Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Encontro da FNI em 07 e 08/12, em Porto Alegre. União para barrar as traições da Fenadados!


O ano de 2013 foi muito difícil, pois se repetiram os mesmos problemas nas campanhas salariais do Serpro e da Dataprev conduzidas pela Fenadados. Faltou democracia, faltou chamamento à mobilização e sobrou arrogância e relação de parceria com as direções das empresas.  O fato é que tudo piorou em 2013, pois a Fenadados aplicou o golpe de peleguismo mais cruel em relação aos trabalhadores do Serpro de SC e RS, que foram fundamentais na mobilização da categoria em nível nacional, ao fazer a diferenciação do restante dos trabalhadores em relação à compensação das horas paralisadas.

Na Dataprev, a situação não foi diferente. A federação e seus sindicatos fizeram novamente uma pauta de três itens e não construíram a mobilização, para ao final costurar um acordo no TST (Tribunal Superior do Trabalho) que retoma cláusulas do ACT. Embora entendamos também que a  remessa de cláusulas de sentença normativa para o Acordo Coletivo seja positivo, não  podemos concordar que, desde já,  se pactue que determinadas cláusulas poderão ser alteradas ou flexibilizadas. Perguntamos por que foi feito dessa forma, se nossa luta histórica é pela manutenção do que conquistamos e o acréscimo de direitos.

É neste panorama que se insere a realização do encontro da FNI nos dias 07 e 08 de Dezembro em Porto Alegre. Encontro que será fundamental para fazer uma avaliação do ano que passou e traçar as ações para as campanha salariais e outros temas da categoria. E é interessante informar que em 2013 começamos a acompanhar também a campanha salarial dos trabalhadores da empresa BB Tecnologia (Cobra).

Um chamado a todas as OLTs e sindicatos a participar do encontro e ajudar a construir uma nova entidade nacional

A grande maioria dos trabalhadores, especialmente do Serpro e da Dataprev, tem sofrido as consequências das traições da Fenadados e de seus sindicatos, que passaram a ser porta-vozes das direções das empresas e dos governos. Mas o mais importante é sabermos que é possível mudar essa realidade. Podemos dar um passo à frente, no sentido de construir uma alternativa que represente a vontade dos trabalhadores, com total independência das direções das empresas e dos governos. Já temos dois sindicatos desfiliados da Fenadados, SC e RS, mas temos a possibilidade de novas desfiliações.

As OLTs e sindicatos que constroem a FNI convidam a todas as entidades e representações dos trabalhadores que não estão de acordo com as posturas da Fenadados a participarem do encontro no próximo final de semana, pois é preciso unir todos que tiverem concordância da necessidade de fazer uma campanha salarial independente. Queremos unir todos e todas que querem fazer uma nova história nas empresas federais de TI.

Aproveitamos para fazer um chamado aos trabalhadores que fundaram o SINDSERPRO/CE a se somarem nessa construção de uma alternativa dos trabalhadores em nível nacional. Pois se tivermos concordância em apenas um item, a necessidade de uma Campanha Salarial para os trabalhadores e não para as direções das empresas, já teremos muitas coisas em comum.

As OLTs e sindicatos que tiverem interesse em participar do encontro façam contato por meio do BLOG da FNI ou ligando para o Sindppd/RS (51 3213-6100). 

Venha construir, com a gente, um grande encontro da FNI em 07 e 08/12, em Porto Alegre/RS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário