Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Inicia campanha salarial 2012/2013 do Serpro e da Dataprev

Sindicatos do RS, SC e SE e diretores sindicais do Serpro Bahia protocolaram nesta quinta-feira (22/03), junto às direções das empresas, as pautas de reivindicações. Trabalhadores fizeram mobilizações em diversos estados para marcar o início da campanha salarial. É Unir para Conquistar!

CLIQUE AQUI   para ver a pauta dos sindicatos e da FNI entregue ao Serpro e AQUI  para ver a pauta entregue à Dataprev.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI (Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática) realizaram mobilizações de 15 minutos, assembleias, panfletagem e lanches coletivos nas empresas. Na Dataprev, as atividades aconteceram no RJ, SC, RS e PB. Todas foram bem participativas, com muito debate e vontade dos trabalhadores de atuar na campanha salarial.

Na Dataprev/PB, aconteceu uma reunião com muitos esclarecimentos e a cobrança dos trabalhadores para que o sindicato divulgue a ata da assembleia da campanha salarial. Em SC a categoria participou de um lanche coletivo em que teve também esclarecimentos sobre a pauta entregue à empresa. No RS, aconteceu um lanche coletivo.

Na Dataprev do Rio de Janeiro, os colegas inovaram usando muita criatividade. Distribuíram panfletos e pipoca aos trabalhadores que entravam no prédio da empresa na Álvaro Rodrigues. O lema era “Pipoca agora, para não pipocar na Campanha Salarial”. A pauta da Dataprev foi entregue no Rio para o Coordenador de negociação Rogério Dardeaux.

Dataprev RJ - Álvaro Rodrigues
Dataprev - RS
Dataprev - SC
Dataprev Paraíba
Dataprev RJ - Cosme Velho


No Serpro, os eventos aconteceram na parte da tarde com lanches coletivos e muitas informações para os trabalhadores. No Rio de Janeiro, os trabalhadores atenderam ao chamado da OLT à mobilização num lanche informativo que se realizou no prédio do Andaraí. No Rio Grande do Sul, a concentração aconteceu em frente ao prédio. Alguns colegas fizeram questionamentos bastante duros sobre a atuação da Fenadados na campanha salarial desde 2009.
Serpro - RS
Serpro SC


Serpro RJ


Serpro/Bahia

No DF foi feita a entrega oficial da pauta de reivindicações no gabinete da direção do Serpro. Também lá aconteceu uma panfletagem da OLT pela manhã e, à tarde, um bate-papo marcando o dia. Em Salvador aconteceu assembleia e posteriormente um ato com a entrega da pauta na regional para reforçar o desejo de negociação.

Em Santa Catarina, os trabalhadores fizeram um café, em que ressaltaram a importância de se engajarem na luta este ano e de que os trabalhadores somente ganharão se lutarem com garra e determinação.

Campanha Salarial 2012/2013: Unir para Conquistar!

Os sindicatos do RS, SC e SE entregaram, ainda em Fevereiro, ofício a Fenadados e também às direções do Serpro e da Dataprev requisitando mesa única de negociação. No documento, as entidades dos trabalhadores de TI argumentam que assim como ocorre em outras categorias, na de TI existe "uma diversidade de posicionamentos de sindicatos quanto à condução das campanhas salariais. Por isso, os sindicatos propõem "uma mesa de negociação única, conduzida de forma democrática, que respeite os sindicatos e as deliberações dos trabalhadores em suas assembleias".

Sabemos que as empresas vão endurecer o jogo, pois temos a experiência dos últimos anos, somadas à política do governo federal de não dar ganhos às categorias. Por isso vai ser necessário organização, união e mobilização dos trabalhadores.

É possível avançar nas reivindicações, principalmente nas econômicas. Balanço anual do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 86,8% dos acordos coletivos conseguiram aumento acima da inflação em 2011. Os trabalhadores do Serpro e da Dataprev são os poucos que não obtiveram aumento real; não é possível persistir essa situação em 2012.

Fotos enviadas pelos trabalhadores dos estados.
OLTs, sindicatos e FNI

Um comentário:

  1. Ocorreu, na última sexta feira, 30/03/2012, a 1ª DEMISSÃO NA URAL, e foi escolhido um aposentado na ativa, ainda não temos transparente os critérios para a escolha do mesmo.
    Sabemos se tratar de um funcionário exemplar, competente, responsável e com 29 anos de trabalho e dedicação.
    Gostaria de saber se ocorreram demissões em outros estados e da mesma forma?
    Não se tinha notícias sobre demissões na Dataprev, por isso a nossa surpresa.

    ResponderExcluir