Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Nota da ANED sobre reestruturação da Dataprev


Com um novo clima de incertezas pairando no ar, e não sem uma certa dificuldade, a diretoria da ANED e membros da OLT da Alvaro Rodrigues (Dataprev Rio de Janeiro) conseguiram se reunir no dia 5 de maio, terça-feira última, com a diretora de Pessoas, Janice Brutto, e o  coordenador geral de Relações do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental, Sérgio Basile. Para, finalmente, obter algumas respostas acerca dos graves rumores que vêm assombrando a categoria dos trabalhadores, em especial dos técnicos lotados nas Divisões de Atendimento dos estados.

Nesta conversa, bastante cordial por sinal, em que pese o discurso oficial ter sido no sentido de que os trabalhadores não devem se preocupar, foi mencionada por diversas vezes a palavra que nunca parece sair da ordem do dia: REESTRUTURAÇÃO.

Na reunião, a direção da Dataprev afirmou que os técnicos responsáveis pelo atendimento ao cliente continuam executando as atividades de suporte local, com ênfase no suporte remoto e nos atendimentos presenciais da capital. Porém esses técnicos teriam que se adequar à nova realidade em razão das reestruturações que vêm ocorrendo no âmbito da empresa.

Ocorre que algumas regionais que não possuem Unidades de Desenvolvimento se encontram, nos dias de hoje, com déficit de trabalho, uma vez que não mais está sendo autorizado o suporte local no cliente. Quem passará a realizar essas atividades? Que atividades serão assumidas por esses técnicos? Como ficarão essas regionais após a reestruturação em andamento?

Volta e meia esse fantasma da reestruturação ressurge, e não estamos nos declarando contrários a que uma empresa de tecnologia da informação reorganize sua estrutura, de tempos em tempos, para se adequar às mudanças inerentes ao seu campo de atuação. O problema é que historicamente essas mudanças são usadas nas organizações para "maquear" políticas não assumidas de demissão em massa, redução ou substituição de vagas. Ou mesmo para criar um ambiente de medo, e tentar assim paralisar as lutas ou enfraquecer o movimento dos trabalhadores.

Por seu turno, nossa preocupação com a situação dos trabalhadores ficou mais acentuada quando ouvimos da direção que o último PDI não atingiu sua meta de adesões. O que isso quer dizer?

Devemos lembrar que, por mais que seja negado oficialmente pela Dataprev, as terceirizações vêm ocorrendo sistematicamente, muitas vezes por meio de iniciativas disfarçadas, como a contratação de serviços “especializados”, consultorias, desenvolvimento de produtos, treinamentos, muitos dos quais poderiam ser realizados pelos próprios profissionais da empresa.

Acresce-se ainda o clima de séria instabilidade política no país, com a grande probabilidade de serem aprovadas leis que prejudicam sobremaneira os trabalhadores, umas por iniciativa do próprio partido dito dos trabalhadores (PT), como as do ajuste fiscal, além do projeto de lei (PL) n. 4.330, que amplia em uma escala inimaginável a prática já nefasta da terceirização, retirando direitos dos trabalhadores conquistados a duras penas.

Dado o cenário, fica evidente a necessidade de dialogarmos com a Dataprev de modo a esclarecer o real significado e a amplitude dos seus processos de reestruturação e de terceirização de mão de obra, e impedirmos que a empresa se utilize desses processos para pôr em prática algum plano oculto de demissão ou como ameaça ante futuras mobilizações por melhoria salarial, dado que nos encontramos em plena data-base.

Mãos à obra, companheirada!


ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev)

Nenhum comentário:

Postar um comentário