Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Mobilização contra a privatização da T.I. Pública já chega em 7 estados brasileiros

Após Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro organizarem atos e audiências públicas, Ceará, Santa Catarina e Bahia se somam à agenda de mobilização.
Os trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV seguem mobilizados para resistir à privatização das empresas federais de TI pelo Governo Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes.

No dia 20 de setembro, ocorreu pelo Brasil Ato em Defesa da Soberania Nacional, da Educação e da Aposentadoria, convocado por sindicatos e centrais sindicais, frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e movimentos sociais. Em Fortaleza (CE), Trabalhadores, servidores públicos, professores, estudantes e aposentados deram início ao ato em frente ao prédio do SERPRO, no Bairro São João do Tauape e seguiram em caminhada até a Assembleia Legislativa do Ceará.











Em Florianópolis (SC), o ato ocorreu dia 24 de setembro em frente à DATAPREV, no centro da cidade. Dezenas de trabalhadores, vestidos de camisetas com os dizeres “Não à privatização do SERPRO e DATAPREV” se manifestaram em defesa da empresa 100% pública, contra a privatização e entrega dos dados.
























Em Salvador (BA), o ato aconteceu dia 25 de setembro embaixo de muita chuva e unificou funcionários do SERPRO e DATAPREV em frente ao SERPRO. A atividade começou na porta principal de acesso a empresa e depois houve caminhada na rua direta, paralisando o trânsito. A Cáritas brasileira, o Sintel/BA e representantes do PSOL/BA também estiveram presente na nossa atividade.




A agenda de mobilização de setembro ficou assim:

4 de setembro – Ato em Recife (PE)
9 de setembro – Ato em Porto Alegre (RS)
11 de setembro – Ato em Recife (PE) e Audiência Pública em Fortaleza (CE)
17 de setembro – Ato no Rio de Janeiro (RJ) e Debate em Brasília (DF).
20 de setembro – Ato em Fortaleza (CE)
24 de setembro – Ato em Florianópolis (SC)
25 de setembro – Ato em Salvador (BA)

Relembre:

No dia 4 de setembro, em Recife (PE), centenas se reuniram em frente ao SERPRO, no bairro Parnamirim, em convocação do SINDPD/PE, em ato contra a privatização das empresas. Os trabalhadores vestiam camisetas com os escritos “Não à privatização do SERPRO e DATAPREV”, e pretendem entregar de uma Carta Aberta aos parlamentares, tanto nos estados, como na bancada federal e aos senadores. O ato teve cobertura da mídia comercial regional (Diário de Pernambuco)



















Em Porto Alegre (RS), no dia 9 de setembro, a atividade ocorreu também em frente ao SERPRO, no bairro Praia de Belas. Além dos trabalhadores, participaram um ex-prefeito da Capital gaúcha, parlamentares dos níveis municipal, estadual e federal, sindicatos e centrais sindicais. Todos levaram seu apoio e reforçaram seu comprometimento na luta em defesa das empresas públicas federais de TI (Tecnologia da Informação). Houve cobertura e matérias na imprensa regional (Jornal do Comércio, Correio do Povo): 




















Em Fortaleza (CE), trabalhadores e o sindicato, Sindpd/CE, participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Na ocasião, esteve presente Rodrigo Assumpção, ex-presidente da DATAPREV durante os governos Dilma e Temer. Ele ressaltou a importância das empresas públicas de TI no armazenamento de dados e de informações da população brasileira e na estratégia dos serviços essenciais para o funcionamento do governo e do próprio país. Matéria no site a ALCE




Os trabalhadores da DATAPREV do Rio de Janeiro (RJ) realizaram um ato em frente ao prédio da empresa no bairro Botafogo, na zona Sul da cidade, terça-feira (17/09). Os manifestantes fizeram um abraço simbólico, dando a volta na sede da instituição. A mobilização também reuniu sindicalistas e apoiadores. Cobertura: http://sindpdrj.org.br/portal/v2/2019/09/17/trabalhadores-abracam-sede-da-dataprev-no-rio-de-janeiro/





Em Brasília (DF), colegas do SERPRO e da DATAPREV realizaram um debate coletivo também na 3ª feira (17/09) para organizar a luta contra a privatização das duas empresas federais de TI.
  







ABAIXO-ASSINADO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO TEM MAIS DE 21, 9 MIL ASSINATURAS. 

Assine e ajude a divulgar!

No final de Agosto, a FENADADOS criou um abaixo-assinado online em defesa do SERPRO, da DATAPREV e da BB TECNOLOGIA (BBTS, empresa de TI do Banco do Brasil), empresas públicas de TI. O documento também integra a campanha nacional unificada que a federação e os sindicatos de TI de todo o país que representam os trabalhadores destas empresas estão realizando contra a privatização delas.
O abaixo-assinado pode ser acessado clicando AQUI
Ajude a divulgar o abaixo-assinado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário