Foram contabilizados 12 votos brancos e 14 nulos, totalizando até o momento 708 votos. Ainda faltam chegar algumas cédulas de colegas do interior do RS, mas a quantia não deverá alterar significativamente o resultado da eleição.
CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos
Já para o Conselho Fiscal, até o momento a chapa 1 obteve 446 votos e, a chapa 2, 211 votos. Foram contabilizados 38 votos brancos e 13 nulos.
Assim que os votos faltantes chegarem do interior, iremos disponibilizar a apuração final aqui no site.
O Sindppd/RS agradece a participação de tod@s @s trabalhador@s de TI do RS, que mais uma vez compareceram em peso às eleições, mostrando que é a categoria quem determina a sua própria caminhada. O sindicato, em nome de sua diretoria, compromete-se em continuar atuando e lutando com os trabalhadores, para que possamos conquistar mais avanços e garantirmos a manutenção dos nossos direitos.
Nesta eleição, diretoria da Fenadados desce em peso ao RS
A diretoria da Fenadados (federação nacional dos sindicatos de TI, ligada à CUT) sempre apoiou a Chapa 2 (oposição) nas eleições do Sindppd/RS. Mas neste ano, seus diretores resolveram reforçar seu apoio e vieram em peso ao Rio Grande do Sul fazer campanha para a oposição e fiscalizar as eleições. Estiveram presentes Carlos Alberto Valadares (Gandola), Telma Dantas, Djalma Ferreira e outros.
Ao contrário do que alguns sindicatos da Fenadados fazem em seus estados, o Sindppd/RS, em nenhum momento, hostilizou a presença dos diretores da federação - respeitando, dessa forma, a história de luta e de sindicalismo limpo dos trabalhadores de TI gaúchos. A federação transitou pelas empresas e pelo sindicato normalmente, sem qualquer impedimento. Inclusive, Telma Dantas foi uma das mesárias na apuração (pela chapa 2). Bem diferente do que aconteceu com uma diretora do Sindppd/RS que, ao participar das eleições para o Sindpd no Rio de Janeiro, foi expulsa das assembleias e chegou a ser agredida fisicamente por seguranças, a mando de diretores daquele sindicato e da Fenadados.
Os únicos constrangimentos sofridos pela direção da Fenadados vieram dos próprios trabalhadores do Serpro, que mostraram toda a sua indignação perante à discriminação que a federação faz à categoria do RS. Também questionaram muito a falta de compromisso da federação com os trabalhadores, pois há tempos prefere fazer o jogo da empresa e do governo federal, em detrimento da categoria. Tudo dentro do bom debate.
Com essa vinda ao RS, a direção da Fenadados pôde ver como se faz uma eleição limpa e transparente, com mesários de ambas as chapas, comissão eleitoral proporcional, sempre respeitando a decisão e a vontade dos trabalhadores. Quem sabe, os diretores possam repassar a experiência a alguns de seus sindicatos, que chegam a organizar uma campanha salarial de 6 meses fazendo APENAS UMA única assembleia.
Quem sabe, a visita sirva para eles verem de perto como funciona a democracia dos trabalhadores. E para que respeitem a vontade da categoria do RS, dos demais sindicatos que integram a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e das OLTs, de quererem fazer campanhas salariais diferentes - sem procuração para a Fenadados - e de poderem participar das negociações com as empresas e nas instâncias da Justiça do Trabalho.
O autoritarismo pode amedrontar os trabalhadores por um tempo, mas não os impedirá para sempre. E aí, "Você vai se amargar/ Vendo o dia raiar/ Sem lhe pedir licença".
Sindppd/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário