Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Trabalhadores do Serpro no RS rejeitam proposta de 6h da empresa


Mais de 60 trabalhadores da Regional Porto Alegre e PSEs da Receita Federal participaram da assembleia que rejeitou a proposta da direção da empresa para a redução da jornada de trabalho com redução proporcional nos salários. A assembleia aconteceu nessa quinta-feira (10/11) em frente ao prédio do SERPRO, em Porto Alegre (RS).
O principal motivo para rejeição se deve à postura irredutível da empresa em manter uma diminuição de salário em torno de 25% para quem aderisse à jornada das 6h diárias – gerando um grande impacto à categoria. Os trabalhadores chegaram a apresentar uma contraproposta em que aceitavam até 5% de redução salarial, mas o SERPRO não se colocou a debater nenhuma alternativa diferente.
Mesmo rejeitando a proposta, os trabalhadores prosseguem abertos à negociação e dispostos a construir alternativas – se a direção da empresa realmente quiser negociar a redução de jornada que privilegie também as reivindicações dos trabalhadores. Afinal, as 6 horas diárias são uma reivindicação antiga e cara aos funcionários do SERPRO. Essa foi uma das principais pautas que moveu a greve de 15 dias da categoria no ano passado. No entanto, os trabalhadores não aceitam que a reivindicação seja utilizada pela direção da empresa com o objetivo econômico de apenas reduzir “custos” ao governo federal, onerando, para isso, os funcionários.
Os estados têm até o dia 21 de Novembro para deliberar sobre a proposta da direção do SERPRO. A Regional Fortaleza (CE) fez sua assembleia nessa quinta-feira e também rejeitou a proposta apresentada pela empresa.


161109assembleia_serpro_diego_braga

Diego Braga (na foto), do ILAESE, conversou com os trabalhadores sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso e retiram direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, entre elas, a PEC do teto de gastos (PEC 55, antiga 241) – que além de reduzir os gastos e investimentos nos serviços públicos de saúde e de educação por até 20 anos, irá limitar reajustes salariais e concursos públicos. Diego também alertou sobre as reformas trabalhista e da Previdência e a liberação geral e irrestrita da terceirização em áreas fins das empresas públicas e privadas, questão que se encontra sob decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). O mesmo STF já deliberou, nos últimos quinze dias, contra o direito à desaposentação e pelo corte de ponto nas greves dos servidores públicos.



Plano de Saúde não é aceito em vários estabelecimentos na Capital e no interior do RS
Integrantes da OLT e diretores do sindicato relataram que os trabalhadores estão tendo dificuldades em agendar consultas médicas pelo PAS/CASSI em Porto Alegre e, principalmente, no interior do estado. A OLT ficou de fazer um levantamento desses problemas e cobrar uma solução da direção regional do SERPRO. Caso a empresa não tome medidas imediatas, o sindicato irá fazer encaminhamentos requerendo os direitos dos colegas.

161109assembleia_serpro_1
161109assembleia_serpro_2



Novas eleições no SERPROS
Também foi repassado o informe de que o SERPROS, fundo de pensão dos trabalhadores, irá enfrentar sua TERCEIRA eleição em apenas 2 anos. Os colegas Fernando Rorato (Regional POA) e Fabiano Turchetto (Regional Florianópolis/SC) irão concorrer ao CDE (Conselho Deliberativo), dois nomes  apoiados pelo Sindppd/RS e pelos sindicatos e OLTs que constroem a FNI.

As novas eleições do SERPROS irão ocorrer de 19 a 24 de Novembro. Participe!


Sindppd/RS

*Texto retirado do site do Sindppd/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário