Nos próximos dias acontecerá a eleição para o Conselho Deliberativo (CDE) e o Conselho Fiscal (COF) do SERPROS. É o nosso futuro, nosso dinheiro, nossa segurança que estão em jogo. Assim como está acontecendo nos debates da campanha salarial ou no debate da PPLR, na eleição para o Serpros está em jogo os interesses da grande maioria dos trabalhadores em contra ponto aos interesses das estruturas de mando dentro do Serpro.
Por isso, precisamos examinar com bastante critério os candidatos. Por exemplo, identificamos alguns candidatos que ocupam funções de confiança na patrocinadora (SERPRO). Nos preocupa a possibilidade de que, em decisões cujas alternativas sejam antagônicas quanto ao interesse dos participantes/assistidos e os da patrocinadora, essas pessoas não tenham a necessária independência e autonomia para que decidam em favor dos interesses dos participantes/assistidos.
A patrocinadora já indica integrantes para o CDE e o COF para defender os seus interesses. Nas eleições temos a oportunidade de escolhermos os nossos representantes, com o objetivo de equilibrar as tomadas de decisão, defendendo os nossos interesses também. Temos então que escolher pessoas que não estejam comprometidas com as estruturas de mando na empresa, e que possam ter uma atuação livre de possíveis interferências da patrocinadora.
Além disso, analisem as propostas dos candidatos. Verifiquem se são compatíveis com a necessidade que temos de garantir nossa dignidade quando precisarmos usufruir pelo que contribuimos em nossa vida laboral. Se essas pessoas sempre tiveram interesse e conhecimento do que ocorre no SERPROS, e se têm preocupação com o coletivo ou se somente preservam os interesses individuais. Procure que eles façam compromissos públicos para poder cobrar mais tarde.
Por último, aproximem-se do SERPROS. A missão do SERPROS é cuidar de você. Então tome conta dele.
FNI
Nenhum comentário:
Postar um comentário