Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

SERPRO tem lucro recorde, dá reajuste zero aos funcionários e ao mesmo tempo paga bolada de 150 mil reais a diretores


Segundo o relatório da própria empresa, os custos operacionais vêm sendo reduzidos e o lucro bate recorde ano após ano. São 3 exercícios consecutivos atingindo a marca de aproximadamente meio bilhão de lucro líquido por ano. No entanto, a previsão para 2021 é de precarização dos postos de trabalho, pois a meta apresentada pela empresa em seu planejamento mais atualizado é de reduzir os gastos com pessoal em 200 milhões.

200 milhões de prejuízo aos trabalhadores! Não se pode negar que a empresa vem trabalhando duramente para bater esta meta. Pois em meio a um cenário de pandemia, o que se constata é que o SERPRO economiza com home-office e, mesmo assim, são os empregados que têm que arcar com toda a infraestrutura para trabalhar. É desta forma que os funcionários vêem aumentar os seus gastos, com o dever de manter um ambiente de escritório em suas próprias casas, como por exemplo com a contratação de um plano de internet rápida para poder trabalhar.

Não bastassem esses prejuízos acumulados nas costas dos trabalhadores, o SERPRO anunciou recentemente que deverá excluir o 13° ticket alimentação dos trabalhadores. O que é um verdadeiro absurdo pois, com esta verdadeira desvalorização do corpo funcional, a empresa ameaça criar uma crise na negociação coletiva, não cumprindo a sua própria proposta perante ao TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Para agravar ainda mais a imagem da empresa, em meio à pandemia e mais de 100 mil mortos, ainda em 2020 os diretores do SERPRO receberão bolada de 150 mil reais a título de RVA (Remuneração Variável Anual).


Colegas, neste momento precisamos de união para dizer NÃO!


NÃO AO REAJUSTE ZERO!

NÃO À RETIRADA DO TICKET ALIMENTAÇÃO!

NÃO À BOLADA DE 150 mil DOS DIRETORES!


Sindpd/SC

4 comentários:

  1. O pior é que ainda tem trabalhador,defendendo este absurdo, usando a pandemia como argumento. Segundo o nosso representante no fundo de pensão, a sociedade vai reagir mau ao recebimento por parte dos trabalhadores,de abono de pouco mais de R$2.200,00, que própria empresa introduziu à pauta de campanha. Gostaria de saber deste representante o que acha dos R$ 150.000,00 recebido pelos diretoreess

    ResponderExcluir
  2. Nesse momento de dificuldades, NÃO a estás absurdas propostas, que só oneram ainda mais o bolso do empregado, se há lucro, não faz sentido reajuste zero.

    ResponderExcluir
  3. Nesse momento de dificuldades, digo NÃO a esta absurda proposta que só onera o bolso do empregado, se há lucro, não faz sentido reajuste zero.

    ResponderExcluir
  4. Mais um seríssimo problema que teremos que enfrentar:
    A RVA está prevista no Estatuto do SERPRO e foi criada pelo Governo Federal, estando vinculada antes ao pagamento de dividendos ao Governo e depois ao pagamento de PPLR para os empregados e a RVA para Diretores.
    O perigo que corremos é se o SEST barrar o pagamento da RVA poderá também barrar o pagamento da nossa PPLR e temos que estar preparados para um plano B, porque a SEST está cortando tudo que for no aspecto salarial e benefícios nestes tempos de pandemia.
    Os últimos resultados da empresa foram:
    2017 – Lucro de 123 milhões, o que não absorveu todos os prejuízos acumulados de anos anteriores e não foram encontrados registros publicados de outros pagamentos previstos em estatuto.
    2018 – Lucro de 459 milhões. Deduzidas a absorção de prejuízos passados (240 milhões); Reserva Legal (10,9 milhões); Pagamento de Dividendos (52 milhões), restando ao final para a Reserva de Retenção de Lucros o montante de 156 milhões dos 459 milhões.
    2019 – Lucro de 486 milhões. Deduzidas a absorção de prejuízos passados (não houve, não foi preciso); Reserva Legal (24,3 milhões); Pagamento de Dividendos (115 milhões), restando ao final para a Reserva de Retenção de Lucros o montante de 346 milhões dos 486 milhões.

    ResponderExcluir