Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Demissões na Dataprev: a quem serve essa política?

Aproveitando um período de natural desmobilização dos empregados, no início do ano, a diretoria da Dataprev, mais uma vez, mostrou suas garras – e suas contradições ideológicas. No pré-Carnaval de 2011, uma lista de demissões começou a ser posta em prática. O alvo principal, desta vez, foi o prédio da Álvaro Rodrigues, no Rio, onde vários trabalhadores foram demitidos ou sofreram ameaças de demissão. A direção da empresa busca confundir os trabalhadores, dizendo que seriam demissões de pessoas que queriam sair, mas na verdade vários colegas que entraram na lista não tinham nenhuma intenção de sair da Dataprev.  

A política de demissões embute ainda perseguições e abre espaço para a manutenção de um autoritarismo deslavado, principalmente em setores onde os gerentes, alguns deles ad nutum, já praticaram as tais “demissões pontuais”. Enquanto isso, ex-sindicalistas petistas, hoje em postos-chave da empresa, e outros sindicalistas petistas, como alguns que estão na direção sub judice do Sindpd-RJ e na  Fenadados e os que ainda procuram a sua “boquinha”, fingem que nada está acontecendo e ainda acusam quem tenta lutar contra as demissões de praticarem terrorismo. 
O que está por trás dessa política de demissões é a redução de custos para cumprir à risca a orientação do governo Dilma, às custas dos mortais funcionários, já que nada falam em redução dos tantos cargos comissionados. Com esse ataque direto ao emprego e também a benefícios há muito praticados pela Empresa, esse grupo vai tentando, apesar de o Ministério da Previdência ter ido para as mãos do PMDB, se cacifar para permanecer na direção de altos cargos na empresa, como o hoje ocupado pelo nosso questionado presidente-ator.
Está claro que as demissões pretendem pôr os trabalhadores na defensiva, às vésperas de nossa data-base. O alto escalão petista pode tentar o que for, porém ninguém vai esquecer do estrago feito pelo pior presidente da história da Dataprev. Gabas, Palocci e cia. querem seguir tocando o barco? Que passem então a respeitar os trabalhadores da Dataprev, que não querem mais Rodrigo Assumpção à frente da Empresa e não querem ver a Dataprev servir de troco em barganha política.


Nos estados, sucateamento dos empregos

A situação nos estados é preocupante. A Dataprev já perdeu diversos serviços que prestava ao INSS nos postos, como os de infraestrutura de redes lógicas. Em recente licitação, a Dataprev foi excluída até mesmo da instalação de equipamentos nas agências e do treinamento de pessoal do INSS para lidar com a tecnologia necessária para suportar os programas e serviços que a própria Dataprev fornece, o que pode pôr em risco a própria segurança dos dados da Previdência Social. O que teria a dizer a diretoria da Dataprev e os sindicalistas comprometidos com a cúpula governista sobre essa situação?

Unidade sim, mas para fazer a luta! Unidade para facilitar a vida do patrão, jamais!!!
Já se passaram mais de vinte dias que a Dataprev reiniciou seu processo de demissões e até esse momento a direção do Sindpd-RJ não tomou qualquer atitude. A Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática (FNI) é um movimento que está à disposição para trabalhar em conjunto com qualquer sindicato, associação, representação de empregados e OLT no sentido de fazer a luta dos trabalhadores. Não podemos, no entanto, concordar com omissão, confusão de papéis e peleguismo.
Vamos preparar a Campanha Salarial 2011/2012 e exigir um basta na política teatral e no filme de terror em que se transformou a Dataprev e parte do movimento sindical.

FNI – Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário