Durante os meses de junho e julho, OLTs do Serpro e da Dataprev, ANED, Sindpd/SC, Sindppd/RS e parte da diretoria do Sindpd/BA realizaram uma enquete nacional nos estados do RJ, DF, SP, SC, RS, BA, PB e SE. No Serpro, foram abrangidos cerca de 5.500 trabalhadores e, na Dataprev, 2.500 trabalhadores.
Essa enquete serve como demonstração do que pensam os trabalhadores de vários estados e serve como indicativo do que pensam os trabalhadores de todo o país.
O resultado por si só já dá uma visão de como os trabalhadores estão vendo as atuais organizações sindicais – de que exigem que se abra o debate democrático em todos os estados sobre a filiação à Fenadados/CUT - e mostraram que existe vontade de mobilização na categoria. Também se expressou de forma acachapante a vontade de que todas as representações sindicais estejam na mesa de negociação. No Serpro, os trabalhadores disseram que não querem que sindicatos/Fenadados controlem suas OLTs ao alterar a cláusula 28 do atual ACT.
Veja o resultado total nacional para cada pergunta encaminhada e ao final os totais por estado para cada pergunta.
Pergunta - Você concorda que a negociação da Campanha Salarial deve ter a participação de todas as representações, sejam eles integrantes da Fenadados ou não?
No Serpro 85, 51%, e na Dataprev 83,82% responderam SIM.
Pergunta - Na sua opinião, para a Campanha Salarial 2012/2013, como os votos das assembleias devem ser contabilizados para a definição do resultado final nacionalmente?
No Serpro 85,33%, e na Dataprev 84,17% responderam que querem a contagem por meio do 1 trabalhador 1 voto
Pergunta - Qual a forma de mobilização é a mais conveniente neste momento?
No Serpro 66,61%, e na Dataprev 69,66% propõe atos e mobilizações
Mais de 10% dos trabalhadores de cada empresa aceitam inclusive fazer greve.
Resultados demonstram a vontade de mobilização dos trabalhadores.
Pergunta - Você deseja que seu sindicato realize um plebiscito para debater a filiação à Fenadados e à CUT, se já não tiver sido feito este debate?
No Serpro 80,50%, e na Dataprev 84,46 responderam SIM
Pergunta exclusiva para o Serpro - As OLTs do Serpro são independentes dos sindicatos. A Fenadados quer que os sindicatos passem a controlar as OLTs mudando a cláusual 28 do ACT. Você concorda?
Vejam o resultado total: 90,73% responderam NÃO
Enquete deve servir como exemplo de atuação para todos os sindicatos, OLTs e Fenadados
Unidade na campanha salarial, direito de participação de todos nas mesas de negociação, democracia com participação dos trabalhadores, tudo isso é exigência da categoria. A hora de começar é agora! A Fenadados está com a palavra para dizer como vai agir a partir dessa posição dos trabalhadores.
Veja os resultados por empresas e por estados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário