Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Demissão na Dataprev, empresa do Governo Federal, provoca morte de trabalhadores

A Dataprev, empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social, vem tendo a prática de criar um clima de desconforto permanente em seus trabalhadores com demissões, assédio moral e atitude ditatorial dentro da empresa. Em 2011, aconteceu  uma forte greve dos trabalhadores na campanha salarial que acabou sendo julgada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). Os trabalhadores conquistaram 3 meses de estabilidade, que se encerrou em março de 2012. Em 23 de março foi demitido um colega em SP com histórico de problemas de ordem psicossocial. Quatro dias após a demissão, o colega foi encontrado morto. Nesta sexta-feira, enquanto o colega era enterrado, a Dataprev demitia outros dois colegas em SC, sem nenhum motivo aparente. Fala-se em mais de cem demissões em todo o país.

Dataprev quer se igualar às práticas do governo FHC, que levou dezenas ao suicídio no Banco do Brasil

Nos anos 90, o feroz ataque aos trabalhadores de empresas estatais provocou dezenas de suicídios no Banco do Brasil, tema que foi largamente divulgado em todo o país. É importante lembrar que na Bahia já havia acontecido o suicídio de um trabalhador após tentar reverter sua entrada num plano de demissão incentivada. Até onde o governo federal vai permitir a continuidade da política de terror na empresa Dataprev? Devemos citar que a empresa Serpro também demitiu um trabalhador há poucos dias atrás. Será que é essa a política que será aplicada nas empresas para cortar gastos conforme está solicitando o governo?

Demissões em Santa Catarina e retaliação aos trabalhadores que lutam são inaceitáveis. Exigimos o fim das demissões e a anulação das já realizadas.

As demissões que vêm ocorrendo na Dataprev,e em especial os colegas de SC, é uma clara medida intimidatória aos trabalhadores às vésperas da campanha salarial 2012, e acontecem há alguns dias após o fim da estabilidade definida no julgamento do dissídio. É uma vergonha que o governo permita esses atos bárbaros contra os trabalhadores de empresas públicas. Exigimos que cesse imediatamente essa política de terror dentro da Dataprev, o fim das demissões e a anulação das demissões já realizadas. É preciso pôr um fim nas práticas antissindicais e de pressão contra os trabalhadores. 

Os sindicatos e entidades dos trabalhadores de todo o país precisam unificar fileiras e dar uma resposta, à altura, às arbitrariedades.

Sindicatos e OLTs que constroem a FNI

3 comentários:

  1. A máquina da opressão não tem endereço certo, funcionários as portas de se aposentar estão sendo demitidos tanto no SERPRO como na DATAPREV. Como também colegas com problemas crônicos de saúde, profissionais as portas de se aposentar, como jovens com poucos anos de casa.

    Qual o critério? Pisou no pé de quem?

    Na DATAPREV dois já foram demitidos na BA, outros em RJ, um morreu sem causa declarada após a demissão em SP. Qual o objetivo????

    Enterrar de vez com qualquer mobilização ou participação dos trabalhadores em campanha?

    Amedrontar pais de familia e profissionais comprometidos?

    ResponderExcluir
  2. O SERPRO fechou CONTRATOS com a Ideal Segurança Ltda, empresa do BICHEIRO Carlinhos Cachoeira. Diz que por LICITAÇÃO. Mas, que tipo? Pregão Eletrônico?

    ResponderExcluir
  3. As demissão em massa que ocorreu em abril do ano passado, abriu um mediação no MPT a mediação 286-2012 - Hoje liguei para o MPT para saber informaçoes sobre o andamento da mediaçao, o assessor da procuradora Dinamar me informou que a mediaçao encontra-se parada por falta de resposta da Fenadados. No dia 23 de novembro a procuradora mandou um notificaçao para a fenadados responder como esta o andamento das demissoes na empresa, a fenadados tinha o prazo ate dia 26-12-12 para responder e ate a data de hoje 14-01-13 o MPT informou que a Fenadados nao se pronunciou sobre o questionamento. O assessor informou que se a fenadados nao se pronunciar sobre o assunto o processo corre o risco de ser arquivado, porque a parte interressada, a Fenadados, no andamento do processo nao esta mostrando interesse no andamento do processo.
    A fenadados não esta ajudando na reintegração dos 70 funcionário demitidos, eles conquistaram com o ministro da previdencia social a suspensão das demissões imotivadas, mas nada estão fazendo para reintegrar os já demitidos.
    Apurem vocês mesmos o andamento da mediação 286-2012 MPDT- DF
    Tel 061- 3307-7248

    ResponderExcluir