Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Direção do SERPRO não avança na proposta da redução da jornada


Representações dos trabalhadores ligadas à FNI e à FENADADOS tiveram, nessa quinta-feira (3/11), a terceira reunião para tratar da jornada de 6h diárias com a direção do SERPRO. No encontro, que aconteceu em Brasília, a empresa reafirmou sua proposta já rejeitada pelos trabalhadores, pela qual os salários e demais ganhos seriam reduzidos em até 25%.


CLIQUE AQUI para ver a ata


O SERPRO apresentou apenas um pequeno avanço: ampliou a proposta de redução de jornada para os demais planos (PACCS e RARH), além do PGCS. Embora tenha ocorrido essa alteração, a empresa manteve ainda a discriminação em relação aos trabalhadores do quadro externo.

Os sindicatos da FNI presentes na reunião deixaram claro que a proposta da direção do SERPRO está bastante distante da expectativa dos trabalhadores. Representa também um contrassenso aos estudos realizados pela Comissão Paritária, já que não é vantajoso para ambas as partes.

Na ata da reunião, as representações registram que a empresa está usando o resultado do trabalho da Comissão Paritária apenas para efetuar seus ajustes financeiros.



DIREÇÃO DO SERPRO MANTÉM INTRANSIGÊNCIA

Nesse terceiro encontro em Brasília, a direção do SERPRO ignorou a rejeição dos trabalhadores e, de forma unilateral, disse que essa é a sua última proposta. Nesse sentido, a empresa anexou à ata a redação do Acordo Coletivo prevendo jornada de 6h diárias com diminuição de até 25% dos salários. A direção do SERPRO antecipou que levará à implementação desse projeto, mesmo que a categoria o rejeite nas assembleias nos estados.

A partir da próxima semana, até 21 de Novembro, deverá acontecer assembleias nos estados para avaliar e deliberar sobre a proposta da empresa. É importante que os trabalhadores participem desse debate, pois este tema é caro para a categoria, que vem há quase um ano tratando do assunto.



Sindicatos e OLTs que constroem a FNI e entidades parceiras 

3 comentários:

  1. Ual, quão democrática é essa direção da empresa que diz: a "proposta" é essa e independente do que os trabalhadores decidirem nos vamos implanta-la. Ou seja, desde o começo a empresa já sabia o que ia fazer.Com essa postura nada autoritária, dá até pra ter uma noção do que pode acontecer depois q o cara aceitar a redução e depois quiser voltar....

    ResponderExcluir
  2. Para reflexão: há bastante tempo um abaixo assinado em favor do serpros conseguiu reunir mais de 2.500 assinaturas. O atual abaixo assinado pela redução da jornada estacionou nas 300 assinaturas. Será que a redução é mesmo um reivindicação tão forte da base??? Ou interessa a alguns antigos que não querem saber de mais nada e a alguns novos que querem é tempo para suas consultorias e desenvolvimentos privados?

    ResponderExcluir
  3. Ou é o senhor q tá tão treinado a trabalhar 8 horas q se ganhar 2 horas na sua vida, não vai saber o q fazer? Não me interessa o q cada um vai fazer ....qualquer coisa q o cara fizer nessas duas horas em que ele não tiver apertando parafuso, inclusive nada..Já seria lucro....Eu falar um negócio, eu já vi a pessoa ter uma vida de merda, mas o cara se incomodar pq tão querendo que ele Deixe de perder duas horas ou mais da vida dele com trabalho... é pra se lascar....

    ResponderExcluir