Reunião realizada com Ives Gandra, do TST em Brasília, após integrantes da FNI terem conhecimento do despacho da liminar que permite participação nas mesas do SERPRO |
Após quatro anos de uma longa e dura batalha travada contra a postura antidemocrática da FENADADOS e da direção do Serpro, os sindicatos da FNI e suas bases de trabalhadores conseguiram uma importantíssima vitória no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Nessa terça-feira (16/06), tomamos conhecimento da decisão do TST, que garantiu em liminar a participação dos sindicatos ligados à FNI nas mesas de negociação coletiva da campanha salarial do SERPRO.
A decisão foi dada pelo vice-presidente do TST, Ives Gandra, após a FENADADOS ter recusado a proposta de conciliação feita pelo mesmo ministro. Na liminar, o TST “assegura a cada um dos sindicatos da FNI (RS, SC e AL) a liberação de um representante sindical para participar da negociação coletiva junto com a ‘FENADADOS’ perante a empresa”. Essas liberações sindicais são com ônus à empresa. A decisão, como é em caráter liminar, deve ser cumprida IMEDIATAMENTE pela FENADADOS/CUT e pela direção do SERPRO.
CLIQUE AQUI para ver o despacho da liminar dada pelo TST que garante a participação dos sindicatos da FNI nas mesas de negociação
Nossa luta foi longa e demorada, mas a Justiça está sendo feita. Afinal, é moralmente inadmissível e, agora com a decisão do TST, comprovadamente ilegal, a exclusão que a FENADADOS, com anuência da direção do SERPRO, vem fazendo aos sindicatos da FNI. Uma entidade que se diz defensora dos trabalhadores tentou impedir, durante quatro anos, que colegas que não concordam com ela não decidissem sobre seus próprios rumos. Tentou matar, à míngua, os trabalhadores que ousavam desafiá-la e construir alternativas de organização. Onde houve luta, a direção repressora do SERPRO puniu os trabalhadores com cortes e descontos nas folhas ponto, mediante a inércia da FENADADOS, que fazia vistas grossas e não defendia os trabalhadores – e quando defendia, deixava as bases da FNI de fora dos acordos para que fossem punidas e, ao se cansarem de “apanhar”, entregassem as suas procurações, subjugando-se novamente à federação.
Agradecemos aos trabalhadores do Serpro de todo o país, especialmente aos do RS, SC e de AL que estão diretamente envolvidos e, desde o início, sofrem com a exclusão de seus sindicatos pela FENADADOS – e mesmo em momentos bastante difíceis nunca deixaram de resistir e nem de lutar. Mas também queremos agradecer aos companheiros dos sindicatos de SE, diretores sindicais do Serpro da BA e as OLTs do DF e RJ, que sempre compartilharam conosco dessa luta. Que essa vitória anime e fortaleça ainda mais os trabalhadores do CE, que enfrentam a burocracia e os interesses governistas na tentativa de garantir a carta sindical, e os colegas de Brasília e do Rio de Janeiro, que sofrem com direções de sindicatos repressoras e antidemocráticas, mas estão na luta pela retomada de suas entidades aos interesses da categoria.
E que essa vitória sirva de combustível a todos os colegas do SERPRO que, mesmo estando cansados, acreditam na luta para mudar as coisas. Sim colegas, é possível resistir e devemos lutar, pois somente assim conseguiremos avançar em salários, direitos e melhores condições de trabalho.
Venham junto com a FNI, colegas! Vamos lutar pelos interesses dos trabalhadores!
OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário