Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 3 de maio de 2016

SERPRO desmarcou mesa de negociação e a situação do SERPROS é grave. Precisamos nos mobilizar já!



Frente à grave situação por que passa o SERPROS, estamos divulgando o comunicado dos conselheiros eleitos ao conselho deliberativo e convocando os trabalhadores, as OLTs e sindicatos combativos a se manifestarem.

Nesta quarta-feira, algumas regionais estarão se mobilizando com lanches coletivos, faixas, cartazes escritos na hora etc. Vamos lutar, o SERPROS É NOSSO!

Outra questão fundamental tem a ver com a desmarcação da mesa da campanha salarial que deveria acontecer nesta quarta-feira em Brasília.

Exigimos respeito aos trabalhadores e ao seu patrimônio!









Comunicado aos Participantes

Presidente do SERPROS, nomeado irregularmente, mentiu ao CDE, tentando esconder que foi demitido por justa causa pelo Banco do Brasil


BASTA DE IRRESPONSABILIDADE COM NOSSO FUNDO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR!




Prezados participantes,

Não bastaram a irresponsabilidade da direção do SERPRO, por meio dos Conselheiros Indicados de, mesmo sem quorum estatutário, ter deliberado pela nomeação, para a presidência do SERPROS, do Sr. Claudio Albuquerque Nascimento, ex-funcionário do Banco do Brasil, não participante do SERPROS, sem experiência em cargos diretivos de Fundos de Pensão e que relatou ao CDE, no dia 28 de abril, ter sido convidado apenas há cerca de três (3) semanas, por telefone, pelo Presidente do SERPRO, não tendo conhecimento das razões para este convite, acreditando que possa ter sido indicado por algum "head-hunter" e, ainda, que somente havia conhecido naquela data os demais candidatos aos cargos de diretores de Seguridade e de Investimento, apresentados pelos Conselheiros Indicados e também nomeados irregularmente.

No dia seguinte, 29 de abril, tomamos conhecimento, perplexos e indignados, que o nomeado irregularmente havia sido demitido por justa causa, em 2005, por  improbidade administrativa, pelo Banco do Brasil, após Inquéritos Administrativos promovidos pelo Banco, por ter firmado, em 2004, como sócio da empresa Impar Consultoria de Marketing Ltda, contrato para prestação de serviços ao Banco do Brasil, o que é vedado pelo art. 9º, III da Lei 8.666, bem como pelas normas internas do Banco. Verificamos que ele recorreu à Justiça do Trabalho e que teve sua demissão já confirmada, em segunda instância, pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (site da Justiça do Trabalho, processo 0064500-43.2005.5.01.0068).

Para os Conselheiros do CDE disse que havia saído do Banco do Brasil para fazer doutorado na área social e ambiental, atendendo "apelo da sua alma", que requeria novos caminhos incluindo dedicação à sua formação.

Além da falta da competência, experiência e comprometimentos necessários para ocupar o cargo de Presidente do SERPROS, constatamos faltar ao senhor Cláudio Albuquerque Nascimento postura ética para exercer qualquer cargo no Fundo, muito menos o de Diretor Presidente, já que como dito acima, na reunião do CDE do dia 28 de abril, ao ser indagado sobre o motivo de seu desligamento do Banco do Brasil, omitiu o gravíssimo fato de ter sido demitido por justa causa, e ainda mentiu ao afirmar que não havia ações judiciais envolvendo seu nome, com exceção de ações que o próprio havia movido contra a Petrobras, como fornecedor daquela empresa.

Diante desta situação, que demonstram de forma inequívoca que a direção do SERPRO e os Conselheiros Indicados ultrapassaram todos os limites da irresponsabilidade no trato com o nosso Fundo de Previdência Complementar, incluiremos estes fatos na denúncia que estamos fazendo à PREVIC, solicitando a anulação da nomeação irregular de toda a nova Diretoria Executiva, bem como no processo judicial que impetraremos, caso se apresente necessário.




CHAMADA GERAL

Conclamamos os participantes, ativos e assistidos, a ASPAS, as entidades sindicais e as associações de empregados do SERPRO, a subscreverem nossa denúncia à PREVIC e levantarem um grande movimento para exigir da Diretoria do SERPRO que promova, por meio dos Conselheiros Indicados, a rediscussão da composição da nova diretoria, nos termos que apresentamos na reunião do dia 28 de abril, qual seja:

1. Que os Conselheiros Indicados apresentem um novo candidato ao cargo de Diretor Presidente, integrante do quadro funcional do SERPRO e participante do SERPROS, com sólida experiência gerencial e respeitado pelo conjunto de seus colegas;

2. Que o Diretor de Investimentos seja contratado no mercado em processo de seleção, com apoio de consultoria especializada, conforme ocorrido em 2009;

3. Que seja acatada a indicação da Sra. Tatiana Cardoso Guimarães, Gerente Atuarial do SERPROS, para a Diretoria de Seguridade, conforme solicitação do Grupo Gestor que apoiou o ex-Interventor.



Vamos à luta, o Serpros é nosso, e temos que impedir qualquer retrocesso na reconstrução do SERPROS, iniciada no período de intervenção. 

Contamos com a participação e apoio de todos.

Em 02 de maio de 2016.



Conselheiros Deliberativos Eleitos
Alexandre Jordão
Luiz Antonio (Gato) Martins
Mauro Roberto Simião


Um comentário:

  1. É inacreditável, é incrível... Para mim isso é motivo de greve já! Paralisação já, até a indicação de novo presidente!!! Greve na campanha salarial é importante? Sem dúvida! Mas o nosso futuro é muito mais importante!! GREVE JÁ!! PARALISAÇÃO JÁ!!!!!

    ResponderExcluir