Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

GREVE do SERPRO: mobilizações na frente dos prédios em todo o país pressionam por reposição integral e renovação do ACT

    
    Na foto, Regional Porto Alegre (RS)




Trabalhadores e trabalhadoras grevistas do SERPRO fizeram, desta 5ª feira (25/08), um dia nacional de mobilização nas regionais pelo país. Na parte da manhã, ocorreram concentrações em frente aos prédios da empresa em Belém (PA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília e Porto Alegre (RS). À tarde, foi a vez dos colegas do Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). A Regional de Belo Horizonte (Minas Gerais) realizou o ato nesta 6ª feira de manhã. Fotos no final do post

A GREVE completou duas semanas ontem (24/08). Com a força da paralisação, a categoria conseguiu que a direção da empresa e o governo federal aumentassem a proposta de reposição da inflação nos salários e nos benefícios dos iniciais 6,06% para 7,28%, que representa apenas 60% do IPCA (medido em 12,13% para a data-base 1º de Maio), e também a retroatividade à Maio. Os trabalhadores e as trabalhadoras também conquistaram a renovação de grande parte das cláusulas do ACT (Acordo Coletivo), incluindo a Cláusula 64ª: auxílio a filho com deficiência.

No entanto, a proposta é insuficiente porque não repõe, na íntegra, a desvalorização que tivemos em nossos ganhos com a inflação. A direção da empresa também não garantiu a renovação de duas cláusulas muito importantes para a categoria: Cláusula 54ª - adicional por tempo de serviço e Cláusula 61ª - licença prêmio, que seguem pendentes.

Nossa luta continua! Exigimos reajuste INTEGRAL dos salários e dos benefícios pela inflação e a renovação de TODO o nosso ACT! O SERPRO tem dinheiro em caixa, acumulado inclusive com o arrocho que tem imposto aos nossos ganhos, que desde 2016 não recebem a reposição integral da inflação. Nós já acumulamos 18% de perdas de lá para cá! 

Queremos nossos direitos, SERPRO! É grave, é GREVE!



Comando Nacional de GREVE se prepara para entrar com dissídio coletivo. Precisamos fortalecer a GREVE!

O Comando Nacional de GREVE, composto pelos sindicatos da FNI e FENADADOS e seus sindicatos filiados, se preparam para ingressar com dissídio coletivo junto ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) nas próximas horas. Este é mais um passo que tomamos na nossa luta, mas não o fim dela, colegas!

Mesmo entrando com dissídio, precisamos manter a GREVE FORTE para que o tribunal marque a reunião de conciliação e, se não houver acordo, que aconteça o julgamento. Por isso, colegas, venham para a GREVE. Todo dia temos adesões de mais trabalhadores e trabalhadoras no nosso movimento, e quem está na GREVE não tem nenhum motivo para desistir.

Precisamos de VOCÊ na GREVE pelo reajuste dos nossos ganhos e pela defesa do Acordo Coletivo e dos nossos direitos. Somente fortes e mobilizados poderemos avançar em outras pautas importantes como a formalização do trabalho remoto para todos os trabalhadores, PPR e, ainda, contra a privatização do SERPRO, que segue na ordem do dia!

A hora de vir pra luta é AGORA!



Direção do SERPRO ameaça com desconto dos dias da GREVE e insiste em contingência, mas não traz solução

Os sindicatos continuam recebendo pedidos de contingência e avaliando se realmente se tratam de serviços essenciais. Qualquer contingência deve ser negociada entre empresa e sindicatos, nunca diretamente com os trabalhadores.

O MEDO não garante nossos salários reajustados e direitos. Tudo o que temos foi conquistado COM LUTA. Somente juntos na luta e na GREVE é que conseguimos nos defender.

Nesta 6ª feira (26/08), das 9h às 11h, estaremos todos unidos na SALA DA GREVE. Participe. Vem pra GREVE!


Fotos das mobilizações nos estados:












Sindppd/RS e Sindpd/SC/ FNI; FENADADOS e sindicatos filiados 


*Post alterado em 26/08/2022, às 17h16min, para inserir foto da mobilização em Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário