Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Greve do Serpro: paralisação avança, e empresa admite impacto. Lutar por reposição e pelos nossos direitos é na GREVE!

 

        Concentração na Regional Porto Alegre (RS) nessa 2ª feira (15/08) de manhã
 

 

A mesa de negociação com a direção do SERPRO na tarde de ontem (15/08) destacou a importância da nossa GREVE NACIONAL e a necessidade de reforçarmos ainda mais. Para isso, colegas, precisamos da participação de todos e de todas. Entre em GREVE para conquistarmos avanços e mantermos o que já temos de direitos!

Na reunião nessa 2ª feira, os representantes do SERPRO admitiram que a GREVE está gerando impactos e demonstraram preocupação com sistemas e serviços que estão sendo afetados. Não trouxeram nenhuma proposta; disseram que iriam conversar internamente na empresa e no governo e pediram para suspender a mesa, voltando a se reunir hoje à tarde (16/08) com o comando nacional da greve dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Essa declaração da direção do SERPRO mostra que estão pagando pra ver. Pela empresa, é bom e muito confortável repassar só metade do IPCA (6,06%) para os funcionários, ainda mais porque para a diretoria já está garantida a reposição integral da inflação do período em seus ganhos (12,13%) - que foi aprovado pelo Conselho de Administração, apesar da empresa ter lançado nota de que não receberam. A prioridade da direção do SERPRO e do governo federal é manter os lucros que a empresa vem acumulando nos últimos anos, em boa parte resultado da falta de reajuste nos nossos salários e benefícios.

E para nós, trabalhadores e trabalhadoras, a saída é a GREVE. Tivemos a última reposição INTEGRAL da inflação em 2016, estamos com 18% de defasagem nos nossos ganhos. Só vamos ter avanços com a luta que cada um de nós travamos em todas as 11 regionais da empresa pelo Brasil. Precisamos manter a paralisação com quem já está parado e aumentar ainda mais, com a adesão de quem ainda não parou. Você faz a diferença sim, colega. Vem para a GREVE!


Abaixo, divulgamos as medições do IPCA (inflação) desde 2019 e quanto os trabalhadores e as trabalhadoras do SERPRO receberam. Dados estão no Portal Transparência da empresa:


ANO       INPC        IPCA         ACT (o que foi recebido no Acordo Coletivo) 

2019      5,07%       4,94%      3,55%                       
2020      2,46%       2,4%          0%                           
2021      7,59%       6,76%      5,31%
2022      12,47%    12,13%        ?


 

 

GREVE DO SERPRO TEM PIQUETES NAS REGIONAIS E REUNIÕES NACIONAIS VIRTUAIS

Todos os dias de manhã ocorrem reuniões virtuais nacionais e, à tarde, dos estados. Na meet nacional de hoje (16/08), participaram quase 800 pessoas, mas sabemos que nem todos os colegas que estão em greve comparecem nas reuniões online.

Mesmo com grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras em home office, diversas OLTs e sindicatos estão mantendo concentrações na frente dos prédios das regionais para falar com quem trabalha no presencial. Ontem, estivemos mobilizados na porta da Regional Porto Alegre (RS).

Relatos diários dos estados apontam avanços nas adesões das equipes. A força do nosso movimento está nos trabalhadores e nas trabalhadoras, por isso conversem com seus colegas de equipe para aderir. Precisamos de mais gente na GREVE para dar solução no reajuste salarial e dos benefícios, mas com certeza nossa mobilização também impactará outras questões importantes aos trabalhadores e trabalhadoras do SERPRO, especialmente no que se refere ao PPR e à negociação e formalização do trabalho remoto! Só com luta conseguiremos resistir a esta política de devolução dos PSEs pela Receita Federal e às ameaças do SERPRO de demissão!

À luta, que é justa e necessária!



REPERCUSSÃO DA GREVE DO SERPRO NA MÍDIA:

Divulgamos, abaixo, links de mais matérias publicadas na mídia:

FOLHA DE SÃO PAULO >>
  https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/serpro-contratado-para-monitorar-internet-nas-eleicoes-entra-em-greve.shtml?utm_source=sharenativo&utm_medium=social&utm_campaign=sharenativo

JORNAL O TEMPO (Minas Gerais) >>
https://www.otempo.com.br/brasil/serpro-contratado-para-monitorar-internet-nas-eleicoes-entra-em-greve-1.2715834

JORNAL O POVO (Ceará) >> https://www.opovo.com.br/eleicoes-2022/2022/08/13/servidores-de-empresa-que-vai-monitorar-as-eleicoes-anunciam-greve.html



LINKS IMPORTANTES DA GREVE:

# Pergunta e resposta para tirar dúvidas dos trabalhadores e das trabalhadoras sobre a GREVE: https://fnialternativa.blogspot.com/2022/08/greve-no-serpro-perguntas-e-respostas.html

# Link do grupo da GREVE da Regional POA: https://chat.whatsapp.com/BwF8CNc20UvAQNOFGQ4Tp4

# CANAL do Instagram Nacional para repasse de informações e links: https://t.me/+mktjz6Gk3CNjZDdh

# Avatar feito por trabalhadores para colocar em perfis da internet: https://drive.google.com/file/d/12KD_FDHK4EHmCO9iwDGr8M-8BqZW-RyV/view


 

Sindicatos e OLTs da FNI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário