Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

domingo, 15 de janeiro de 2012

2ª Plenária Nacional da FNI: Trabalhadores avaliam a primeira campanha salarial alternativa


Mesa da assessoria jurídica
A tarde de sábado foi destinada à avaliação da primeira campanha salarial alternativa organizada por sindicatos, OLTs, diretores da ANED (Associação Nacional dos Empregados da Dataprev) e a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática). No primeiro momento, trabalhadores da Dataprev de SC, SP, PB, RJ, RS e RN, que estavam presentes no encontro, relataram como se deu a organização da greve e analisaram seus efeitos para a categoria.

Foi consenso, entre os colegas, que a greve teve papel fundamental para os avanços econômicos - embora pequenos - obtidos no TST (Tribunal Superior do Trabalho). No entanto, o principal ganho aconteceu junto aos trabalhadores, que se fortaleceram e se animaram com o movimento.

Já os trabalhadores do Serpro presentes no encontro ponderaram que, na campanha salarial de 2011, a postura da categoria ainda foi reflexo do acordo prejudicial de compensação da greve assinado entre a direção da empresa e a Fenadados. Mesmo com todas as dificuldades, os trabalhadores ainda se mobilizaram nos estados, com uso de balões pretos nos locais de trabalho, paralisações etc.

Tanto no Serpro quanto na Dataprev ficou claro a importância de ampliar a união e iniciar a mobilização dos trabalhadores dos estados desde o início do ano a fim de iniciar com força a campanha salarial deste ano.

Jurídico também faz balanço de 1º ano da FNI 

No final da tarde, o advogado Aderson Bussinger, assessor jurídico da FNI e Delcio Caye, assessor do Sindppd/RS, analisaram os avanços e os empecilhos enfrentados no primeiro ano da campanha salarial alternativa. Também apontaram os desafios para este ano, entre eles expandir nos estados a rede de advogados da FNI.

O domingo, segundo e último dia da 2ª Plenária Nacional da FNI, irá definir os eixos da campanha salarial deste ano. Aguarde mais informações.

Siga no twitter: @fnialternativa


Crédito da foto: Daniel Silveira/ Sindpd-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário