Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sem proposta do Serpro, trabalhadores fazem importantes mobilizações nesse dia 20

Sindicatos da FNI e outras entidades
chegando na negociação
Os dias 19 e 20 de Agosto marcaram o retorno dos sindicatos que se mantiveram independentes da direção da empresa e do governo nas mesas de negociação. Os representantes dos sindicatos de SC, BA e do RS, juntamente com as OLTs de vários estados, participaram ativamente das mesas de negociação e deram novo rumo para a nossa campanha salarial.




A empresa, mais uma vez de forma arrogante e intransigente, depois de 84 dias sem negociar, não apresentou nenhuma proposta. No entanto, os trabalhadores não deixaram por menos e transformaram a quinta-feira num grande dia de luta.

CLIQUE AQUI para ver a ata de negociação com o Serpro



As mobilizações começaram pela manhã em Curitiba (PR) e em Belo Horizonte (MG) e, no início da tarde o RJ, BA, SC e RS fizeram suas atividades no calendário da jornada única de 5h.



Belo Horizonte (MG)



Brasília (DF)

A grande surpresa do dia aconteceu em Brasília, quando os trabalhadores saíram em massa dos prédios e se aglomeraram em frente à sede, atendendo ao chamado da OLT/DF. Eram mais de 300 trabalhadores revoltados com a direção do Serpro, mas também com a Fenadados e com o Sindpd/DF, que não realiza assembleia faz quatro meses. Depois de uma hora paralisados, deram uma sonora vaia para a direção da empresa e exigiram o compromisso do sindicato de realizar assembleia na próxima terça-feira (25/08). Os trabalhadores reafirmaram que não aceitam pagar a conta da crise fomentada pelos banqueiros, com o aval do governo. Já estamos sofrendo com alta da inflação que corrói o poder de compra dos salários e dos benefícios.



Para encerrar a quinta-feira, as representações de todos os sindicatos e OLTs presentes em Brasília foram para o andar da diretoria do Serpro para exigir proposta para a campanha salarial (foto ao lado). Fomos recebidos pelo diretor Antonio João e o superintende Marcos Benjamin, que foram cobrados duramente pela falta de proposta para a reposição salarial e dos benefícios e pelo tema da jornada de 6h.

O diretor Antonio João disse que ainda não tem proposta econômica e que estão sendo feitos estudos amplos sobre a redução da jornada para 6h. Solicitamos que apresentem os estudos e que se manifestem sobre a questão salarial e de benefícios.




Na próxima semana, tem mais mobilização

As fotos das salas vazias das regionais do RJ e da BA, e as mobilizações que aconteceram em SC, RS, PR e BH e também no DF indicam que a mobilização vai aumentar na semana que vem.




Salvador (BA)



Rio de Janeiro (Andaraí)



OLT Serpro/DF e FNI


Curitiba (PR)



Brasília (DF)



Porto Alegre (RS)



PSEs Porto Alegre (RS)



Nos dias 26 e 27 de Agosto, próximas quarta e quinta-feiras, tem mais jornada única de 5 horas, conforme foi deliberado no RJ, SC, BA e RS. Esperamos que outros estados também entrem nesse calendário.



Haverá transmissão das mesas do Serpro

Consta na pauta dos sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras a proposta de transmissão das mesas de negociação e, apesar de não constar na ata de negociação, o tema foi colocado para o Serpro. Na conversa com o diretor Antonio João, por solicitação da representação dos trabalhadores, foi acertado que as próximas mesas poderão ter transmissão ao vivo.



Garantimos a presença dos sindicatos de SC e RS nas mesas de negociação

Apesar de todas as tentativas da Fenadados de dificultar a entrada dos sindicatos que garantiram, por liminar, o direito a participar das mesas, com muita persistência conseguimos finalmente que a decisão judicial e a vontade dos trabalhadores de todo o país fosse respeitada. Mas é importante relatar que vários registros feitos pela representação desses sindicatos não puderam constar nas atas de negociação dos dias 19 e 20 de Agosto por imposição da Fenadados e da empresa. 



OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário