Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática e entidades parceiras exigem estarem nas mesas de negociação com as direções das empresas. A Fenadados não é a única representante dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev!
Nos dias 07 e 08 de março aconteceu o encontro nacional da FNI e organizações parceiras, em Fortaleza, no Ceará. A reunião encerra a 4ª Plenária Nacional da FNI, que ocorreu em Porto Alegre (RS) em dezembro passado, em que sindicalistas e integrantes das OLTs iniciaram o debate sobre a campanha salarial.
Os colegas do Serpro e da Dataprev da Bahia, Ceará, Brasília, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e a ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev), após longos debates, fizeram a consolidação das pautas de reivindicações. Também foram ajustados os eixos construídos no encontro na Capital gaúcha em dezembro de 2013.
Eixos principais da campanha salarial deste ano:
Itens em comum entre Serpro e Dataprev
- Recomposição salarial totalizando em torno de 17% (perdas do período e passadas e aumento por produtividade e crescimento na TI)-Redução da jornada de trabalho
Eixos específicos do Serpro
- Respeito e cumprimento dos Planos de Cargos, PGCS e RARH. Reclassificação já!
- Reembolso creche e escolar que corresponda ao valor de 1,37% do salário mínimo
- PPLR já e como cláusula do Acordo Coletivo!
- Pelo fortalecimento do Serpros . Representação paritária dos trabalhadores na diretoria do Serpros
Eixos específicos da Dataprev
- GEAP com qualidade e redução de custeio
- Não ao desmonte das unidades regionais
Entidades parceiras fortalecem a unidade com a FNI. Agora, é exigir a presença nas mesas de negociação!
Assessor jurídico; Beth, da ANED; e colegas de Alagoas e de Santa Catarina (da esquerda para a direita) |
A chegada do Sindpd de Alagoas na construção da Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática e a parceria com o SINDSERPROCE , nesta campanha salarial, fortalece em muito a luta dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. Uma luta por melhores salários e condições de trabalho e por entidades que realmente representem os interesses dos trabalhadores - diferente da Fenadados, a federação nacional de TI, que hoje atua como uma porta-voz das direções das empresas e do governo federal e passa por cima das opiniões e interesses dos colegas, desrespeitando o que é decidido nas assembleias.
Representantes de Brasília, Bahia, Rio Grande do Sul e Ceará |
Mario Evangelista, do SINDSERPROCE |
Desde que os sindicatos do RS, de SC e de SE, diretores do Serpro no Sindados/BA, representantes da ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev) e as OLTs do RS, SC, RJ, BA e de Brasília iniciaram a construção da FNI em 2011, diariamente mais colegas se juntam a nós. Passados três anos, temos também a participação dos trabalhadores do Serpro do Paraná e da Dataprev da Paraíba e do sindicato de Alagoas. Nas mobilizações do Serpro em 2013 nos encontramos com os colegas do Pará, do Ceará e também com os de Pernambuco.
Colegas do SINDSERPROCE e do Sindpd/SC |
Em 2014 nossa tarefa é ousar ainda mais, unindo a mobilização com as ações jurídicas que forem necessárias para participarmos das negociações e construir vitórias. Não há legislação que sustente a decisão das direções do Serpro e da Dataprev em negociar as pautas de reivindicações dos trabalhadores sem a presença dos sindicatos não filiados a federações, mas tão somente com a Fenadados.
Calendário da Campanha Salarial
20/03 - Entrega da pauta de reivindicações para Serpro e Dataprev, com assembleias de mobilização nas empresas
24/04 - Atividades de mobilização, transcorrido UM MÊS da entrega das pautas para as empresas
Principais deliberações do encontro da FNI:
- Consolidação das pautas de reivindicações dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. As mesmas serão entregues para as empresas no dia 20 de Março em ofício subscrito por todos os sindicatos. Ficou combinado que, neste dia, os colegas dos estados irão organizar e realizar atos e assembleias, para chamar atenção à entrega das pautas.
- Organizar um manifesto em defesa da campanha salarial, com a participação nas negociações de todas as entidades existentes na TI de nosso país, e sintonizando com os novos passos que a categoria vem dando em seus estados.
- Realizar uma ampla campanha, com ato em Brasília e denúncias na OIT (Organização Internacional do Trabalho), em defesa da liberdade da organização sindical. A campanha deverá ter a parceria de demais sindicatos que também são cerceados por federações e confederações antidemocráticas, como a Fenadados.
- Reforçar ainda mais o trabalho da FNI e entidades parceiras, abrindo espaço para a chegada de outras entidades, e também atuar para concretizar a construção de uma entidade nacional que represente a vontade da categoria.
- Pelo fim da outorga de procurações e a garantia da presença dos sindicatos de base nas reuniões de negociação
- Construir a mobilização nos estados desde já, para que a campanha salarial comece ainda em Abril, mostrando nossa disposição de resolver a campanha na data prevista no Acordo Coletivo (1º de Maio) e antes da Copa do Mundo.
- Organizar um manifesto com a concepção que temos sobre como deve ser constituída e como deve atuar uma federação, para demonstrar as profundas diferenças que temos com a atuação da Fenadados.
Colegas do Serpro e da Dataprev: vem junto com os trabalhadores dos sindicatos e OLTs da FNI e entidades parceiras para a luta. A campanha salarial está apenas começando. Em 2014, para avançar, precisaremos de muita mobilização em nível nacional e com a unidade d@s trabalhadores do Serpro e da Dataprev!
Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras
Parabéns pela iniciativa, espero realmente que a FNI tire a FERRADADOS do poder, o que só prejudica os funcionários do SERPRO e DATAPREV, e consiga ganhos reais para nós trabalhadores!
ResponderExcluir