Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

5ª Plenária Nacional da FNI: É preciso que os trabalhadores se unam para avançar!





Boa parte da plenária nacional da FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) e entidades parceiras, que aconteceu em Dezembro passado em Florianópolis (SC), tratou da campanha salarial de 2015 dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. Os participantes se dividiram em grupos por empresa, a fim de discutir as pautas de reivindicações da categoria e formas de mobilização.

A pauta da jornada única de 6h diárias é antiga nas campanhas salariais da categoria. O diferencial está em considerá-la mais do que uma reivindicação; é uma forma de unir os colegas mais antigos e os novatos das empresas, chamando todos e todas para as lutas em defesa de nossos direitos e por avanços.

Os trabalhadores presentes na plenária também elencaram como importantes os itens econômicos, visando a recuperação salarial dos colegas do Serpro e da Dataprev, plano de cargos, itens ligados à aposentadoria e à saúde e posicionamento contrário à retirada de direitos já conquistados pelos trabalhadores.



Os itens das pautas de reivindicações são:


EIXOS COMUNS para SERPRO e DATAPREV

- Recomposição Salarial (maior índice de reposição salarial e Aumento Real de 5%)
- Jornada Única de 6h
- Participação de todos os sindicatos nas negociações
- Estabilidade no emprego


EIXOS SERPRO

- Adequação e transparência nos Planos de Cargos
- Reembolso creche e escolar que corresponda ao valor de 1,37 salários mínimos
- Resgatar o SERPROS para proteger o patrimônio dos trabalhadores


EIXOS DATAPREV

- GEAP com qualidade e redução de custeio
- Reestruturação com transparência e sem demissões


EIXO GERAL

- Nenhuma flexibilização de direitos, a exemplo do PPE (Programa de Proteção do Emprego



As pautas, indicativas, serão levadas para serem debatidas, alteradas (se tiver sugestões) e deliberadas pelos trabalhadores nos estados. Para isso, os sindicatos, OLTs e demais entidades ligadas à FNI irão realizar as assembleias entre os dias 20 a 26 de Janeiro de 2015.

A plenária também definiu um calendário de mobilização, que inicia com atividades simultâneas a serem realizadas nas regionais das empresas no dia da entrega das pautas de reivindicações.


Confira:

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

20 a 26 de Janeiro de 2015: período para assembleias nos estados (aprovação de pauta)

19 de Março de 2015: entrega das pautas para as empresas, com mobilização nos estados no mesmo horário

2ª quinzena de Maio: indicativo para iniciar a mobilização das jornadas de 5h no Serpro e de 6h na Dataprev nas empresas nas regionais e escritórios

Meados de Abril (data a definir): mobilização nas regionais 




FNI: Quem fortalece as entidades são os trabalhadores

Na plenária, retornou novamente ao debate a necessidade de a FNI, que atualmente é uma frente, se tornar uma federação. Os assessores jurídicos dos sindicatos do RS, de SC e da própria FNI relataram à plenária as possibilidades jurídicas para isso.

No entanto, quem realmente irá fazer a diferença são os trabalhadores. É fundamental o apoio dos colegas às atividades e mobilizações da frente, seja via sindicato, seja via as OLTs - que são importantes espaços de organização, de luta e de resistência nas empresas.

São os trabalhadores em movimento que legitimam as nossas lutas e as nossas reivindicações. E são as entidades dos trabalhadores que ao ajudarem a organizar e estarem junto na luta se legitimam enquanto representação.

As OLTs e sindicatos que se organizam na FNI e as entidades parceiras têm legitimidade porque estão na luta dos trabalhadores do Serpro e da Dataprev. E queremos nos solidificar ainda mais enquanto entidade atuante e representantiva dos colegas.

Mas para isso, precisamos também da participação dos trabalhadores. Convidamos todos e todas que ainda não vieram, a se somar com a gente nas assembleias e na luta!


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário