Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Audiência no MPT sobre as paralisações. Serpro está chamado a rever a discriminação aos trabalhadores

Na manhã de segunda-feira (09/12), aconteceu a primeira audiência no MPT (Ministério Público do Trabalho) sobre a representação do Sindppd/RS relativa ao tratamento diferenciado que o Serpro está aplicando aos trabalhadores do RS e de SC que fizeram as paralisações da campanha salarial em conjunto com outros estados como BA, PA e PE.

CLIQUE AQUI para ver a ata do MPT

A posição registrada em ata pela procuradora do MPT, Sheila Ferreira Delpino, foi muito firme no sentido de caracterizar a posição do Serpro de não conceder o mesmo tratamento dado às outras regionais, de compensar 50% e abonar os outros 50% das horas paralisadas. Ela entende como inadmissível o tratamento discriminatório à parte dos trabalhadores, e inclusive caracteriza intromissão do empregador na opção/escolha da entidade representativa da categoria. A procuradora registra a compreensão de que essa posição do Serpro estaria violando o direito assegurado constitucionalmente, de livre associação sindical (art. 82 da CF).
A leitura da ata é fundamental, pois ela reforça o sentimento que é da ampla maioria dos trabalhadores do Serpro. A empresa ficou de analisar a sua posição e afirmou a possibilidade de repactuar sobre o tema. Esperamos que essa posição da representação do Serpro não seja uma tentativa de postergar sua posição. Até 8 de Janeiro de 2014, quando acontece a nova audiência, esperamos que essa triste discriminação seja revertida.

A procuradora também sugeriu ao Serpro que suspenda qualquer aplicação das medidas previstas na ata da reunião de 01/09/13 entre o Serpro e a Fenadados. Essa ata é a que discrimina os trabalhadores ao exigir a compensação total das horas para os estados não filiados à Fenadados. Lembrando que haverá nova audiência dentro de um mês, em que a empresa ficou de trazer sua posição final.

Sindppd/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário