Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

SERPRO: grande assembleia sela a unidade nacional dos trabalhadores para lutar contra o desmonte das empresas de TI

 

A assembleia virtual convocada pelo Sindppd/RS em conjunto com a OLT RS, na 6ª feira passada (7/08), era ser para ser mais uma atividade dos colegas da Regional Porto Alegre (RS) sobre o desmonte da empresa, tendo a presença da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) que tem auxiliado em ações em defesa das nossas empresas. No entanto, acabou surpreendendo e se tornou uma importante reunião nacional, com a participação de colegas de vários estados e de outros sindicatos da TI do país. Quem sabe, seja o pontapé inicial para retomarmos, com força, neste período de pandemia e de trabalho remoto, a tão necessária MOBILIZAÇÃO NACIONAL dos trabalhadores contra a privatização e em defesa das empresas públicas SERPRO e DATAPREV!

Cerca de 150 trabalhadores de todo o Brasil participaram da assembleia virtual. Além do RS, estiveram presentes colegas de base de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Pará, bem como diretores do Sindados/BA, Sindados/MG, Sindpd/PE e Sindpd/PA e OLTs de MG, DF, BA e RJ. No final da reunião, entrou um dos representantes eleitos pelos trabalhadores no conselho do SERPROS, Mauro Simião.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), que tem sido uma grande parceira da categoria na Câmara Federal, repassou um breve informe sobre as ações da bancada do partido em relação à MP 983 (medida provisória) e a licitação da Nuvem BR. Em relação à medida provisória, tivemos uma pequena vitória: o próprio relator tirou da proposta o artigo 8º, que abria os códigos fonte dos softwares das empresas públicas de forma alheia ao que preconiza a comunidade do software livre, beneficiando as grandes empresas do setor privado de TI. Sobre a Nuvem BR, a bancada enviou um extenso e profundo requerimento ao governo federal pedindo mais informações sobre este processo e questionando por que não estão sendo utilizadas as empresas públicas, entre elas SERPRO e DATAPREV, para a expansão do armazenamento em nuvem dos órgãos do governo.

Os colegas aproveitaram a presença da deputada Melchionna para tirar dúvidas e fizeram vários comentários sobre estas duas questões e o processo de desmonte mais geral das empresas. Trabalhadores de outros estados falaram de deputados e senadores da Oposição com os quais já têm contato e que poderiam integrar esta frente parlamentar em defesa do SERPRO e da DATAPREV, junto com a bancada do PSOL.

Pelas manifestações dos colegas, ficou claro a necessidade de retomar a ORGANIZAÇÃO NACIONAL dos trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV e de todas as suas entidades (sindicato estaduais, FNI, FENADADOS e FEITTINF) para se mobilizar contra os ataques do governo federal, que não cessam nem em meio à pandemia. É hora de superarmos o isolamento provocado pelo trabalho remoto e voltarmos a nos organizar para ir à luta!

 

200807assembleia_serpro2

 

 

SERPROS: Representantes dos trabalhadores têm que defenderem nossos interesses!

Aproveitamos a assembleia virtual, que acabou se tornando nacional, para conversar sobre o SERPROS, que é novamente atacado: agora, terá sua sede transferida para Brasília, com o voto de um dos representantes dos trabalhadores no conselho, Paulo Oliveira. Os presentes criticaram a decisão de Oliveira, que foi prejudicial aos funcionários. Foi encaminhado que os colegas entrem em contato com ele por e-mail para pedir que defenda os nossos interesses!



A assembleia virtual fez os seguintes encaminhamentos:

# Retomar a organização nacional dos trabalhadores do SERPRO e da DATAPREV e suas entidades (sindicatos, frente e federações);

# Realizar uma assembleia nacional virtual, com ampla divulgação, para articularmos as próximas ações da campanha em defesa das empresas públicas de TI;

# Promover uma live  em defesa das empresas públicas com parlamentares que defendem o SERPRO e a DATAPREV;

# Sobre o SERPROS, mandar e-mail para o conselheiro Paulo Oliveira, que votou a favor da transferência da sede do fundo de pensão para Brasília, mostrando o descontentamento dos trabalhadores e que exigimos que ele, como representante dos funcionários, defenda nossos interesses. Endereço para enviar e-mail: paulo.oliveira@serpros.com.br ;

# Nas redes sociais, curtir e compartilhar as matérias da campanha que os sindicatos, a FNI e a FENADADOS fazem. Precisamos divulgar muito nosso material para que as pessoas conheçam o que fazemos e saibam do valor das empresas para ajudar a defendê-las. Apenas no SERPRO somos 9 mil trabalhadores, se a metade divulgar já chegamos a quase 5 mil compartilhamentos! Em média, por exemplo, o Sindppd/RS chega a apenas 100!

 



A defesa do SERPRO e da DATAPREV tem que começar por nós, trabalhadores. É o futuro dos nossos empregos e das empresas em que trabalhamos que estão em jogo! É a TI pública, ou seja, toda a inteligência e o que produzimos em prol da população brasileira que o governo federal e os megaempresários de TI querem jogar pelo ralo para beneficiarem interesses privados!

Vamos colegas do SERPRO e da DATAPREV, a hora certa é AGORA! À luta!
Não ao desmonte e a privatização da TI pública brasileira!

 

Sindppd/RS, OLTs e sindicatos que constroem a FNI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário